quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Inauguração do Centro de Videomonitoramento acontece hoje

Inauguração do Centro de Videomonitoramento acontece hoje
Nesta quarta-feira (12), às 16h, [foi] inaugurado em comemoração aos 400 anos de São Luís, o Centro de Comando e Controle de Videomonitoramento da Região Metropolitana.
Na ocasião, [foram] reinaugurado, também, o prédio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que foi totalmente reformado e reestruturado para receber o novo sistema.
Nesta etapa, foram instaladas, em diversos pontos de São Luís, 100 câmeras móveis de última geração que registrarão tudo, em tempo real, durante 24 horas por dia.  Foram investidos, nesta primeira fase, recursos na ordem de R$ 19 milhões.  A meta do governo é instalar 300 câmeras até 2013.


“O Sistema de videomonitoramento será um instrumento para as forças de segurança, de forma integrada, desempenharem suas funções na garantia da tranquilidade da nossa população. Com o auxilio dessas câmeras, as polícias agirão de forma mais rápida, a fim de que possamos reduzir os índices de violência na grande São Luis”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes.

Em algumas localidades, as câmeras já estão em funcionamento. É o caso da Avenida Guajajaras, compreendendo desde o Aeroporto Marechal Cunha Machado até a região da Cohab; Avenida dos Franceses, do Terminal Rodoviário até as proximidades do Caratatiua; Av. Guaxenduba, passando pela Casemiro Júnior até a Santos Dumont; na Avenida dos Holandeses, e ainda Avenida Litorânea e a área da Lagoa da Jansen.

Reestruturação do Ciops

Para dar suporte ao Centro de Comando do Videomonitoramento, a SSP realizou uma série de medidas que resultarão no aprimoramento operacional das atividades. Estão na lista das ações, a reforma de toda a estrutura física do prédio onde funciona o Ciops; aquisição de equipamentos imobiliários; de informática, entre outras.

Foi feita, ainda, a substituição do sistema analógico de comunicação, que é utilizado atualmente pelas forças policiais, pelo digital.

O investimento no sistema digital de rádio entre as unidades policiais permitirá uma qualidade efetiva no canal de comunicação e uma maior segurança na troca de informações entre as polícias e o Ciops. Nesta medida foram investidos R$ 8,2 milhões.

A aquisição do sistema digital de rádio comunicação está atualmente na fase de licitação na Comissão Central Permanente de Licitação (CCL) do Governo do Estado.

Funcionamento

A população todas as vezes que necessitar poderá acionar o Ciops, por meio de um botão, fixado em postes que servem de suporte para as câmeras. 

Para instruir a população sobre o funcionamento, a SSP vai fará uma campanha educativa informando como o sistema funciona e como os cidadãos devem se dirigir ao local e acionar o botão em caso de necessidade.

2 comentários:

  1. coros companheiros,
    Vejam bem, de inicio pareçe ser uma boa ideia o sistema de monitoramento, pois já fora comprovado a sua eficácia em outros lugares, no entanto, esse sistema só será efetivo se acompanhado de outros investimentos como: aumentar o efetivo da policia, número de vtr,s e EPIs... enfim estruturar o serviço da policia, pois, caso contrário, assistiremos de "camorote" as ações criminosas, mas sem um combate efetivo. Com isso, repito, de nada adiantará sistemas mirabolantes sem que a policia tenha um minimo de estrutura (recursos humanos e materiais) para realização da sua missão constitucional. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Quanto será que custou todo esse investimento, quanto cada um levou de propina em licitações, facilitações e superfaturamento? O que tem se visto, "em alardes de progresso e desenvolvimento", é uma verdadeira derrama de desvio de dinheiro público em implantações e construções com a única finalidade de desviar recurssos públicos. Até quando teremos que tolerar a falta de compromiço, de de vontade de relmente querer resolver os problemas de nossa sociedade?

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos