terça-feira, 7 de agosto de 2012
Sgt Evando diretor da EFA
O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais prestigiada do mundo devido sua função precípua que é de salvar vidas, tornou-se ao longo do século um das mais respeitada no quesito preferência, qualidade dentre outros.
Turma do Bombeiro Civil


No Brasil a instituição tornou-se militar pela Constituição Federal de 1988. Algumas Corporações espalhadas pelo país estão ligadas a Polícia Militar, porém a grande maioria dos bombeiros hoje é independente e caminham com os seus próprios pés.
EFA em Forma
No Maranhão o cordão umbilical fora cortado a pouco mais de duas décadas, todavia com o desmembramento dos Bombeiros da Polícia Militar do Maranhão, algumas querelas permaneceram principalmente no que tange ao efetivo.
O Corpo de Bombeiros do Maranhão tem um efetivo em média de mais de mil homens, contudo a demanda é exorbitante e esse quantitativo de militares não supri as necessidades.
Mulheres do EFA
Cidades como São Luís, Imperatriz, Caxias, Balsas e Estreito são agraciados pela presença dos militares. Contudo a situação é extremamente gravíssima.
A cidade de Imperatriz retrata bem essa realidade, o 3º Grupamento de Incêndio (GI) está hoje com um efetivo totalmente fora da realidade e dos padrões internacionais. Com um efetivo abaixo de 100 militares e com pouca infraestrutura os guerreiros do 3 GI fazem milagres, e vejam que é milagres de verdade.
Parece que o 3GI é o filho pródigo dos Bombeiros do Estado, é um dos grupamentos mais esquecidos do Estado, a necessidade de tudo. A cidade de Imperatriz uma das maiores do Estado perdendo somente para a Capital, também apresenta em termos do Corpo de Bombeiros um déficit muito grande em relação a São Luís.
A cidade cresce em PG(Progressões Geométricas) enquanto os bombeiros na cidade descresse em PA(progressões aritméticas). Vejam bem, se hoje acontecer um incêndio de alta proporções em edifícios acima de 3 andares podem encomendar a alma para o papai do céu, porque todas as pessoas irão perecer, porque o 3GI não dispõem de uma escada Magirus que possa salvar a vida das pessoas. Infelizmente isso é uma realidade dura e crua.
Outra situação é a cidade de Açailândia, que já se tornou uma zona industrial, não sei por que cargas d’água não há um grupamento de incêndio no município. O mais próximo fica a 70 KM de Imperatriz, caso ocorra um incêndio em alta proporções até os militares chegarem no município todo mundo já virou pó.
As desculpas sempre são as mesmas, não tem efetivo, não tem viaturas, não tem isso nem aquilo, não culpamos o Comandante do 3º GI, porque este comandante está entre um dos mais respeitados oficiais dos bombeiros do Maranhão, não foi atoa que o mesmo ganhou a preferencia dos militares para comandar a Corporação em uma enquete feita por este blog, O tenente Coronel Sarayva é um dos poucos oficias que detém uma unanimidade em uma unidade militar, porém o comandante pouco pode fazer, porque depende de ações e recursos da capital.
Alguns militares do 3º GI nos confidenciaram que recentemente o Comandante Geral dos Bombeiros, o Cel. Marcos, visitou a cidade e é muito comum um Comandante Geral ir primeiro em sua unidade, porém em se tratando do Comandante dos Bombeiros tudo pode acontecer, simplesmente o oficial nem encostou na unidade, apenas pediu para levarem uma nota de gasolina para o mesmo, vejam o respeito que este comandante tem pelos militares de Imperatriz, não teve pelo menos a dignidade de cumprimentar os seus comandados, isso é lamentável , a postura deste oficial que ao contrario do TC Sarayva tem uma total rejeição pelos militares, isso é fato.
É mais vamos continuar porque as mazelas desse oficial mancham a Corporação, se fossemos  falar muitas seriam as paginas.
Como não tem efetivo e tão cedo suprirá a necessidade do Estado, está nascendo uma solução viável para se resolver essa problemática.
O Bombeiro Civil será a solução para resolver essa lacuna deixada pelo poder publico.
Visitamos uma das Escolas que desenvolvem curso de Bombeiros Civis. A EFA TREINAMENTO e CONSULTORIA, comandada pelo 1º SGT EVANDO dos Bombeiros de Imperatriz, a EFA Treinamento promove curso de formação e aperfeiçoamento de bombeiro civil. O Curso tem uma duração de 3 meses com uma carga horaria de 240 h/aula com a função de prevenção e combate a incêndio em Industrias, prédios, hospitais e escolas.
O curso tem uma ementa com as seguintes disciplinas: Salvamento em Altura, combate a incêndio, primeiros socorros, segurança em elevadores, espaço confinados, eletricidade, produtos perigosos e análise de risco.
O curso de Bombeiro Civil também é uma oportunidade de empregos para os cidadãos, o diretor da EFA Treinamento, nos falou que a carência é muito grande desses profissionais, e é uma boa oportunidade de empregos porque somente dessa forma e com uma qualificação técnicas é que os alunos do EFA Treinamento estarão preparados para as portas de empregos que nascerá em um futuro próximo, disse o Sargento Evando.
Aluno Crispim Malhus
O aluno Crispim Malthus, que já foi militar no Rio de Janeiros, tem o curso da SAMU, enfermagem de trabalho, MOP e SBV, nos falou que o curso do EFA Treinamento é uma das melhores oportunidades de empregos. Com uma turma de 120 alunos o Sgt Evando diz que seu objetivo é disseminar a idéia e abrir novas turmas em todo o Estado.
O bombeiro civil já é uma realidade em todo o Brasil, esperamos que essa ideia seja absorvida pelo poder publico estadual e municipal.
CB Ebnilson
 

8 comentários:

  1. cb coloque o limite quantitativo dos sd,s. obrigado

    ResponderExcluir
  2. AONDE ESTÁ A UNIÃO.

    EU SOU PRAÇA MAIS NÃO ESTOU AQUI PARA CONDENAR OU INOCENTA O CAP FÁBIO; MAIS NO MEU VER AINDA NÃO VI NADA DE PÚBLICO DE SUA DEFESA, E GOSTARIA DE VER ALGUM OFICIAL DEFENDÊ-LO; ATÉ Q SE PROVE AO CONTRÁRIO O CAP É INOCENTE. NO MEU VER A DESUNIÃO NO MEIO DE OFICIAIS ESTÁ PIOR Q EU PENSAVA. CADA UM TORCE PARA O OUTRO SE DÁ MAU PARA PASSA NA FRENTE, QUE DEUS NOS AJUDEM.
    EU OUVI FOI DE UM QOPM CAP FALAR Q ACHOU FOI BOM, MENOS UM MAIS ANTIGO DO EU!!!!!!!!!!!

    ÊTA CLASSE DESUNIDA É DE OFICIAL.

    ResponderExcluir
  3. TODO PROFISSIONAL ALMEJA CRESCER NA CARREIRA, MENOS NA PMMA.

    OS DELEGADOS ESTÃO PERTO DE CONSEGUIREM A CARREIRA JURÍDICA.

    E NÓS PMMA???????????????WW

    ESTAMOS LOGE DO MUNDO VIVEMOS ESTAMOS EM MARTE, QUALQUER REIVINDICAÇÃO DE NÓS PRAÇAS E VISTO COMO INSORBODINAÇÃO OU SUBVERSIVO.

    NA REALIDA MILITAR DE HOJE É MUITO SUBJETIVO EM RELAÇÃO AO EXÉRCITO. QUEREM IMPOR UM SISTEMA Q OS PRAÇAS SE MATAM DE TRABALHAR ENQUANTO OFICIAL FIQUEM NO CASTELO SÓ RECEBENDO O ÔNUS O NÃO FEZ.
    PRECISAMOS DISCUTIR COM A SOCIEDADE, GOV E IMPRESA O PAPAEL DA PMMA, PQ COMO ESTÁ NÃO VAI.
    UNS SE MATAM DE TRABALHAR ENQUANTO OUTROS PRÍNCEPES NÃO PODEM SAIREM DO CASTELO.

    ResponderExcluir
  4. TODO PROFISSIONAL ALMEJA CRESCER NA CARREIRA, MENOS NA PMMA.

    OS DELEGADOS ESTÃO PERTO DE CONSEGUIREM A CARREIRA JURÍDICA.

    E NÓS PMMA???????????????WW

    ESTAMOS LOGE DO MUNDO VIVEMOS ESTAMOS EM MARTE, QUALQUER REIVINDICAÇÃO DE NÓS PRAÇAS E VISTO COMO INSORBODINAÇÃO OU SUBVERSIVO.

    NA REALIDA MILITAR DE HOJE É MUITO SUBJETIVO EM RELAÇÃO AO EXÉRCITO. QUEREM IMPOR UM SISTEMA Q OS PRAÇAS SE MATAM DE TRABALHAR ENQUANTO OFICIAL FIQUEM NO CASTELO SÓ RECEBENDO O ÔNUS O NÃO FEZ.
    PRECISAMOS DISCUTIR COM A SOCIEDADE, GOV E IMPRESA O PAPAEL DA PMMA, PQ COMO ESTÁ NÃO VAI.
    UNS SE MATAM DE TRABALHAR ENQUANTO OUTROS PRÍNCEPES NÃO PODEM SAIREM DO CASTELO.

    ResponderExcluir
  5. ATÉ EM FIM ALGUÉM NOS ENXERGOU.

    A ONU SABIAMENTE PEDIU O FIM DAS PM NO BRASIL E NO MUNDO; NO MUNDO EU NÃO SEI COMO É LÁ.
    MAIS NO BRASIL É UM SISTEMA Q ENSINA TUDO DE ERRADO O Q MANDA CARTA MAGNA DA NAÇÃO; Q É CF DE 88; A PM NO BRASIL É UM TRABALHO ESCRAVO LEGALIZADO, Q OS PRAÇAS SÃO OS ESCRAVOS E O OFICIAIS SÃO OS CORONÉIS.

    HOJE QUALQUER PEQUENA CATEGORIA DE TRABALHADOR TEM UMA CARGA HORÁRIA DEFINIDA, FGTS,PL, PLANO DE CARREIRA E DIGNIDADE.

    ResponderExcluir
  6. A GLOBO IMNIMIGA DAS PMS.

    A PF E PRF ENTRARAM DE GREVE E PARALISARAM AS PRINCIPAIS BR DO BRASIL, E A GLOBO SÓ DIVULGOU COMO UM MOVIMENTO ATÍPICO.
    MAIS SE FOSSEM A PM ERA TUDO DE RUIM Q A GLOBO E DIZER PARA A SOCIEDADE.
    SERÁ PQ A GLOBO NÃO BATEU NA PF OU PRF????????????WW
    A PF DEVE TÁ SABENDO DE ALGUMA COISA????????

    ResponderExcluir
  7. NÃO SEI PQ A PM SE ACHA INDIFERENTE COM A PC DO MA, EU ACHO Q A PMMA DEVERIA PROCURA SEU LUGAR PQ NA REALIDADE QUEM É POLÍCIA É A PC DO MA.

    QUEM PODE FAZER INQUÉRITO E FLAGRANTE É A PC E NÃO A PMMA; A PM QUER SER FAXINEIRO,PEDREIRO,LAVADOR DE CARRO, BABÃO DE DEPUTADO, JARDINHEIRO,BABÃO DE OFICIAL, ELETRICISTA,MECÂNICO E ETC.............

    MAIS NA REALIDADE TUDO ISSO É DESVIO DE FUNÇÃO; E NÓS NÃO VAMOS GANHAR NADA MAIS Q UM PRAÇA COMBATENTE. NÓS PRAÇAS DE SLZ DEVERIAMOS NOS DÁ VALOR E SER PRIMEIRO POLICIAL PM; E NÃO BABÃO PARA FAZER O PÃO E O BOLO.
    EU DÚVIDO SE A PC VAI FAZER TUDO ISSO Q EU FALEI. PQ ELES SABEM SE DÁ VALOR.

    ResponderExcluir
  8. O bombeiro Civil além de ser uma parte do membro que falta p/ atender não só ao estado Maranhão mais ao Brasil como um todo onde os militares não alcança esse atendimento. E olha que baseado em dados estatísticos, dos mais de 5.000 municípios, os militares só atendem pouco mais de 600. Devemos seguir os exemplos deixados pelo velho mundo (Europa ) Ásia ( Japão ) América do norte ( EUA ) e países que deixam de lado a individualidade, e passa claramente a trabalhar com união levando sempre a conscientização do amor ao próximo. Espero que isso de fato possa ser uma realidade favorável para o Maranhão a inclusão do Bombeiro Civil juntamente com os Bombeiros Militares, onde saberemos que a sociedade maranhense em especial a minha terra Imperatriz só tem a ganhar.

    Michelangelo Abreu " Bombeiro Civil"
    Presidente da ABPCS-MA Associação dos Bombeiros Profissionais Civis do Sul do Maranhão.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos