sábado, 1 de setembro de 2012



O fato aconteceu com o soldado Fonseca do 1º BPM na manhã de quinta-feira(30/08) às 11:00 horas. 


Dos Fatos

Segundo as informações apuradas por este blog, o militar tinha ido entregar um ofício por determinação de seu comandante no GCG(Quartel do Comando Geral) ao terminar a missão retornou para o batalhão, segundo o militar na vinda tentando escapar do engarrafamento deslocou-se pelo bairro São Francisco sentido centro, fez uma parada para comprar uma água no mercado Central e continuou seu deslocamento para o 1º BPM, nesse intervalo o comandante do Batalhão(TC Vieira), ligou para o militar perguntando onde ele estava, o mesmo respondeu que estava em deslocamento para o batalhão, perguntou ainda se ele havia parado em algum lugar, o militar disse que parou no mercado central para comprar uma água, o comandante perguntou com autorização de quem ele havia parado(...) O militar disse que recebeu a ligação para retornar ao BPM, quando o mesmo chegou já havia uma determinação para ele se apresentar no QCG novamente ao Superior de Dia, dessa vez para ficar preso. O militar nos falou que havia indagado o motivo da sua prisão, eles disseram que tinha sido por faltar com a verdade, o militar foi preso em flagrante com 3 dias de prisão.

Uma reflexão

Primeiramente é lamentável à atitude deste comandante do 1º BPM, que desde que assumiu o batalhão com sua equipe vem causando terror nos militares, por diversas vezes já fizemos matérias sobre suas arbitrariedades e abuso de poder, e nada tem sido feito em prol disso. O oficial tem de forma deliberada deflagrado  uma verdadeira caça as bruxas no batalhão, os militares não tem mais um pingo de paz na unidade, segundo os próprios militares do batalhão o que vem constantemente denunciando praticas abusivas deste comandante, que só o que ele tem feito é atazanar os militares. Segundo nos falaram os militares o seu tom é um só, o de ameaçador.  Constantemente as ameaças viraram rotina em seu comando, essas práticas são bastante comuns entre os ditadores sanguinários. O batalhão vive um terror a cada dia.

Quanto a prisão do militar é um verdadeiro abuso a dignidade da pessoa humana. O RDE(Regulamento Disciplinar do Exército) usado ainda pela PM-MA diz claramente as condições que o militar pode ser preso sem nota de punição.

RDE 

Art. 31.  O recolhimento de qualquer transgressor à prisão, sem nota de punição publicada em boletim da OM, só poderá ocorrer por ordem das autoridadlhes referidas nos incisos I e II do art. 10 deste Regulamento.
        Parágrafo único.  O disposto neste artigo não se aplica na hipótese do § 2o do art.12 deste Regulamento, ou quando houver:
        I - presunção ou indício de crime;
        II - embriaguez; e
        III - uso de drogas ilícitas.

O que consta no RDE, faltar com a verdade não é uma punição que levaria uma prisão em flagrante, o inciso I, II e III é bem categórico e diz quando o militar pode ser preso em flagrante sem nota de punição, o que não se pode aceitar é que pelo fato de o militar segundo ele ter faltado com a verdade ser motivo de leva-lo para o presídio e jogá-lo no xadrez. O lugar de presídio é para os crimes militares, o militar foi enquadrado em uma transgressão disciplinar. “não avisaram minha família e não mim deram meus direitos” disse o militar. Portanto é um abuso de poder e totalmente ilegal essa prisão. 

Esperamos que o Secretário de Segurança e o Comandante Geral da PM possam rever esse tipo de procedimento que é inaceitável num Estado Democrático de Direito, será que somos animais desprovidos de cidadania?

Esses atos arbitrários não podem mais se repetirem, afinal um comandante de Batalhão não pode se sentir que é  o suprassumo acima do bem e do mal, achando que está com todo o poder nas mãos, infelizmente ainda esses resquícios bestiais e tiranos ainda povoa a mente de alguns comandantes.

Cb Ebnilson

22 comentários:

  1. Está quase fazendo ano que deflagramos uma greve, que, no final foi feito um acordo, que dizia, se formaria uma mesa paritária para tratar de vários assuntos, dentre eles a mudança do RDE, que seria 90 dias para sentar com as autoridades competentes e resolver. Isso acabaria com esse tipo de autoritarismo, mas, e aí, o que aconteceu até hoje? Nada estamos na mesma e colhendo esse tipo de fruto amargo, até quando? Eu deixo a pergunta no ar.

    ResponderExcluir
  2. ISSO DÁ UMA BOA DEMANDA JUDICIAL COM VISTAS A REPARAÇÃO POR DANO MORAL E AINDA DENÚNCIA FORMAL AO MINISTÉRIO PÚBLICO POR CRIME DE ABUSO SE AUTORIDADE.

    SÓ ESPERO QUE O SOLDADO, VÍTIMA DO ABUSO E DA HUMILHAÇÃO NÃO SE INTIMIDE.

    Att,
    DPC Rayrton Carneiro

    ResponderExcluir
  3. 4.2.1 Violação ao pleno direito de defesa

    A transgressão de nº 1 do aludido regulamento (RDE) versa sobre “Faltar à verdade ou omitir deliberadamente informações que possam conduzir à apuração de uma transgressão disciplinar”.
    Quando se fala em apuração de transgressão disciplinar, fala-se em processo administrativo, sindicância ou outro meio previsto na legislação. Isso quer dizer que deverá ser assegurado ao acusado o contraditório e a ampla defesa.
    Logo na primeira conduta relacionada como transgressão disciplinar, nota-se afrontoso paradoxo com a norma constitucional, uma vez que está em jogo o direito de não produzir prova contra si mesmo.
    É mister alertar sobre a ilegalidade da previsão da transgressão disciplinar por faltar à verdade quando o militar exerce sua defesa em processo administrativo disciplinar, seja ele inquérito policial militar ou sindicância. É, portanto, inconstitucional, porque desrespeita as garantias da ampla defesa e do contraditório.
    Nesse sentido, Capez (2003, p. 284) diz que:

    A lei processual estabelece ao acusado a possibilidade de confessar, negar, silenciar ou mentir. O acusado pode calar-se, sem que isso importe em confissão tácita, e pode mentir, uma vez que não presta compromisso, logo, não há sanção prevista para a sua mentira.

    O texto constitucional prevê no seu artigo 5º o direito do preso de permanecer calado, e a garantia do contraditório e ampla defesa aos acusados.
    Ora, se um servidor é acusado de ter faltado com a verdade quando ouvido em Inquérito Policial Militar, Sindicância ou algum processo administrativo disciplinar que apure sua participação em eventual crime militar ou transgressão, mesmo que fique claro que a versão apresentada pelo militar investigado é falsa, o mesmo não poderá ser punido disciplinarmente, pois a lei protege o fato, o próprio Código de Processo Penal Militar (CPMM), em seu artigo 296, § 2º, enfatiza que “ninguém está obrigado a produzir prova que o incrimine, ou ao seu cônjuge, descendente, ascendente ou irmão”.
    A expressão “aos acusados em geral”, permite a Constituição Federal amplo alcance e perfeito alargamento na aplicação do princípio universal do contraditório e ampla defesa em procedimentos administrativo disciplinar. E o cidadão-militar está inserido nesse contexto. “A Magna Carta quando consigna amplitude de defesa aos acusados, faz sem reservas alguma, e não excetua os militares desse direito universal, principalmente, pelo principio da isonomia”. (SANTOS, 1997, p. 58).
    Inadmissível seria aceitar a imposição que se encontra implícita no dispositivo de número 1 das Relações de Transgressões Disciplinares do RDE. Submeter-se à proibição de faltar com a verdade em procedimento que apure a sua participação no cometimento de transgressão disciplinar, é o mesmo que submeter-se à imposição da obrigação de confissão.
    Não poder calar-se ou mentir em sua própria defesa é o mesmo que ser obrigado a confessar.
    E esse direito de defesa (calar-se, mentir, não confessar) é imprescindível para a segurança individual. É um dos meios essenciais para que cada um possa fazer valer sua inocência quando injustamente acusado.

    Trecho da monografia "O USO DO REGULAMENTO DISCIPLINAR COMO INSTRUMENTO DE VIOLAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO POLICIAIS MILITARES DO MARANHÃO"

    Colaboração de Rayrton Carneiro.

    ResponderExcluir
  4. Constitua advogado, companheiro, que o comandante Vieira se aquieta. É só seguir os tramites legais da coisa. E se ele quiser vir se retrata, não volte a trás; continue com o processo.

    ResponderExcluir
  5. SEM SAÍDA

    O PRAÇA TÁ SEM SAÍDA; COM GOV O QUE FOI PROMETIDO NÃO CUMPRIRAM 40H SEMANAIS, URV, ESCALONAMENTO VERTICAL,CONCURSO PARA SD E PROMOÇÃO.
    DENTRO DOS BPMS A PERSEGUIÇÃO TÁ GRANDE NO INTERIOR E NA CAPITAL O IPM E CADEIA TÁ CORRENDO SOLTO,A CHIBATA TÁ CANTANDO É ALTO.
    E QUANDO O PRAÇA VAI PARA RUA PENSADO Q VAI SE LIVRA DOS PROBLEMA, SE ENGANA, LÁ FORA O BICHO TÁ SOLTO TB;OS BANDIDO NÃO TEME MAIS A PMMA.

    E AGORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. A melhor maneira é procurar a justiça, todo oficial teme quando um Praça entra contra uma açao na justiça, porque eles, os oficiais, estao sempre visando o tempo todo, mas digo, o tempo todo mesmo, uma promoçao. Eles preferem deixar de lado coisas importantes pra fazer na sua OM, so pra se dedicarem em perseguir os praças pra fazer média pra o Governo, e serem vistos de forma que possam serem promovidos com méritos. Infelizmente essa é a mente da maioria dos nossos oficiais comandantes.

    ResponderExcluir

  7. QUE COMENTÁRIO BEM FEITO ESSE DO AMIGO RAYRTON CARNEIRO,(PARABÉNS) SERVE ATÉ COMO UMA PEÇA DEFESA PARA O AMIGO QUE ESTÁ PRESO.

    EU PENSAVA Q O TC VIERA ERA ESCLARECIDO, SE MOSTRA TÃO AUTORITÁRIO; MAIS DEU PARA PERCEBER Q É UM HOMEM DESPEPERADO NÃO TEM CONHECIMENTO DO CPPM, ACHAVA Q PODIA PRENDE O PRAÇA E TER RAZÃO; SE FOSSE NO PASSADO PODIA ATÉ COLAR MAIS HOJE O NEGÓCIO MUDOU; A MAIORIA DOS PRAÇAS SÃO CONCURSADO E CONHECE O SEUS DIREITO AO CONTRÁRIO DO TC VIERA Q ENTROU PELA JANELA Q PODERIA AJUDAR A PMMA MAIS TÁ É ATRAPALHANDO.

    O PRAÇA DEVERIA DENUNCIAR AO MP MILITAR E MOSTRA Q OFICIAL QUANDO ENTRA PELA JANELA SÓ SERVE É PARA ATRAPALHAR O SERVIÇO.
    É POR ISSO Q EU MAIS OBSERVO NESSE BLOG É FILHO DE OFICIAL ENTRANDO PELA JANELA NO CFO; Q FUTURAMENTE VÃO ATRAPALHAR O SERVIÇO, É SÓ VER A PÉSSIMA QUALIDADE DOS OFICIAIS Q ESTÃO NA PMMA.



    ResponderExcluir
  8. tem um soldado que vai ganhar 200 mil cel por esse tipo de atitude o processo já estar no final e o estado já mandou cobrar do cel que quase morreu, quando viu que o estado ia cobrar dele, não se acovarde, seja homem esse tempo de apanhar e ficar calado já passou. PAU NELE,

    ResponderExcluir
  9. É COMO FALO LA NO COMEÇO. É O TAL FAZ DE CONTA E PRONTO.
    1- GOVERNO FAZ QUE NOS PAGA BEM.
    .
    2-NOS PRAÇAS FAZ QUE GANHA BEM

    3-NOS PRAÇAS FAZ QUE TRABALHA BEM,P/PROTEGER A SOCIEDADE ETC.

    4-NOS PRAÇAS FAZ QUE OBDECE AO CMT,E SE ELES FIZEREM ALGUMS COISA CONTRA O PRAÇA.META ELES NA
    JUSTIÇA.ADVOGADO AI NÃO FALTA.

    5-ESTUDE PARA SAI DA PM MA.

    6-CUIDA 1 DE VC MESMO.

    7-CUIDA DA SUA FAMILIA.

    8-SÓ VAI EM UMA OCORRENCIA RAPIDÃO SÓ SE TIVE PRAÇAS OU FAMILIARES EMVOLVIDO NA OCORENCIA.

    9-NÃO DER UMA DE HEROI .
    NÃO POFAVOR,PQ NÃO TA TENDO PROMOÇÃO POR ATO DE BRAVURA MAIS TÃO CEDO.

    10-HEROI BOM GERALMENTE É MORTO. ENTÃO FAÇA O MAXIMO POSSIVEL PARA NÃO DER UMA DE HEROI. HÁ NÃO SER QUANDO NÃO DA PARA SAI. AI SIM.

    11- BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO

    OBS:
    E O PRINCIPAL DE TODOS É:
    TER DEUS NO CORAÇÃO DE TODOS. AMA A DEUS

    " só confia em "DEUS" os outros a gente MONITORA.

    Ura!!
    sempre PM MA!!!!
    PM e BM UNIDOS. ou PRASÇ UNIDOS

    ResponderExcluir
  10. fico admirado de como são as pessoas em meados de 96 este mesmo era primeiro tenente e comandava a3companhia do 5bpm sai fugido para n ser preso pois estava apreendendo veiculos e multando e essas multas eram depositadas na sua conta por os proprietarios hoje ele é um ficha limpa q lhe dar direito de abusar contra este pobre soldado olhe não sou policial mais fico triste em saber de tal coisa aki em colinas varias pessoas foram vitimas desse mau uso da autoridade policial

    ResponderExcluir
  11. esse é o resultado da formação dos oficiais formados em nossa pm. na academia goncalves dias, o tom ameaçador é o que acaba prevalecendo. gostaria muito que houvesse a formaçao de oficiais de uma maneira mais humana. na academia, um cadete não pode nem adoecer, pois pode acabar respondendo fatd. vale ressaltar que praticas como essa nao devem ser colocadas na conta do coronel que comanda a academia e sim de oficiais que formam o corpo de alunos!!! ebnilson, proponho que vc visite a apmgd e converse com alguns oficiais do corpo de alunos e que sabem alguns cadetes!!!

    ResponderExcluir
  12. Na apmgd o abuso ja virou moda, os oficiais prometeram reprovar e excluir o cadete que adoecer. Mesmo com atestado e pela jms o cadete tah pegando falta na instrução e sendo que quando se esta pela jms o proprio instrutor nao aceita que o cadete participe dizendo que nao vai se responsabilizar.

    ResponderExcluir
  13. Onde está o código de ética. Estão falando no bpms que o código que foi acordado foi o do governo. Sinceramente, essa greve foi um erro e um monte de ilusões......... não se teve nada e ainda querem que votemos em membros desta comissão.

    ResponderExcluir
  14. O oficial vieira ele sempre foi um homen perveso.e sempre tratou seus subordinados sem um pouco de respeito.ele precisa ser amado por alguma mulher isso é fruto de problemas semtimentais, ele não tem Deus no seu coração. Ele maldoso, não amado.vieira você comanda homens q lida com vidas,é muito triste ter oficiais do seu nype, absurdo. tudo bem oficial por parte é para está formulando ações comtra o crime. será q esse nobre policial não pode sentir sede, ou será q vc como oficial não sente vontade de fazer nessecidade q o corpo pede. meu nobre policial constitua advogado, e mostre para esse pífio oficial q ele não está acima da lei,não volte atras. la estara, homens q realmente estudaram lei, e vai mostrar e corrigir o erro desse despolicial.Todas as noticias desse oficial vieira é só notícias negativas pelo amor de Deusss. cel vieira procure aprender aõ menos o pai e nosso e ter humanidade no seu coração.Deus é amor,mais também é justiça,q Deus tenha piedade das suas ações vou orar pela sua vida vc precisa urgentimente de DEUS e esse policial tem pessoas q o amen coisa q talvez não tenha. ass.EM NOME DA CLASSE DE VERDADEIROS POLICIAIS DA SOCIEDADE>

    ResponderExcluir
  15. O oficial vieira ele sempre foi um homen perveso.e sempre tratou seus subordinados sem um pouco de respeito.ele precisa ser amado por alguma mulher isso é fruto de problemas semtimentais, ele não tem Deus no seu coração. Ele maldoso, não amado.vieira você comanda homens q lida com vidas,é muito triste ter oficiais do seu nype, absurdo. tudo bem oficial por parte é para está formulando ações comtra o crime. será q esse nobre policial não pode sentir sede, ou será q vc como oficial não sente vontade de fazer nessecidade q o corpo pede. meu nobre policial constitua advogado, e mostre para esse pífio oficial q ele não está acima da lei,não volte atras. la estara, homens q realmente estudaram lei, e vai mostrar e corrigir o erro desse despolicial.Todas as noticias desse oficial vieira é só notícias negativas pelo amor de Deusss. cel vieira procure aprender aõ menos o pai e nosso e ter humanidade no seu coração.Deus é amor,mais também é justiça,q Deus tenha piedade das suas ações vou orar pela sua vida vc precisa urgentimente de DEUS e esse policial tem pessoas q o amen coisa q talvez não tenha. ass.EM NOME DA CLASSE DE VERDADEIROS POLICIAIS DA SOCIEDADE>

    ResponderExcluir
  16. Acho que não adianta ficar reclamando a respeito das arbitraridades que acontecem nos quarteis, não temos código de ética que eliminam essas prisões, e ainda por cima as pessoas que confiamos para negociar com governo estão mais preocupadas com eleições do que ajudar a classe. Postar as arbitrariedades dos comandantes em tempo desse, é só confirmar que essa greve não adiantou nada, houve muito mais ponto negativo do que positivo. Não se tem previsão de carga horária, plano de carreira, código de ética e escalonamento. Senhores confiamos nossos destinos em mãos erradas, não se sabe de nada do que reinvindicamos, e ainda pedem votos......... se assim está dessa maneira, imaginem estando dentro de um casa legislativa , com reforma garantida.

    ResponderExcluir
  17. Faltar com a verdade é transgressão disciplinar. No entanto meus caros imagine o que este policial teve de falar para os seus filhos para que sua ausência fosse justificada em casa durante os dias em que esteve preso. Esta palavra é utilizada para designar um estado em que se encontra quem cometeu um crime, assim define Aurélio em seu dicionário: preso
    pre-so
    adj.
    Amarrado, unido, ligado.
    Metido em prisão, encarcerado.
    Impedido, tolhido.
    S.m. Pessoa que está presa; prisioneiro.m.
    Indivíduo, que está preso ou encarcerado. Prisioneiro.
    Provavelmente será esta a ideia que se tem quando se diz que alguém está preso, cometeu um crime e está encarcerado. Pena o Policial Militar ser submetido a um regulamento tão arcaico e antiquadro. Pois não imagino como essa notícia foi dada aos familiares, esposa, mãe e filhos, certamente seria um desgosto e descrédito muito grande com a instituição para meus familiares. Eles acreditariam em mim, que estaria sendo preso por faltar com a verdade, porém meus conhecidos, vizinhos sempre imaginariam que comete algum crime quem vai preso.
    Deveria processar sim o Comandante e ser reparado moralmente, pois sua imagem foi manchada, maculada, sua honra ofendida e vilipendiada.
    Até quando alguém que presta um serviço de segurança, de conduzir criminosos à delegacia para que deixem de cometer crime vai ser preso por que transgrediu uma disciplina?
    Precisamos de novos meios punitivos para que seja respeitada a disciplina, mas a liberdade não pode pagar por isso.

    ResponderExcluir
  18. olá, meu ultimo comentario deu o que falar na apmgd, porem nao irei parade denunciar irregularidades que que ocorrem naacademiade policia militar, a ultima é que os oficiais do corpo de alunos querem obrigar os cadetes a desembolsar R$ 300,00 para pagarem rifas, que de inicio as rifas seriam para uma viagem da delegacao esportiva para a cidade de manaus, porem foi ultima forma nessa viagem e os oficiais continuam querendo arrecadar o dinheiro. isso é mua pouca vergonha, pois a situacao financeira do pais nao tao boa e o pai de familia ainda ter que desembolsar dinheiro para uma coisa dessas é um absurdo. ebnilson, faça uma visita a apmgd para averiguar essa situaçao. muito obrigado e espero que os oficiais da academia parem com esses tipos de praticas!!!!

    ResponderExcluir
  19. na academia acontece de tudo, hoje fiquei sabendo que um cadete foi tirado da ante sala do comandante da apmgd por um tenente que nao queria que o cadete nao levasse ao coronel asituacao dificil pela qual ta passano. a pior coisa que tem na pm é a situacao de aluno. o cadete ingenuo e talvez por receio, atendeu ao pedido do tenente e nao levou a situacao para o cmt. lamento muito a ingenuidade desse cadete, uma vez que é direito de qualquer comandado falar com seu comandante e pq o referido cadete já era praça antes de ser cadete e deveria saber de alguns direitos que tem mesmo na condição de aluno. e quanto ao tenente que teve tal pratica, deveria ser um pouco mais legalista e balizAr suas atitudes um pouco mais em principios dos direitos humanos!!!

    ResponderExcluir
  20. a questao das rifas na apmgd, os oficiais se acham no direito de cobrar pq alegam que praticas deste tipo sao historicas. os cadetes ou seus representantes deveriam era acionar o ministerio publico para que sejam apuradas essa irregularidades!!!!

    ResponderExcluir
  21. Tais afirmações nos levam a questionar se este ANÔNIMO é de fato um Policial Militar. Se for, só temos a lamentar o fato de que exista em nosso meio pessoa tão descomprometida a ponto de pretender falar por todos que os Praças, faz que trabalha; conheço amigos praças que dignificam a profissão; são dedicados no que fazem. Quando comandei o 11º BPM em Timon conheci o saudoso Sd Joaquim, que tinha tudo para tirar uma Licença para Tratamento de Saúde (LTS), até insisti que o fizesse, porém, o referido Soldado argumentava que preferia continuar trabalhando a ficar na ociosidade, pois o ostracismo só piorava o seu quadro de depressão.
    Dizer ainda que: NOS PRAÇAS FAZ QUE OBDECE AO CMT, é uma declaração de flagrante indisciplina, talvez por isso, ANÔNIMO tenha preferido assim se identificar. A lei só ampara o descumprimento de UMA ORDEM ILEGAL; esta ninguém é obrigado a cumprir, mas se uma força militar ou policial não for composta de homens dispostos a cumprir ordens, então só temos a esperar pela anarquia (no estrito significado do termo: AN=SEM; ARCHE/ARCHIA=AUTORIDADE) declaração, portanto gravíssima essa, de ANÔNIMO.
    A declaração mais sensata que ANÔNIMO faz é: "ESTUDE PARA SAI DA PM MA." Se após haver adentrado pelos portões da caserna, a realidade aqui encontrada não corresponder aos seus sonhos, a forma mais honesta e sábia é cair fora, procurar um outro caminho, SAIR DA POLÍCIA MESMO! É um direito que cabe a todos. Porém, enquanto Policial ANÔNIMO for, deve atuar como tal, pois para isso foi formado. A declaração: "8-SÓ VAI EM UMA OCORRENCIA RAPIDÃO SÓ SE TIVE PRAÇAS OU FAMILIARES EMVOLVIDO NA OCORENCIA." denota uma grave falta de compromisso, e de compreensão da FUNÇÃO SOCIAL de sua missão. Pretender usar os recursos que a sociedade coloca em minhas mãos para defender apenas os meus interesses é de uma desonestidade tamanha se constituindo em verdadeira TRAIÇÃO contra a nossa sociedade maranhense. Senhores! Não deixem que insatisfações internas e externas comprometam nossa missão. O profissional tem um profundo senso de responsabilidade por aquilo que faz. Felizmente, sei que podemos contar com inúmeros Policiais DE VERDADE, NÃO ANÔNIMOS que fazem a diferença quando estão de serviço. Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  22. Olá, Pessoal! Sou o Ten Cel QOPM Celso, atual Comandante do 1º BPM, inauguro com este comentário minha participação neste blog, por entender que o diálogo é uma ferramenta importantíssima para o estabelecimento de harmonia entre as relações interpessoais. Não pretendo aqui, por razões éticas, comentar as atitudes de meu antecessor, mas tão somente contribuir com a análise de algumas participações que ANÔNIMO tem feito, apresentando o contraponto necessário a algumas ideologias disseminadas neste espaço que só contribuem para a desconstrução de uma ética profissional equilibrada; e agridem os valores e princípios de nossa nobre profissão. Gostaria de tecer algumas considerações que considero oportunas em relação às idéias constantes em alguns comentários. Em primeiro lugar, gostaria de observar que sob a designação "anônimo" muitos participantes dão rédeas às suas divagações, chegando às raias do absurdo, como tentaremos provar.
    Em uma das suas participações ANÔNIMO afirma:

    "...3-NOS PRAÇAS FAZ QUE TRABALHA BEM,P/PROTEGER A SOCIEDADE ETC.

    4-NOS PRAÇAS FAZ QUE OBDECE AO CMT,E SE ELES FIZEREM ALGUMS COISA CONTRA O PRAÇA.META ELES NA
    JUSTIÇA.ADVOGADO AI NÃO FALTA.

    5-ESTUDE PARA SAI DA PM MA."

    Tais afirmações nos levam a questionar se este ANÔNIMO é de fato um Policial Militar. Se for, só temos a lamentar o fato de que exista em nosso meio pessoa tão descomprometida a ponto de pretender falar por todos que os Praças, faz que trabalha; conheço amigos praças que dignificam a profissão; são dedicados no que fazem. Quando comandei o 11º BPM em Timon conheci o saudoso Sd Joaquim, que tinha tudo para tirar uma Licença para Tratamento de Saúde (LTS), até insisti que o fizesse, porém, o referido Soldado argumentava que preferia continuar trabalhando a ficar na ociosidade, pois o ostracismo só piorava o seu quadro de depressão.
    Dizer ainda que: NOS PRAÇAS FAZ QUE OBDECE AO CMT, é uma declaração de flagrante indisciplina, talvez por isso, ANÔNIMO tenha preferido assim se identificar. A lei só ampara o descumprimento de UMA ORDEM ILEGAL; esta ninguém é obrigado a cumprir, mas se uma força militar ou policial não for composta de homens dispostos a cumprir ordens, então só temos a esperar pela anarquia (no estrito significado do termo: AN=SEM; ARCHE/ARCHIA=AUTORIDADE) declaração, portanto gravíssima essa, de ANÔNIMO.
    A declaração mais sensata que ANÔNIMO faz é: "ESTUDE PARA SAI DA PM MA." Se após haver adentrado pelos portões da caserna, a realidade aqui encontrada não corresponder aos seus sonhos, a forma mais honesta e sábia é cair fora, procurar um outro caminho, SAIR DA POLÍCIA MESMO! É um direito que cabe a todos. Porém, enquanto Policial ANÔNIMO for, deve atuar como tal, pois para isso foi formado. A declaração: "8-SÓ VAI EM UMA OCORRENCIA RAPIDÃO SÓ SE TIVE PRAÇAS OU FAMILIARES EMVOLVIDO NA OCORENCIA." denota uma grave falta de compromisso, e de compreensão da FUNÇÃO SOCIAL de sua missão. Pretender usar os recursos que a sociedade coloca em minhas mãos para defender apenas os meus interesses é de uma desonestidade tamanha se constituindo em verdadeira TRAIÇÃO contra a nossa sociedade maranhense. Senhores! Não deixem que insatisfações internas e externas comprometam nossa missão. O profissional tem um profundo senso de responsabilidade por aquilo que faz. Felizmente, sei que podemos contar com inúmeros Policiais DE VERDADE, NÃO ANÔNIMOS que fazem a diferença quando estão de serviço. Um abraço a todos

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos