quinta-feira, 23 de outubro de 2014


 


Outro ministério também que está bem guardado é o nome de quem será o novo Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão. As especulações e as apostas em torno no pretenso chefe da Força Militar estadual tem agitado a caserna e feito alguns prognósticos nos bastidores no mundo militar.

Alguns nomes são ventilados como futuros comandantes. Nos corredores do QCG(Quartel do Comando Geral) a rádio pião tem funcionado muito bem nesse sentido.

Vamos analisar alguns nomes que estão entre os mais cotados e preferidos pelos militares. Temos pelo menos 5 nomes de coronéis da PM que tem sido ventilado nos bastidores da caserna como os principais pretendentes ao Comando Geral da briosa Policia Militar.

Entre os coronéis mais badalados estão: Os Coronéis, Sá, Alves, Pereira, Jeferson e Flávio. Faremos uma pequena analise dos perfis dos oficias e aspirantes a Comando Geral da PM.

Coronel Sá
Coronel Sá

O Coronel Sá. Um dos nomes mais cotados e fortes para assumir o Comando da PMMA. Ele foi Comandante do 8º BPM(S.Luís), na época da greve em 2011deixou os seus comandados a vontade e ganhou o respeito e admiração dos policias militares da capital. Comandou o Choque, tropa especial da PM e por lá fez boas amizades e mais uma vez demonstrou comando e simpatia dos seus subordinados. Com uma carreira meteórica ascendeu no último posto da Corporação e atualmente Comanda o CPAM 2 na região metropolitana. O oficial desenvolveu um exímio trabalho por onde passou, ganhou a confiança da tropa, tem sido um dos nomes mais preferidos pelos militares da capital, pela sua postura e aproximação com a tropa. O cel. Sá, é um oficial de linha dura para bandidos e tem nas suas posições demonstrado um perfil de tropa e de posição. É um dos grandes defensores dos interesses da PM, para quem o conhece sabe que ele não tem papa na língua. Sua ideias são ditas independe de qualquer coisa.

Coronel Alves
Coronel Alves

O coronel Alves outro nome fortíssimo que tem sido cogitado nos corredores. Oficial de carreira, comandou o 1º BPM(S.Luís), 3º BPM(Imperatriz), 4º BPM(Balsas), após comandar Balsas foi convidado a assumir a Inteligência da PM. Depois assumiu o CPM(Comando de Policiamento Metropolitano) cargo ocupado atualmente. Foi promovido ao posto de coronel PM na última promoção. O oficial é um homem de linha dura para marginalidade. Sereno e de poucas palavras tem demonstrado sua competência e dedicação na Corporação. É um militar  acima de qualquer suspeita e tem lutado pela recuperação e estrutura da Corporação.

Coronel Pereira
Coronel Pereira

Coronel Pereira. Um dos oficias da PMMA de alma operacional. O oficial é oriundo do Exército é um dos poucos oficiais da PMMA que goza de alguns curso na área operacional. No seu currículo, tem o Curso de  Guerra na Selva(CIGS) um dos curso do exército brasileiro mais operacional do mundo, o BOPE em Brasília e diversos outros curso de operações especial. Comandou o Batalhão de Choque, o 9º BPM e atualmente é Comandante das Companhias especiais da PM. O oficial talvez seja um dos militares mais operacionais da Corporação, o seu currículo tem demonstrado sua qualificação. Por onde passou demonstrou liderança e respeito perante a tropa. Foi promovido ao posto de coronel PM este ano.

Coronel Jeferson
Coronel Jeferson

Coronel Jeferson. Ex-Comandante do CPM. Ganhou notoriedade na imprensa local pelas suas posturas e entrevista quase que diária. Oficial de bom transito entre os militares, ocupa atualmente o cargo de chefe militar no gabinete do Tribunal de Justiça (TJ-MA). Sua força está justamente no TJ que contará com a influencia e prestígio que adquiriu ao longo dos anos na Corporação.

Coronel Flávio
Coronel Flávio

Coronel Flávio. Ex-Comandante do CPM e da DE(Diretoria de Ensino da PM). Na época do CPM se indispões com o Comandante e acabou saindo do posto, voltou novamente e assumiu a DE. O oficial atualmente ocupa o posto de chefe do gabinete Militar na Assembléia Legislativa. Tem uma aproximação muito grande com os parlamentares do primeiro escalão do governo eleito Flávio Dino. A sua vantagem está nesses contatos políticos que o parlamento lhe proporcionou. 

Como todos puderam observar colocamos algumas características dos possíveis nomes ao Cargo de Comandante Geral da PM. Acredito que um desses nomes poderá assumir a Corporação em janeiro do próximo ano.

Agora é só aguardar.

16 comentários:

  1. esse caras se transformam quando no poder

    ResponderExcluir
  2. Já estou no final da carreira, mas, independentemente de quem seja o escolhido, que, seja comprometido com a tropa e com a restruturação da nossa BRIOSA. Pessoalmente, não tenho nada contra os CORONÉIS Flavio e Jeferson, até mesmo, por não ter sido comandados por eles e não conhecer seus perfis, já os Coronéis SÁ e ALVES, são oficiais Jovens, comprometidos com a PM e a Tropa, dedicados e serenos, será uma boa escolha, fico na torcido por um dos dois, mas,. se o escolhido for qualquer outro, desejamos muito sucesso e sorte no Comando de minha Briosa Policia Militar e que, Deus os proteja.

    ResponderExcluir
  3. EBNILSON ME INFORME SOB O TEN CEL PEDRO RIBEIRO SE JÁ FECHOU CEL; POS ESSE OFICIAL QUANDO AQUI NO 3BPM PASSOU FEZ UM BOM COMANDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O TC Pedro Ribeiro ainda não foi promovido, atualmente e CMT do 8º bpm

      Excluir
  4. sem sobra de duvidas que o cel. Sá e o melhor pra tropa, os militares devem ser respeitados primeiramente como seres humanos, e não como escravos do estado, terem melhores condições de trabalho e dignidade humana.

    ResponderExcluir
  5. Caro ebnilson, você esqueceu de citar o nobre cel. Ismael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo citei os nomes que estão sendo mais badalados atualmente pelos militares.

      Excluir
  6. si dependece de mim o comando geral era feito por civil pq ai quem sabe acabaria essa sacanagem de recruta passar na frente de antigo na hora das promocoes. PQ sempre tem essa sacanagem desses oficiais q nao fazam nada ai fica nos gabinetes sacaniando com quem ta na rua combatendo os marginais. Eles inventam um tal de merecimento para os peixes q ficam babando o saco deles e q tambem nao fazam nada e c colocarem esses pra nada na rua seria uma negacao no servico da PM.




    ResponderExcluir
  7. Ouvi como proposta do então candidato Dr. Flávio Dino. " lista tríplice de coronéis, como nas reitorias, baseada na tropa e a partir de então, o novo comandante geral sairá dela".
    Tomara que não fique apenas na proposta.
    E nada contra os coronéis que vc apresentou, mas isso já não soa muito bem.
    Então fomentar e cobrar a promessa de campanha já seria uma real mudança.

    ResponderExcluir
  8. Caro Ebnilson não temos motivos nenhum para sugerir nenhum desses nomes, como disse um companheiro que "eles se transformam quando estão no poder" na ânsia de permanecer, acabam favorecendo grupinhos, como está acontecendo agora pelas eleições, onde só os peixes que não saem do quartel a não ser para viagens, onde eles tem o privilegio de serem informados se vai ou não sair diárias, agora no segundo turno, a posição de certos comandantes que sabem da luta de todos os PMs e suas dificuldades, beneficiando peixes com duas vezes seguidas de grande quantidade de diárias. E pelas ações que conhecemos os que nos rodeiam, me enoja ver a postura em relação a esse fato de alguns comandantes de não terem o minimo de consideração com a tropa, por isso espero que Flavio Dino, realmente dê um choque de gestão e nos conceda a escolha do comandante geral por nos que conhecemos, que seja feito:

    - Pelas propostas de cada um em melhorar o serviço policial;

    - Pelo currículo durante administração de batalhões;

    E não coloque um cidadão que não saiba de quase nada, como vinha acontecendo, pois já é hora chega de apadrinhamento, o a PMMA do Maranhão, estaria dando exemplo para outros estados.

    ResponderExcluir
  9. Meu Peixe O comandante pra mim será o Cel Alves , pois, amigo do companheiro Rochinha de Balsas irmao do senador Roberto Rocha . Cel. Sá não tem chance alguma pois é Ligado ao Grupo perdedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim!!
      Como comandante deixou muuuito a desejar quando esteve e Balsas! Não PULSO FIRME!!! Esperavamos mais..

      Excluir
  10. Ronaldo o coronel Sá, sem duvida e o melhor nome e essa de ele ser grupo A ou B, se você observar todos tem algum tipo de ligação com algum politico de algum grupo, se não vejamos os citados: Cel Alves sua promoção a coronel foi bancada pelo então secretario aluisio mendes que queria transforma-lo em CMT GERAL, Cel Pereira também teve sua promoção bancada pelo Aluisio Mendes, Cel Flavio ligado a Ricardo Murad e teve sua promoção bancada em 2009 por Ricardo, Jeferson Teles tem ligações estreitas com a família Fiquene e Lobão, Cel Nepomuceno ligadíssimo a Familia Sarney desde de Tenente, então meu amigo não tem esta de este ou aquele ser ligado a algum grupo o que tem que ser visto pelo Futuro Secretario e o Governador e que o próximo comandante Geral deva ter o respeito da tropa ser bem quisto por esta e nesse rool apresentado acima nos temos oficial com este perfil e além disso seja consenso entre a maioria das praças e a oficialidade e neste nomes proposto existem oficiais com este perfil, então e só aguardamos para ver se esta escolha vai ser acertada e benéfica para instituição Policia Militar do Maranhão




    ResponderExcluir
  11. Ebnilson faz uma matéria sobre o Comandante de Timon, que pra querer aparecer quase causa uma tragédia, o pior que quem não tem conhecimento de causa, acha que ele é o melhor PM do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs... Vou pesquisar sobre tal..
      Curioridade !!

      Excluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos