segunda-feira, 16 de março de 2015
perfuraçãodepoços
Cel. Roberto de azul(Cmt Geral do CBMMA) e Davi Telles(pres. CAEMA)

Em continuidade à ação emergencial para a melhoria do abastecimento de água na região metropolitana de São Luís, foi assinada na manhã desta segunda-feira (9) um convênio para a perfuração de mais cinco poços que acabarão com a intermitência de distribuição de água nos bairros da Cohab e Cohatrac. A ordem de serviço é fruto da parceria entre Caema, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que, em conjunto, iniciam as perfurações em 120 dias, ampliando assim, o sistema Paciência I e II.

Além de abastecer a Cohab e Cohatrac, o sistema vai gerar reserva para atender as necessidades de mais cinco bairros: Anil, Aurora, Outeiro da Cruz, Forquilha e Araçagi, contemplando cerca de 230 mil pessoas.

Para o diretor-presidente da Caema, David Telles, o serviço além colocar fim à intermitência de distribuição, oferece melhor qualidade de vida aos ludovicenses, que há anos sofrem com o abastecimento irregular. “A perfuração dos poços é o primeiro passo para acabar de vez com a falta d’água nos bairros e melhorar a vida das pessoas, em total acordo com as determinações do governador Flávio Dino. A ampliação do sistema Paciência vai abastecer ¼ da população da região metropolitana. Esta ação não se concretiza sozinha. Conto com o apoio total do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil”, explicou Telles.

FranciscoCampos

O coronel Célio Roberto, do Corpo de Bombeiros, ressaltou que a perfuração dos poços torna realidade o sonho de milhares de moradores que esperavam por esta obra. “O governador Flávio Dino colocou como prioridade resolver o problema do abastecimento na capital, e o Corpo de Bombeiros, prontamente, atendeu a demanda e no que for preciso auxiliará a Caema para transformar a vida das pessoas”, frisou o coronel Roberto.

O tenente-coronel da Defesa Civil, Isac Matos, ratificou a importância da assinatura do convênio entre os órgãos que beneficiará sete bairros. “É inadmissível a população da capital ainda sofrer com falta d’água. Estamos aqui para mudar este cenário e regularizar a distribuição de água em bairros tão populosos e importantes para a economia, como Cohab e Cohatrac”, afirmou o tenente-coronel.

O Diretor de Obras e Projetos da Caema, José Luiz, garantiu a fiscalização técnica da obra no sistema Paciência. “Toda a equipe de engenharia está envolvida no processo. A perfuração ocorrerá de forma segura com o acompanhamento de engenheiros e técnicos”.

Sobre os poços

As obras para a perfuração dos poços tubulares, que terão uma profundidade média de 150m³/h (metros cúbicos por hora), ampliam a rede de distribuição de água já existente nos bairros (Sistema Paciência I e II).

A perfuração utiliza recursos provenientes do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Estado de Defesa Civil.
Novos poços para região central

Na região central de São Luís, a Caema já iniciou a perfuração de seis poços artesianos para reforçar o abastecimento de água. No Bairro de Fátima, que terá um poço com vazão de 20m³/h (metros cúbicos por hora), a obra está em andamento na praça ao lado da Igreja Matriz. Davi Telles explicou que a perfuração dos poços foi a melhor solução para regularizar o abastecimento em áreas do sistema Sacavém/Batatã, em São Luís.

Além do Bairro de Fátima e Parque do Bom Menino, o projeto contempla mais quatro poços: no Monte Castelo, ao lado da Igreja e Santuário de Nossa Senhora da Conceição; outro no Centro, na Praça da Misericórdia; um na Vila Passos, na Praça Catulo da Paixão Cearense; e mais um no Outeiro da Cruz, na área do reservatório da Caema.

“O Sistema do Sacavém está em uma situação crítica, operando em baixa, e o governador determinou que procurássemos uma saída rápida e de curtíssimo prazo, então a solução que encontramos, neste momento, foi a perfuração na área central de seis poços de grande vazão. A previsão é que todos esses poços fiquem prontos até junho de 2015, porém, com a conclusão dos dois primeiros já teremos os resultados iniciais”, disse Telles.

0 comentários:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos