segunda-feira, 6 de outubro de 2014
 Do Blog Lígia Teixeira

Flávio Dino em discurso na Praça Maria Aragão: "Está proclamada a república no Maranhão"
Flávio Dino em discurso ontem na Praça Maria Aragão: “Está proclamada a República no Maranhão”

Ontem, durante a entrevista coletiva que Flávio Dino concedeu, logo após a proclamação do resultado oficial indicando sua consagradora vitória para o governo Estadual, a primeira emoção veio ao lembrar das pessoas que ele encontrou ao longo da campanha.

Com voz embargada e lágrimas, Flávio Dino disse que viu nas centenas de pessoas que cumprimentou um povo  simples e humilde, normalmente sem voz e sem vez: “Vi pessoas que não tinham dentes”.

O próximo governador do Maranhão deixou claro que fará um governo para os pobres. Anunciou  um pacote especial de realizações  para as cidades com os menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano). “Quando eu terminar o governo não vai haver nenhuma cidade do Maranhão nesse ranking vexatório”, afirmou

Flávio Dino anunciou também que “vai romper com o patrimonialismo, combater a corrupção, tirar o Maranhão das páginas policiais e melhorar os indicadores sociais”.

As palavras podem soar genericamente na cabeça de quem lê este texto, mas na prática, elas são um recado para todos aqueles que enriquecem às custas da máquina estatal, realidade que se reproduz no Maranhão desde que o Estado aderiu ao Império, com a formação de grupos oligárquicos que se revezaram no poder durante quase dois séculos.

Para fazer um governo para os pobres, algumas coisas terão que mudar:

Centenas de privilegiados com o atual modelo político do Maranhão terão que perder muitos dos seus  privilégios para que milhões encontrem a dignidade.

Políticos que gastaram fortunas para se elegerem, não poderão se apropriar de recursos destinados aos convênios com municípios,  para tirar o prejuízo financeiro da eleição. O Estado zelará pela transparência e eficácia na destinação dos recursos públicos, segundo Flávio Dino.

Dondocas com altos cargos fantasmas no governo, acostumadas a desfilar com seus cachorros na Península da Ponta D’Areia, terão que efetivamente tirar o suor do rosto para manterem seus padrões de vida.

Empresários corruptos,  acostumados a superfaturar obras para se locupletarem às custas de dinheiro público, terão que arranjar outra ocupação.

Agentes políticos que se apoderaram da máquina apenas para enriquecer a si e suas famílias, terão que se entender com a justiça.

Quando diz que a sua eleição significa a Proclamação da República no Maranhão,  Flávio Dino quer dizer que as ações do governo serão voltadas para a promoção democrática dos direitos e isso significa varrer dos quadros estatais a presença deletéria dos que se adonaram do tesouro estadual.

Será uma dura batalha, ninguém quer perder privilégios e no nosso Maranhão, infelizmente, ainda vigora a mentalidade de que o Estado tem  que alimentar o luxo de certas castas, como na época do Império.

Essas pessoas são poderosas porque tem dinheiro e influência, elas  tentarão de tudo para resistir,  para não perder as  suas “boquinhas”.

Estarei aqui para denunciá-las.

Bem vindos à República.

2 comentários:

  1. NÃO PODEMOS MAS FAZER ACORDO PÍFIO!!! COM O GOV DO MA...

    ACORDO IGUAL AO DE 2011, Q O SD GANHOU 100 REAIS E O CEL 1. 000 REAIS, FOI QUASE IGUAL PARA NÃO DIZER IMORAL... NÃO PODEMOS MAS ACEITA ESCALA DE 50 POR 10 OU 25 POR 05, POR PURA CONVENIÊNCIA DO CMT DA UNIDADE, SERÁ PQ???? SE NÃO TEM EFETIVO É PROBLEMA DO ESTADO, NÃO DA PMMA ....

    NÃO PODEMOS MAS ACEITAR O PM PRAÇA PASSAR 24 ANOS NA PMMA COMO SD OU CB, ENQUANTO O OFICIAL COM 10 ANOS DE PMMA JÁ É CAP OU MAJ, IMAGINA O OFICIAL Q TRABALHAR NO INTERIOR Q É REI....

    TEM MUITA COISA ERRADA!!!



    ResponderExcluir
  2. Apostar na mudança foi o primeiro passo. Nos resta agora esperar que se ponha em prática as soluções pregadas nos discursos. Pelo menos ja se tem o que comemorar: hoje temos mais esperança do que medo.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos