sábado, 21 de março de 2015

CPTUR IND
 A CPTUR Ind(Companhia Independente da PMMA) completou exatamente 80 dias sem homicídio na área do Centro Histórico de São Luís. O blog foi apurar o porquê da diminuição dos índices de violência e da taxa zero de homicídio no Centro Histórico.



A Companhia de Turismo, fica localizada na Rua da Palma, no Centro Histórico de São Luís. Sua história remonta desde os idos de 2003, ela foi criada através do decreto nº 19.498, do dia 08 de abril do mesmo ano. A Cia é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo nas áreas do Centro Histórico, Lagoa da Jansen e da Litorânea.


Desde o final do ano de 2014, numa tentativa de combater os altos índices de criminalidade em torno do Centro Histórico, a CPTUR tem desenvolvido diversas operações na região para coibir a violência e a criminalidade. O blog por diversas vezes publicou Operações da Companhia e os resultados foram satisfatórios. Segundo o Comandante, Major Roberto, diminuiu em 80% os índices de violência desde o início do ano. 


Vários pontos propícios a criminalidade foi reprimida pela força do Estado. Falamos em algumas matérias que o grande problema da região em epigrafe, são os traficantes, viciados, mendigos e vadios que atuam na área. O caso já tinha virado um problema de saúde pública, reiteramos por inúmeras vezes aqui.  


Vale ressaltar, que uma força tarefa e a integração de órgãos oficias como: Ministério Público, Prefeitura de São Luís, SMTT, SEMA, Guarda Municipal de São Luís, Blitz Urbana e CPTUR foram fundamentais para o baixo índice de ocorrência na região. 

Balanços dos últimos 80 dias


- 13 velhos casarões que estavam abandonados foram totalmente fechados, diminuindo dessa forma os índices de furtos e roubos na área;

- Estabelecimentos e bares foram fechados por conter um alto índices de criminalidades: Inferninho e Bar Oscar Frota, conhecido como xirizal; 


Comerciante fez frase de afronta a PM(antes)
Hoje a frase e o bar foram demolidos pelo poder público (depois) 


- Registrou-se 31 furtos entre os meses de fevereiro e março, sendo que no último dois(2) flagrantes foram realizados;

- 90% das ocorrências em torno do Centro Histórico se caracterizam por apreensões de armas brancas. De janeiro para cá, já foram aprendidas 276 armas brancas. A grande maioria estão nas mãos dos viciados que povoam a área .


Alguns locais foram demolidos por torna-se covil de marginais e viciados que aterrorizavam os turistas e transeuntes na área do Centro Histórico. 

As operações desencadeadas pela CPTUR foram: 


Operação Turista Seguro: Visa a proteção dos turistas estrangeiros dos transatlânticos e em grandes fluxos de pessoas de fora do Estado;

Operação Praia Segura: Responsável pelo policiamento na orla das Praias da Litorânea e Ponta da Areia. 

Operação Saturação: Desencadeada todas as sextas feiras devido o grande contingente de pessoas que visitam o Centro Histórico.


 A CPTUR por dentro

A Companhia de turismo graça aos esforços de todos os policias militares que fazem parte dessa grande família, tem desenvolvido ações de combate e prevenção a criminalidade. Hoje há uma politica de valorização do policial da Companhia. O atual Comando, Major Roberto, vem buscando o bem estar dos policiais e trazendo condições dignas de trabalho aos integrantes da CPTUR. 


A Companhia está com suas instalações reformada e com um ótimo ambiente de trabalho como: Alojamentos com ar condicionados, colchões e armários novos e amplas salas, onde os militares desenvolve suas atividades.


O Comandante informou que em breve estará inaugurando a 1º Base Comunitária de caráter mista que comportará policiais militares e guarda municipais. O local ficará na Praça Nauro Machado no Reviver.


Atualmente a CPTUR tem disponível no Centro Histórico viaturas e motos que dão o suporte as operações desenvolvidas no policiamento ostensivo.


A Companhia recentemente criou o GTTUR(Grupo Tático de Turismo), que é composto pelos policias em motocicleta, os militares terão treinamentos no CHOQUE da PMMA para o aprimoramento e técnicas policiais. 


O Comando da Companhia tem disponibilizado diversos cursos de línguas estrangeira como: Inglês, espanhol e francês para os policiais militares da região metropolitana. 


Além de tudo isso, a CPTUR tem disponível o Memorial da PMMA que em breve será reinaugurado.

Liga para CPTUR pelos seguintes telefones:

Base da Lagoa da Jansen: (98) 991378632;

Lagoa 1: (98) 988830650;

Lagoa 2: (98) 988830651;

Litorânea:(98) 988760170;

Base Espigão: (98) 988760167;

CPU(fiscal de dia): (98) 988830620;

Reviver 1: (98) 988830660;

Reviver 2: (98) 988760171;

GTTUR(moto): (98) 988027756





0 comentários:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos