quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
POLICIAIS REUNIDOS.
Policiais reunidos(foto  http://www.portaldomunim.com.br)

Na noite de ontem(12/12), na Associação dos Inativos em São Luís, policiais militares, civis e agentes penitenciários estiveram reunidos para discutirem a própria Segurança. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento entre policiais, familiares e aprovados da polícia.
  
A principal pauta foi a Seguranças dos policiais e a onda de assassinatos dos agentes da Segurança no Maranhão.

A Assembléia foi convocada e organizada pela Associação das Esposas(Josylene e Prof. Fernando) e Associação dos Inativos(Cb Alencar e Sgt Ebnilson).
POLICIAIS ATENTO PARA REUNIÃO.
Foto(http://www.portaldomunim.com.br)

Compareceram as seguintes entidades: Caixa Beneficente(TC Silva Filho), Associação dos Oficiais(Major Adelmam), Associação de Ribamar(Sgt Frazão), Associação dos Bombeiros de São Luís(Sgt Jean Marry), Associação dos policiais civis(Investigador Marcelo Penha), Sindicato dos Agentes Penitenciários(Portela), Deputado Eleito Cb Campos, TC Celso, TC Diana, Major Donje, Sub-Tenente Dilmar, Aprovados(Salomão e Abreu). Capitão Serra, organizador da caminhada basta de violência contra policiais.
DEPUTADO ELEITO CABO CAMPOS.
Deputado eleito Cabo Campos 

Participaram também com intervenções: Sgt Carlos(Portal do Munin), SD Cleisivaldo(Assessor Jurídico da Associação das Esposas), Cb Joabe, Sgts Agnaldo e Sgt Paulo Sérgio.

Foi votado em Assembléia uma Agenda da Segurança que inclui: 

A) Reunião com Secretaria de Segurança;
B) Procuradoria de Justiça do Estado;
C) Reunião com a bancadas de deputados Federais eleitos para pautas nacionais;
D) Reunião com a bancada dos deputados estaduais eleitos voltados para Segurança Pública;
E) Manifestação contra a violência com os agentes de segurança na litorânea e na procuradoria de justiça.

Vejam todos os detalhes abaixo no relatório e resumo da reunião. 

RESUMO DA ASSEMBLEIA GERAL DE URGÊNCIA ONTEM NOS INATIVOS

Ontem foi um dia histórico, memorável, quase 200 policiais reunidos para conversar sobre providencias para melhorar a própria segurança.
Pela primeira vez na historia não nos reunimos para pedir aumento, promoções, nem pra falar de greve ou processos e perseguições do comando. Nos reunimos pra dar apoio um ao outro e saber como proteger melhor nossas próprias famílias e como reagir em conjunto contra essa ameaça.

Sozinhos somos alvo, juntos somos uma matilha, contra nós o crime perecerá.
Neste evento organizado pela Associação das Esposas e sediada pela Associação dos Inativos, 

Diversas atividades foram votadas ontem e hoje já estão sendo colocadas em pratica. Em nome do anfitrião, cabo Alencar, eu abri a solenidade e dei a palavra a um dos organizadores, o diretor de comunicação da ASEFABPM.

O professor Fernando da Associação das Esposas colocou em votação atividades que estão fazendo como entidade, atos que já estão em andamento, mas perguntou aos presentes se desejam que continue, dessa vez em nome de toda a classe e não apenas de sua associação.
Ele começou explicando que é sobre as costas de sua presidente Josilene e das suas que caem a responsabilidade de dar o ultimo alento as famílias que perdem seus pais, filhos e maridos militares, que já estava cansado de ir a hospitais, velórios e enterros, que apesar de seu tamanho, ontem ainda não havia sequer tomado café, nem almoçado e naquela hora da noite ainda estava sem jantar e com muitas dores devido a cálculos renais, mas estava no firme propósito de conseguir uma resposta do governo para esta agressão, pois para o policial que morre, a missão foi cumprida, ele atinge o estatus de herói e é glorificado, mas para as famílias que ficam começa um verdadeiro calvário, sem dinheiro, sem salário, sem o apoio moral, sem a presença do seu ente querido e muitas vezes sem saber o que fazer, são jogadas ao esquecimento e abandono.
Que sua associação tomou pra si, e ele assumiu pessoalmente o dever de defender as famílias daqueles que defendem a sociedade. Foi um discurso muito inflamado e emotivo apesar de ter em frente a si 3 cartelas de remédio pra dor que foi consumindo com o andar da reunião. Informou que já está providenciando um estudo acertado com o atual secretario de segurança para a redução da burocracia e o tempo de espera para o pagamento da pensão as famílias dos militares e que ainda esta semana irá ao DP do QCG e a SEPAN para descobrir formas de agilizar o processo. Nos da associação dos inativos iremos apoiar essa atitude e eu irei pessoalmente acompanhá-lo quando for nessa empreitada, em resumo eis o que ele propôs:

1-cobrança da criação de uma força tarefa conjunta das forças policiais para estrangular o crime de bairro a bairro, exigindo a participação do ministério publico e magistratura. Ele informou que já teve duas reuniões em nome de sua associação com o atual secretario de segurança Marcos Afonso, e disse ainda que existe a possibilidade disso se concretizar assim que a atual governadora renunciar e Arnaldo melo for empossado. Mas enfatizou que mesmo que isso não aconteça, podemos pressionar nossa própria corporação, comandantes de batalhões e delegados para agir em conjunto pois as instituições são independentes e estarão executando sua obrigação legal de fazer. Disse ainda que tem consciência que isso não extinguirá a criminalidade, e quanto a critica de que os criminosos simplesmente fugiriam para outros locais, lembrou ensinamentos de Sun Tzun e esclareceu que seria uma resposta de curto prazo dando prejuízo direto a atividade criminosa, impactando na receita e atrapalhando o planejamento dos inimigos mesmo que temporariamente até que medidas de médio e longo prazo pudessem ser tomadas.

2- criação de seguro de vida com valor mínimo de 300 mil reais, podendo chegar a 1 milhão. O professor informou que sua associação tem documento protocolado na procuradoria de justiça, no governo do estado e no comando geral nesse sentido a mais de um ano, e que na época fez uma simulação pessoal, como pessoa física em seu nome e chegou ao valor de R$40,00 mensais para premio de 300mil por morte ou invalidez permanente e explicou que se a corporação militar fizer o convenio, esse valor pode chegar até a 1 milhão. Inclusive explicou que já contratou seguro similar em nome de sua esposa, dadas as ameaças que vem recebendo.

3-criação de programa de habitação para militares usando os casarões e prédios históricos do centro para em primeiro lugar, retirar policiais em zona de perigo e ameaçados por bandidos e realocá-los no centro e em segundo, reavivar o centro histórico. Ele inclusive informou que já havia cobrado isso na câmara dos vereadores mais cedo, nos estávamos presentes e documentamos ele na tribuna fazendo essa cobrança. Jean Marry lembrou então do sítio Eulália, que é de propriedade do IPEM e que poderíamos exigir a posse dessa área para construção de habitações, outra pessoa informou que existe um projeto a mais de 10 anos engavetado exatamente nessa área.

4-TC Celso colocou em votação a necessidade de reunirmos a bancada federal do Estado do Maranhão para cobrar posicionamento a favor da PEC que trata dos crimes hediondos para violência contra agentes da lei. O professor lembrou de reunir todos os militares com mandato ESTADUAL para o ano que vem e cobrar deles posicionamento quanto as questões estaduais, escalonamento, redução de carga horária, código de ética, etc, mesmo aqueles que não foram eleitos diretamente por militares, pois como bem lembrou um participante, eles também tem contra-cheque da corporação.

5-TC Celso propôs também uma reunião com o ministério publico para cobrar atitude e investigação quanto aos mandantes da violência contra os policiais. O prof lembrou que está em uma campanha contra o ministério publico que está investigando a formação de grupos de extermínio bem agora, no auge dos assassinatos de policiais, disse que não admite ataques de promotores a policiais e já disse nas outras reuniões e entrevistas que se houvesse grupo de extermínio não eram policiais que estariam morrendo, mas dezenas de vagabundos enfileirados todos os dias.

6-propôs ainda que convoquemos uma reunião com a secretaria de segurança para pedir explicações e providencias quanto a onda de violência com os policiais.

7-colocou em votação também uma manifestação em frente ao fórum para protestar quando a soltura em excesso de presos, o que coloca os criminosos de volta na rua para se vingar dos policiais que os prenderam.

Por ultimo ficou acertado reunião as 9 da manhã de sexta feira com as lideranças para confeccionar documento e plano de ação e convocar nova assembléia para divulgar o que já fizemos do acertado.

Antes de encerrar, o prof Fernando explicou como funciona a CELULA DE DEFESA que ele criou usando o famoso WHATSUP assim que recebeu a primeira ameaça e verificou um policial da COHAB na mesma situação e agora ele esta colocando todos os policiais que moram no COHATRAC e adjacências para que um policial possa dar suporte ao outro mais rapidamente que o CIOPS, mesmo que o perigo não seja confirmado o que da agilidade e exclui a possibilidade de punição por qualquer motivo absurdo. Ele mostrou mais uma vez como se faz pra criar o grupo e colocar o posicionamento GPS através de um mapa que qualquer um membro que clicar no mapa será guiado pelo celular até achar o local mais próximo do policial em perigo rapidamente e sem conversa o que libera o policial para se proteger e esquecer o seu celular enquanto chega o reforço.

Imediatamente TC Celso criou um da área do centro e esperamos que deva ser copiado por mais alguém.

Por diversas vezes esquecemos que havia representantes dos agentes penitenciários e policiais civis presentes e levantamos a bandeira dos militares, e fomos prontamente corrigidos pois policiais civis e agentes, mesmo que em menor numero, também estão sendo vitimados nessa guerra. De publico pedimos desculpas pelo nosso deslize. 

Eles estavam lá para oferecer seu apoio e também pedir nossa ajuda, pois todos estamos do mesmo lado e contra os bandidos.

Muitos dos que tomaram a palavra aproveitaram pra criticar a ausência das mesmas associações que estiveram presentes na reunião com Jeferson Portela, pois naquela ocasião nada de pratico aconteceria e mesmo assim apareceram associações que nem sabíamos que existia, de todo o estado inclusive da capital e agora que estamos tentando achar uma solução para os ataques que estamos sofrendo não aparece nem metade delas.

Fomos lembrados pelo Tenente Coronel Silva Filho da caixa beneficente que estava participando pela primeira vez e que não havia sido convidado, hora em que o prof Fernando pediu a palavra e em nome de sua associação explicou que eles haviam convidados a todos da categoria militar e quem mais se achasse comprometido com a causa, motivo de estarem outras instituições não militares e várias outras associações presentes, que todos inclusive os que não foram, estavam automaticamente convidados da capital e do interior, ativos e inativos, oficiais e praças já que a morte está alcançando todo mundo.

Eu Sargento Ebnilson posso dizer também, que recebi algumas criticas por não ter convidado associação A, e autoridade B, quero aproveitar pra explicar que o convite foi da Associação das Esposas, eu, que estou agora na diretoria da Associação dos Inativos, também participei da organização e que o convite foi aberto para uma ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA, e que portanto, as associações assim como pessoas que não participam de associação nenhuma estão sempre convidados e tem direito a vez e voz na assembléia. Convidar uma e não outra sempre foi o erro dessas reuniões que eram sabotadas por quem não foi convidado.

Recebi criticas também de que estou me aproveitando do momento pra fazer política, preciso lembrar aos críticos de plantão que não tem mais o que dizer e a todo mundo que este ano e o próximo NÃO TEM ELEIÇÃO. E portanto essa critica não merece nem comentário.

A hora é de união, irmãos nossos estão morrendo, temos que nos unir mesmo com aquele que não gostamos e não falamos porque não é de aumento que estamos falando, é de morte, sangue, nosso e de nossas famílias que podem ser alvo também. Então essas criticas são tolices que devem ser superadas, eu nem sequer vou dar  trela pra isso.

8 comentários:

  1. EU NÃO ACREDITO Q ESTOU VENDO!!!

    SE ME FALASSEM EU NÃO IRIA ACREDITAR!!! MAS VI!!! EU NÃO ACREDITO Q ALGUNS OFICIAIS ESTÃO FALANDO EM PÚBLICO, ENCHENDO A BOCA, PARA DIZER, QUE, TEM Q MUDAR A LEI!!! CRIMES CONTRA PMS TEM Q SER HEDIONDOS!!! TEM Q MUDAR É AS PESSOAS NÃO A LEI!!!

    TODO CRIME CONTRA QUALQUER PESSOA COM DOLO É HEDIONDO, SALVOS OS PRIVILEGIADOS OU OUTRAS EXCLUDENTES...

    PERDERAM A OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO, FAÇAM COMO FEZ O CEL IVALDO FEZ, HOMEM DE CORAGEM, BOTOU A CARA A TAPA E DISSE: O GOV MA TEM Q CRIAR VERGONHA NA CARA E MELHORA O SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA, O GOV MA GASTA MUITO DINHEIRO COM TANTA BESTEIRA MAS NÃO INVESTE EM SEGURANÇA!!!!

    PARABÉNS CEL IVALDO, QUERIA Q PMMA TIVESSE MAS 02 HOMENS COMO O SR. PARA MELHORAR.

    EU COM 22 ANOS DE PMMA, AINDA CB, NUNCA VI OUTRO OFICIAL COM TANTA CORAGEM PARA DEFENDER A PMMA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, o governo que ele manda tomar vergonha na cara é o mesmo que ele defendeu na 2ª greve, inclusive prendendo grevistas. Quem tem de tomar vergonha é esse Cel que fica pulando de um lado para outro.

      Excluir
    2. Queridooo, tem que mudar a Lei sim!!! De um bom exemplo de como essas "pessoas" (BANDIDOS) vão mudar?
      Tente ficar vivo e verá (digo isso pq parece q ta meio difícil pra vcs pms ficarem vivos né?) Já que BANDIDO não mudam

      Excluir
    3. Sobre Cel ivaldo, CONCORDO plenamente!!!!! Homem de tamanha coragem para defender a PMMA não tinha visto!!

      Excluir
  2. EBNILSON, FAZ NOVAMENTE A ENQUETE DE QUEM VAI ASSUMIR O 3º BPM EM IMPERATRIZ E VÊ SE O RESULTADO É O MESMO DA ENQUET ANTERIOR.

    ResponderExcluir
  3. ESSAS SITUAÇÕES DE HOMICIDIOS A POLICIAS MILITARES, NÃO SE RESOLVERÁ SE AS INSTITUIÇÕES NÃO TOMAREM PROVIDÊNCIAS NO SENTIDO DE ANIQUILAREM A BANDA PODRE DAS PM'S.
    EXISTEM UMA QUANTIDADE MUITO GRANDE DE POLICIAIS MILITARES NO BRASIL ENVOLVIDOS COM BANDIDOS, PRINCIPALMENTE TRAFICANTES DE DROGAS.
    É UM ABSURDO MAS É VERDADE.
    A POLÍCIA TEM QUE APRENDER TRATAR O BOM POLICIAL COMO CIDADÃO E O BANDIDO TRANSVESTIDO DE POLICIAL COMO BANDIDO.
    NÓS TEMOS QUE DEIXAR DE SERMOS CORPORATIVISTAS E ENFRENTAR ESSA DURA REALIDADE.
    AS ASSOCIAÇÕES DEVEM DEIXAR DE ESTÁ OFERECENDO SERVIÇO DE PROTEÇÃO JURÍDICA EM CASOS QUE O PM SE ENVOLVEU EM AÇÕES CRIMINOSAS, COMO EXISTEM VÁRIOS CASO AÍ E OS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES TEM CONHECIMENTO.
    ISSO É UM ABSURDO.
    TEMOS QUE DEFENDERB O POLICIAL QUANDO ELE AGIR EM DEFESA DA SOCIEDADE OU EM DEFESA PRÓPRIA E DOS SEUS FAMILIARES.

    ResponderExcluir
  4. Ebnilson muito bom que não falmos só de dinheiro e promoção, porém não devemos batr a porta da demagogia, pois do jeito que tá somente com dinheiro, e aliás dinheiro este que a justiça já nos deu ganho de causa, é que podemos comprar uma moradia digna pra nossa família, uma escola decente pra nossos filhos e comprar uma arma decente pra nos proteger, pq essa pt100 é uma porcaria pra uso pessoal e ainda um mocado de pm preso portando essa m.... outra linha é colocar esses mandantes em presidio federal, financiamento próprio para PM compra sua residência a juros mais baixo, pq poderia descontar em folha como consignável, auxílio saúde e a volta do nosso risco de vida, adicional noturno e periculosidade.

    ResponderExcluir
  5. Policiais Militares na Política

    FONTE: http://www.oquartopoder.com/2014/12/11/policiais-militares-na-politica/
    DATA DE ACESSO: 14/12/14 - 11HS

    No resultado das eleições proporcionais, localizamos policiais militares eleitos de forma destacada em São Paulo, Brasília, Pará, Piauí e Minas Gerais para citar alguns exemplos, que se somam aos eleitos para a bancada federal, em Brasília. Policiais militares, nas duas últimas décadas, com maior empenho, começaram também a investir na fundamental trajetória política.

    A cada 02 anos a sociedade movimenta-se como um pêndulo. Na senda deste relevante debate, participei na PUC-SP, da arguição de doutorado de um policial de Moçambique que a certa altura questionava se a polícia era instrumento ou instituição?

    O orientador da tese professor-doutor Alípio Casali, filósofo, que tem experiência na gestão pública municipal, narrou sobre o sonho de que a conduta social em espaços públicos prescinda da presença física de um policial; que ao invés de Secretaria de Segurança Pública venhamos a ter um dia a Secretaria da Confiança Pública; referindo-se a todo o país.

    Lembrei que se pudéssemos trabalhar apenas com a “ideia de polícia”, a saber, a simples possibilidade de ser surpreendido em falta penal fizesse com que todos e todas agissem com educação e decência, sem linchamentos, sem depredações e sem invasões de propriedades; manteríamos acesso o fio civilizatório, que um dia nos uniu.

    A sociedade quando elege policiais militares e demais servidores que atuam na persecução criminal sinaliza o desejo simbólico de minimizar corrupção, frear desmandos, maior cumprimento das leis e prisão de criminosos, ou seja, este perfil de eleitor clama por segurança e teme outras anomias sociais, razão pela qual escolhe profissionais “da lei e da ordem”. Cobraremos para que os parlamentares possam sempre “ver com os olhos livres” e continuem espalhando o fertilizante das ideias que fortalecem as Instituições, em especial as Polícias Militares, visando atender as mudanças que a sociedade tanto espera.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos