domingo, 19 de abril de 2015

Neste sábado(18/04), o 3º Grupamento de Bombeiros Militar completa 29 anos de existência na cidade de Imperatriz. Ao longo destas quase três décadas, os bombeiros militares se dedicaram e se empenharam para proporcionar a população de Imperatriz e região, segurança e bons serviços, sempre com excelência e responsabilidade.

Um pouco de nossa história

Historicamente a criação da primeira Unidade de bombeiros na cidade de Imperatriz, data da década de 80, com a criação da SEÇÃO DE COMBATE A INCENDIO – SCI, através da Lei nº 4.716, de 17 de abril de 1986, publicada no D.O.E. de 18/de abril de/1986.

     Até abril de 1990 as atividades de bombeiro militar na cidade de Imperatriz resumiam-se apenas ao serviço de prevenção a acidentes com aeronaves, através de um pequeno contingente sediado no Aeroporto Renato Cortez Moreira. Nesse período o Comando do Corpo de Bombeiros Militar (CCBM) figurava como um dos três grandes Comandos da PMMA, juntamente com o Comando do Policiamento da Capital (CPC) e Comando do Policiamento do Interior (CPI).

     Sob o comando do Maj BM Juarez Sousa Moraes, através do Boletim Interno nº 031, em 20 de abril de 1990, foram transferidos para a cidade de Imperatriz, 01 (um) 2º Tenente, 06 (seis) 3º Sargentos, 01 (um) Cabo e 13 (treze) Soldados BM para compor o efetivo do 2º Grupamento de Incêndio.

     Na época o 2º GI ocupava parte das instalações do CPA-02, onde funciona o 3º Batalhão da Polícia Militar. Com apenas 02 (duas) viaturas de combate a incêndio (AT-03 e ABT-03), o 2º GI tinha por jurisdição todos os municípios situados na região que abrange do centro-oeste ao extremo sul maranhense. Posteriormente (data desconhecida e documento não localizado), a Unidade foi denominada 4º Grupamento de Incêndio.

     Sob o comando do Cel EB Guilherme Baptista Ventura, através da Portaria nº. 031/95-DP/CMDO/CBMMA, de 01 de fevereiro de 1995, a Unidade recebeu a denominação de 3º Grupamento de Incêndio.

      Hoje, o 3º Grupamento de Bombeiros Militar atua em diversas áreas, como combate a  incêndios urbanos e florestais, salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, resgate e captura de animais, operações de mergulho, entre outros, levando à população um atendimento digno e de qualidade!!

0 comentários:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos