segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Cb Campos

Do Blog do Luiz Cardoso

Com a eleição do Cabo Campos para deputado estadual, a Polícia Militar do Maranhão passa a ter um legítimo representante da tropa no parlamento maranhense.

Campos atuou em todos os movimentos grevistas da PM e sempre se posicionou em favor das causas justas do meio militar. Chegou, inclusive, a ser preso.

Ele esteve reunido com os colegas de farda e ouviu deles como reivindicação que interceda junto ao governador eleito Flávio Dino para que o próximo comandante gera da PM seja escolhido pelo voto dos militares, a exemplo das eleições feitas para reitor das universidades públicas.

Não há nenhum amparo legal na escolha do comandante pelo voto, mas também não existem regras que impeçam o processo eletivo. Tudo vai depender da boa vontade do governador. O nome hoje mais cotado para comandar a PM é o do coronel Heron.

Ao deputado eleito foi apresentada a reformulação da carreira militar, inclusive com o código de ética. Assim também como o escalonamento que reflita na remuneração. Sobre as promoções nada foi falado.

Opinião do blog

Sobre a eleição do Comandante Geral da PMM e CBMMA, dependerá de uma alteração nos dispositivos do Estatuto da Polícia Militar. Atualmente os cargos são escolhidos pelo governador. 

Para que a tropa possa escolher os novos comandantes dependerá de uma Lei que altere os dispositivos legais, contudo nada impede que o governo consulte a tropa para a escolha de seus comandantes. Isso já seria uma grande mudança. 

Sobre quem poderá ser o novo Comandante da PMMA, nos bastidores comenta-se o nome do Cel. Sá, mais até agora são somente especulações.



14 comentários:

  1. Vejamos o que diz a Lei (Estatuto dos Policiais Militares da PMMA) em seu art. 31:

    "Art. 31 - O Comandante-Geral da Polícia Militar será nomeado pelo Governador do Estado, escolhido dentre Oficiais da ativa do último posto do Quadro de Combatentes, obedecido também o que estabelece a legislação a legislação federal em vigor."

    Como vemos acima, a nomeação cabe ao Governador do Estado. Quanto a escolha não ficou bem claro que a faz, portanto há como se interpreta que seria pela tropa.

    Quanto a nomes, como o art. 31 explicita, somente Coronel, que é o último posto da Corporação, poderá assumi, portanto Ten Cel PM não poderá assumi o cargo de Cmt Geral da PMMA.

    ResponderExcluir
  2. Tô gostando de ver Cabo Campos, só espero que o nosso futuro Gov. esteja pronto pra promover mudanças no maranhão e essa é uma das entre outras (Escala de serviço: 24 por 72 idêntica as outras policias) que não precisará de orçamento, e digo mais, entre os seus maiores aliados tem gente que fez isso, deixando que os professores escolhessem quem iria ser o secretário de educação de Caxias, e como não tem melhor que os policiais militares em especial os praças pra saber quem é a melhor pessoa pra desempenhar esse papel, ganhará o Estado do Maranhão, O governo, inovando pra todo pais, dando um choque na segurança publica. Os policiais que com certeza escolherão quem for preparado, tiver as melhores propostas por sinal inovadoras respeito pelo cidadão que faz a segurança publica, moralizando e incentivando as promoções e não a vergonhosa rasteira com panelinha, apadrinhamento politico, serviçal com o policial que se submete a lavar até cachorro, balançar rede, pra no final de mandato ser apresentado como promovido por merecimento. Coisa tipica de alguns conhecidos.

    ResponderExcluir
  3. Duvido que o nome do Ten Cel Heron seja aclamado pelos Oficiais, ainda menos pela tropa. Um comandante que seja vontade da maioria seria uma avanço histórico e LEGITIMARIA o comando da Instituição.

    ResponderExcluir
  4. Eu já q esse campos vai ser um péssimo representante nosso. Já começou com suas mentiras dizendo que o O nome hoje mais cotado para comandar a PM é o do coronel Heron, tudo mentira, hoje nem o irmão do coronel Heron q é um sargento vota nele, é só pegar qual foi a votação de Heron. Hoje na PM ninguem gosta de Heron eu desafio Campos para irmos juntos nos quarteis para fazer uma pesquisa se o nome de heron é omais cotado. Fala sério Deputado de 4 mandato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma coisa é ser o mais cotado para o cargo de cmt geral pela escolha unilateral do governo, outra coisa é a proposta para que seja possível que o cmt geral seja escolhido democraticamente pela tropa. Sugiro ao amigo que releia atentamente o texto antes de criticar gratuitamente o Cb Campos, que no mínimo da somatória, serviu de mártir por 2 vezes ao lutar por nossa dignidade.

      Excluir
    2. Uma coisa é ser o mais cotado para o cargo de cmt geral pela escolha unilateral do governo, outra coisa é a proposta para que seja possível que o cmt geral seja escolhido democraticamente pela tropa. Sugiro ao amigo que releia atentamente o texto antes de criticar gratuitamente o Cb Campos, que no mínimo da somatória, serviu de mártir por 2 vezes ao lutar por nossa dignidade.

      Excluir
  5. Você torna esse espaço suspeito e digno de deboche. SE ter um BLOG é publicar os comentários que |VC ACHA CONVENIENTE, isso descaracteriza a boa discussão. E digo outra vez, HERON não é um nome de consenso e nem de preferência de oficiais ou praças! Publica isso!

    ResponderExcluir
  6. Ta louco? coronel heron ? vamos retroagir? voltar a idade média?

    ResponderExcluir
  7. Senhores, o cmdo da pmma é um cargo politico, ou seja, so chega la o cel que fizer parte do grupo que esteja no poder, mesmo sendo um tirano.
    Brunno/01

    ResponderExcluir
  8. 02 Nomes Bons Cel Zanoni e Cel Sá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que tenho acompanhado, sao os dois mais experientes para assumir tal cargo.

      Excluir
  9. TUDO EM VÃO. PRA COMANDAR A NOSSA BRIOSA PMMA SÓ E SOMENTE CORONEL DO EXERCITO, POR TEREM MORAL DIANTE DE QUALQUER GOVERNO. O CABO CAMPOS ESTAR FORÇANDO A BARRA ANTES DO FLÁVIO ASSUMIR. APOSTO QUE A PARTIR DE JANEIRO OU FEVEREIRO ELE RECEBERÁ PRÊMIOS E MAIS PRÊMIOS DE CALA A BOCA. E, AI COMPANHEIROS ONDE VEREMOS O CABO CAMPOS QUE, NÃO TEM NADA DE OTÁRIO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  10. NO TEXTO O DONO DO BLOG NÃO DIZ QUE É O CB CAMPOS QUE DIZ/AFIRMA QUE O CEL HERON É O MAIS COTADO OU DE SUA PREFERÊNCIA. TAMBÉM, DIZ O TEXTO QUE OS LÍDERES DAS ASSOCIAÇÕES QUEREM, IMEDIATAMENTE, ELEIÇÕES PARA CMT GERAL. ACHO QUE NOS, MEMBROS DA CORPARAÇÃO, DEVEMOS ACOMPANHAR, COBRAR E PRINCIPALMENTE PROOCURAR AJUDAR A CB CAMPOS P CONSEGUIRMOS MELHORIAS. VAMOS DEIXAR DE CRITICAR O QUE NÃO SABEMOS, O GOVERNO AINDA NÃO COMEÇOU E JÁ TEM GENTE TORCENDO CONTRA. PRECISAMOS LEMBRAR QUE NINGUÉM, NA ASSEMBLEIA, NOS REPRESENTA.

    ResponderExcluir
  11. Tem colegas pensando alto,vocês acham que o governador vai aceitar que a tropa, escolha o seu (CMT) 1º,E, lei, O "Art. 31 - O Comandante-Geral da Polícia Militar será nomeado pelo Governador do Estado, escolhido dentre Oficiais da ativa do último posto do Quadro de Combatentes, obedecido também o que estabelece a legislação a legislação federal em vigor."Vocês acham que o governador vai deixar de cumprir a lei."morro e não vejo tudo "

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos