segunda-feira, 17 de março de 2014


 A Segurança Pública e o Sistema Penitenciário são os retratos vivos do fracasso e da desmoralização do governo Roseana Sarney. Infelizmente a banalização da vida já é uma realidade com o crescimento acentuado dos assassinatos na capital e no interior, assim como as explosões de caixas eletrônicos, assaltos de todas as ordens e sequestros. Quanto a roubos e furtos a própria população já entendeu que é perca de tempo recorrer às autoridades, a não ser quando os bandidos levam os documentos das vítimas. No aspecto inerente as drogas, a cada dia que se passa o tráfico impõe as suas regras tanto na capital e no interior. O grande contraditório é que temos pessoal capacitado para o enfrentamento a violência, mas infelizmente elas não são colocadas em locais estratégicos e não lhes  são dadas as devidas e necessárias condições de trabalhos. Para que se tenha uma dimensão de que a inoperância e o descaso no Sistema de Segurança Pública, são decorrentes de gestão, conhecimento e sensibilidade, que a mudança no Comando Geral da Polícia Militar, proporcionou a instituição a ter outra postura e visão perante a sociedade. A realidade é que a PM vem lutando para recuperar o tempo perdido em que vivia reclusa e omissa, enquanto a bandidagem dominava o Estado.

       A grande iniciativa que se criou no Sistema de Segurança Pública foi a tentativa de imitar as UPPsdo Rio de Janeiro. Lá o secretário é o delegado da Policia Federal, Mariano Beltrame, conhecido internacionalmente, arrojado, competente, estudioso e conferencista e que tem o irrestrito apoio dos governos estadual e federal. As UPPsdepois de instaladas receberam importantes investimentos e politicas públicas, mas mesmo assim constantemente enfrentam problemas  com o tráfico de drogas. Aqui criaram a Unidade de Segurança Comunitária da Vila Luisão, sem politicas públicas e poucas ações clientelistas.  Ela acabou por mexer com a vaidade do secretário de segurança, que chegou ao extremo de anunciar que gestores públicos de outros estados vieram conhecer a USC do Maranhão para copiar os seus modelos. O que é mais vergonhoso é se tenta dar uma referênciaa uma unidade isolada, e que os resultados são duvidosos e se tivessem prosperados outras teriam vindo naturalmente e a violência crescente em São Luís, com certeza não teria chegado ao nível insuportável atual.

         Para que se tenha uma plena dimensão do descaso e da incompetência do Sistema de Segurança Pública é que foram instalados na Refesa , um plantão central e várias delegacias policiais algumas especializadas. Por falta de manutenção e zelo, o prédio está totalmente destruído e necessitando de reformas urgentes. Os antigos prédios das ruas 14 de julho e Herculano Parga também foram abandonados por falta de manutenção e hoje se constituem abrigos de drogados e bandidos. A Secretaria de Segurança Pública anunciou esta semana que dentro dos próximos dias o plantão central passará funcionar em um prédio localizado em frente ao Parque do Bom Menino, assim como algumas delegacias e o prédio da Refesa será fechado, até mesmo que algumas das delegacias já haviam sido transferidas para outro prédio alugado na rua Celso Magalhães.

          Hoje decidi verificar onde irá funcionar o plantão central e algumas delegacias da Secretaria de Segurança Pública. O local é onde até há pouco tempo funcionava os planos de saúdeMulticlínicas e Atemde, que fecharam as portas depois de enganar vários associados com a conivência da Agência Nacional de Saúde. Conheço o local, que inclusive está sendo maquiado com pequenos serviços para um aluguel bem atrativo, o que se constitui em falta de transparência. Se houvesse um mínimo de zelo pelos recursos públicos, o prédio nas condições em que está jamais seria alugado, mas como negócios em ano de eleição podem ser feitos para atender interesses, garanto que logo ele não estará oferecendo as mínimas condições de trabalho para as delegacias que lá serão instaladas. Se existe um responsável é o Governo do Estado.

8 comentários:

  1. Isso é a nossa realidade. Parabéns pelo blog!

    Ass.: TR

    ResponderExcluir
  2. Transparente como água de esgoto. Eu me pergunto: até quando a população vai ficar calada em meio as ironias do governo e seus secretários?
    Transparente e por que de 2010 a 2013 escondeu mais de 400 homicídios?
    Por que recebe um orçamento todos os ano para mais de 15.000 pms, quando não havia nem a metade e não investiu nos policiais?
    Por que em meio à necessidade de policiais nas ruas, vem dois secretários com "achismos", dizendo que os 1.600 pms recém formados era o efetivo necessário para conter a violência e teve um aumento de 18% no carnaval?
    Aí vem um secretário responder que lá em Brasília, junto aos colegas, fizeram um projeto que foi considerado pela ONU, como o melhor do mundo.
    Volta pra lá, pois aqui você não trabalha. Muito pelo contrário, só atrapalha.
    Enfim, já que algumas autoridades estão mesmo com raiva de mim, quero dizer que o pau que dá em Chico, dá em Francisco.

    ResponderExcluir
  3. O QUE HOUVE HJ NÃO TEM NOTICIA ALGUMA...OS BLOGS JÁ SE CALARAM....AFF....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o por problemas pessoas não foi possível atualizar ontem.

      Excluir
  4. Meu caro Ebnilson. Poderia me responder se existe alguma informação, a essa altura do campeonato, d q o Governo pretenda negociar algo com a PMMA?

    ResponderExcluir
  5. Ebnilson,
    Ver o Diario da Assembleia do dia 17 de março. A Governadora manda as mensagens nºs 013 e 014/2014, onde aumenta a contribuição do FUNBEN de 1% para 3%, além de 1% para cada dependente, devemos nos mobilizar para que não seja aprovado, pois é um absurdo, principalmente para os funcionarios do interior.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos