terça-feira, 16 de outubro de 2012

Soldado PM é golpeado a fação na cidade de Governador Luiz Rocha



http://www.araguaiabrusque.com.br


O soldado da Polícia Militar Alan foi vítima de golpe de fação na cidade de Governador Luiz Rocha. A ocorrência aconteceu no sábado(13/10) na parte da tarde, segundo as informações o militar trabalha em DPM(Destacamento da Polícia Militar) do município. O mesmo foi atender uma ocorrência de rotina, discussões entre populares, o militar ao chegar no local tentou conter os ânimos quando foi recebido  a golpe de fação.

Seu rosto ficou mutilado pelos golpes de facão, ele tentou se defender com as mãos porém o maldito fação decepou um de seus dedos da mão direita, teve lesão, na orelha, boca e no braço. De acordo com militares de Presidente Dutra o militar não corre risco de vida, porém o rosto ficou todo desfigurado com os golpes de fação. O dedo foi trazidos numa sacola.

O pior de tudo é que o militar encontrava-se sozinho de serviço no destacamento, por lá como é regra em quase todos DPM,s  do Maranhão há somente dois militares. Infelizmente o militar não foi bem sucedido nessa ocorrência. 

O que nos deixa indignado é essa falta de efetivo, o militar está a mercê da própria sorte. Talvez pela vida bucólica dos DPM,s o militar não se ateve aos princípios da segurança pessoal isso é muito comum entre nós, a velha rotina que as vezes nós mesmo negligenciamos em determinadas situações. Sempre achamos que nunca as coisa vão acontecer com a gente, porém temos que ficar o tempo todo em alerta. Não dar mais para sermos palmatoria do mundo, nós não somos valorizados em nada. Quantos e quantos casos já não aconteceram com militares no Maranhão que atenderam ocorrência sozinha, concerta o militar jamais esperaria ser surpreendido.

Vou apenas contar uma pequena história que vivenciei na PM do Tocantins quando pertencia ainda aquela instituição. 

O fato aconteceu no ano de 1999 na cidade de Augustinópolis no Norte do Tocantins na região conhecia como Bico do Papagaio, uma das regiões mais violentas nas décadas de 70 e 80 por grilagem de terra.

 Bem, não me recordo o nome do militar, contudo o fato aconteceu a noite naquela cidade. A guarnição foi chamada para atender uma ocorrência entre marido e mulher, briga de casal. A viatura deslocou-se para o local, a ocorrência dava conta que o marido estava batendo em sua esposa, quando a viatura chegou na residência do casal, os militares tentaram amenizar a situação, contudo o esposo de forma maldosa pegou uma espingarda calibre 20 se não me falha a memoria, e deflagrou em direção ao militares atingindo mortalmente um deles. Nesse momento encontrava-me no destacamento de Bela Vista(próximo da cidade de Imperatriz)  a 70 Km da ocorrência. 

Fizemos barreiras a noite toda, pois Bela Vista era uma das entras e saída para o Maranhão/Tocantins separada apenas pelo Rio Tocantins. Infelizmente não conseguimos efetuar a prisão do homicida. Todavia o que gostaria de deixar com essa história real é que as vezes nós enquanto militar subestimamos as pequenas ocorrências, que neste caso vitimou de forma fatal o militar da PM-TO. No nosso caso é semelhante, felizmente o militar está vivo para contar a história.

O que recomendamos principalmente nos DPM,s é que todos possam ter bastante cautela pois o perigo mora do lado. O militar nos DPM é o padre, pastor, juiz, delegado, comandante em fim é pau para toda obra. 

Fica aí nosso alerta para que possamos tomar bastante cuidado com ocorrência, nunca subestime uma ocorrência que poderá ser fatal. Até o momento o criminoso não foi preso.

BANDIDOS A SALTAM AGENCIA EM BURITI BRAVO

Aconteceu ontem(15/10) na Cidade de Buriti Bravo um assalto na agencia do município. Segundo as informações que nos passaram eram quatro(4) elementos que fizeram o assalto, rederam os funcionários e fizeram a festa. A polícia até o fechamento dessa matéria não tem pista ainda do paradeiro dos criminosos. Vamos acompanhar o caso, novas informações serão repassadas aqui no Blog. 

CB Ebnilson

16 comentários:

  1. É mto triste ver o q aconteceu com esse irmão de farda Sd Alan, e que infelizmente ELE levou a pior, e ainda assim, pouco se fala sobre isso. E é revoltante compara esta situação a q aconteceu pouco tempo atrás na cidade de Codó-MA, em q um elemento também com um facão atacou a guarnição, e na situação ele foi a óbito, devido a um tiro disparado por um componente da guarnição, aí sim, ainda hj acontecem manifestações, as autoridades daquele município foram ao ministerio publico, promotoria, Comando Geral, denunciar o fato, vários jornais noticiaram, foi o assunto da internet durante mto tempo. Onde está o erro? Pq qualquer PM pode morrer, ser atacado por qualquer um nas ruas, e não vejo autoridade nenhuma se pronunciando em favor deste soldado, uma pena, pois se ele tivesse morrido seria apenas mais um nas estatísticas, e os seus filhos e parentes q iriam sofrer. E qdo uma guarnição em serviço age dentro da Lei e algum marginal é morto, TODO MUNDO SE COMOVE

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Amigo Cabo Ebnilson.
    Teve uma Assalto a banco em São João do Paraiso Hojed e madruaga dia 16/010/12.
    1- os malas tiverom no DPM. onde só se encontra um SD. no Local. Foi bala p/ tudo que é lado o SD sai nas carreiras,pensa. Graças a DEUS esta vivo.
    2- Depois explodirom dos bancos. Bradesco e BB.
    Falando com algums Praças aqui da cidade. me falarom que no 12 Bpm. Tem coletes e psitola naova.o pq do Cmd do 12 ainda não distribui ninguem. esta tracando as 7 chaves
    Obs:
    Amigos da Pm e Bm! é como sempre falo. Façam que Trabalam Muito ou que faz tudo certinho. Faça como Governo faz. Governo faz que nos pagam bem e nos vamos fazer que esta trabalhando muito dando uma de heroi , sem colete novo e pistola treinamento reciclagem etc.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no 2º BPM (Caxias) acontece o seguinte: Foram entregues ao BPM 03 (três) viaturas novas, mais somente uma está em atividade, que é a do GOE, mas que só roda na área bancária e até as 00:00 horas. As outras duas estão paradas, sendo usadas, de vez enquanto por algum oficial para serviços extra. Enquanto os PMs, chamados convencionais, estão utilizando viaturas em péssimas condições de uso, além do que o policiamento da UPM está todo concentrado no centro, nas proximidades dos bancos, ficando o restante da cidade desprotegida.

    ResponderExcluir
  4. COMPANHEIROS NAO VAMOS DAR UMA DE HERÓI, NAO ATENDAM OCORRÊNCIAS SOZINHOS,SE EU ESTIVER SÓ EU NAO VOU PODEM ME PUNIR, MAS NAO ATENDO QUALQUER TIPO DE SINISTRO SOZINHO.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo.é fazer vista grossa tambem..não ísso que os of.querem."dê a césar o que é de césar"se o bicho tiver pegando,deixa rolar,ou então mandem os of.nas VTrs novas,agora se der de cara com ocorrencia outra .preserve sua vida

    ResponderExcluir
  6. MEU AMIGO ANONIMO, NÃO FALE O QUE NÃO SABE, TODOS OS DESTACAMENTOS ESTÃO ARMADOS E MUNICIADOS COM ARMAMENTOS DISPONÍVEIS NO BATALHÃO INCLUSIVE AS BENDITAS PISTOLAS QUE VC SE REFERE, COMO TAMBÉM COLETES. NÃO TENHO INTERESSE ALGUM EM DEIXAR ARMAS E COLETES GUARDADOS A SETE CHAVES. SE VC NÃO CONHECE NOSSA UNIDADE, LHE CONVIDO PARA CONHECER, COMO TBM VERIFICAR EM LOCO ESSA SUA ABERRAÇÃO. O QUE NÃO POSSO FAZER É CLONAR POLICIAIS MILITARES. SE EU PUDESSE EM CADA DPM TERIA NO MINIMO 12 PMS, MAS INFELIZMENTE NÃO É A NOSSA REALIDADE. INVESTIGUE OS FATOS ANTES DE VOMITAR SUAS MERDORRÉIAS. NO 12º BPM, NÃO TEM UM POLICIAL DE SERVIÇO COM REVÓLVER OU SEM COLETE, SÓ NÃO USA QUEM NÃO QUER OU NÃO TEM INTERESSE.

    ResponderExcluir
  7. A PM PODE TER MÍSSEL MAS SEM GENTE PARA OPERAR ARMAS, VIATURAS, CAVALOS, CÃES E ETC... VAMOS CONTINUAR FRÁGEIS.

    ResponderExcluir
  8. AQUI NO 3°BPM TODOS OS PM`s TEM UMA PISTOLA RESERVADA EM SEU NOME, O ESTADO RECEBEU MAIS DE 4 MIL PISTOLAS DO GOV. DE SÃO PAULO, DA PRA CADA PM TER A SUA.

    ResponderExcluir
  9. O Estado pode até ter recebido esse armamento mais o alto comando da PMMA não tem interesse algum de fazer isso que você disse que está acontecendo no 3BPM, o correto seria que todos os PMs tivessem pelo menos a pistola cautelada desde o momento que sai do CFAP ou CFO como acontece na Policia Civil, pois o PM é PM 24h por dia e quando tem qualquer sinistro nas proximidades da sua residencia é ao PM que mora na rua que é solicitado ajuda.
    Se realmente no 3BPM isso está acontecendo eu dou meus parabéns ao comando dai pois isso mostra que estão no minimo preocupados com a segurança de seus subordinados.

    ResponderExcluir
  10. Meu caro amigo anônimo crítico da gestão do 2º BPM, informe-se melhor antes de comentar. das três Vtrs recebidas pelo 2º BPM, duas Pajero Dakar estão sendo usadas pelas forças, (GOE e FT) a pickup Triton não está no policiamento convencional por ser de carroceria e não ter xadrez. Mas é utilizada pelo CPU e nas operações. Visite nosso quartel, venha tirar suas dúvidas sobre efetivo, gestão, equipamentos, conosco, será bem vindo.

    ResponderExcluir
  11. Em relação a ocorrência, infelizmente é a realidade do Estado do Maranhão, e lamento muito o que aconteceu com o colega Alan , porem todos nos sabemos de nossos limites e eu não estava lá e nem vi a situação, então é difícil falar se ele agiu certo ou não! Eu mesmo já atendi ocorrência de arma de fogo sozinho, é difícil! Mais só quem sabe é o policial que esta na hora da situação, pois o acontecido é visto pelo profissional que carrega consigo o PODER DISCRICIONÁRIO,e a sociedade não entende que estamos sozinho e nos cobra providência, falar ai sentado detrás de sua mesa lendo isso e no ar condicionado que o policial fez errado e não deveria ir é fácil demais parceiro, quero ver enfrentar o interior do Maranhão! o que eu fico triste é que pra um profissional como Alan e muitos outros Heróis da Policia , não há reconhecimento algum, agora pra um bando de babão tem promoção por ato de bravura de gente que nunca pisou na rua , e isso eu vi e presenciei, por isso não me venha ninguém dizer que nunca existiu. Ta ai : promove esse soldado agora pela bravura que cometeu , indo sozinho atender uma ocorrência, senhores, eu DUVIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que isso vá acontecer. Eu como um profissional de segurança publica no maranhão me sinto orgulhoso do que faço e ao mesmo tempo decepcionado com tamanha falta de respeito por “poucos” Oficias.
    Em relação ao assalto de Buriti Bravo, esse será somente o primeiro de muitos que irão ocorrer no período de 04 anos, vejam bem! Um Prefeito eleito que pra quem conhece despensa comentários em relação a defesa de bandidos perigosíssimos e um veriador traficante eleito com o maior numero de votos, os senhores esperam o que? Ta de sacanagem comigo né xerife? que Deus abençoe a todos.....

    ResponderExcluir
  12. No 15 BPM as pistolas e os coletes chegaram, agora até o momento não estão servindo de nada, pois estão bem guardadas, enquanto tem DPM que só tem duas, três armas e uma ainda não presta,talvez estão esperando um bando de assaltante ir lá e pegarem, pois tem horas que só tem um PM de serviço na UPM. Enquanto isso tem muitos Sd's andando desarmados pegando carreira de vagabundos

    ResponderExcluir
  13. È compreensível o manifesto do Cmt do 2º BPM, pois responde por cargo de confiança da cota dos Marinhos junto ao Governo do Estado, mas sem sustentação pois aqui em Caxias temos policiamento de motos e quando se faz prisões que é rotina do dia-a-dia aciona-se uma vtr que dispõem de xadrez pra fazer a condução até a Delepol, o problema que entra CMt sai Cmt e permanece a cultura de vtr nova ficar no pátio do BPM pra carregar oficial pra lá e pra cá, há poucos dias as vtr eram deslocadas da area de atuação pra levar e trazer oficial pra academia que fica a 200 metros do quartel do 2º BPM

    ResponderExcluir
  14. Parabens aos policiais militares do 3º BPM e ao Cmt da UPM pela atitude de reservar uma arma para cada PM, ainda que apenas reservada já é grande passo visto que na PC que também é subordinada a Secretaria de Segurança, a arma é cautelada para o policial

    ResponderExcluir
  15. Parabens ao Maj Jurandi Cmt do 2º BPM, por ter colocado pra trabalhar nas ruas meia duzia de PMs que no comando passado ficavam nos corredores apenas babando e fazendo fuxico, melhorou mas ainda tem gente sem fazer nada no BPM, mas o melhor que o Maj Jurandi fez pelo 2º BPM foi ter transferido um certo oficial que juntamente com sua família vendia de tudo para o BPM de maneira superfaturada fato comprovado e de conhecimento de todos no 2º BPM

    ResponderExcluir
  16. pq o nosso comandante geral nao autoriza a caltela dessas pistolas para os policiais militares? sera que somos tão desprerarados assim? sera que os policias civis são melores qualificados que os pms? sera que o nosso comandante não percebe a fragilidade dos nossos quarteis? minha preocupação e que numa tentativa de roubo dessas armas em qualquer um de nosssos quarteis tenhamos baixa de qualquer um de nos. na minha umilde visão essas armas(pts)estão mas seguras se distribuidas com os policias.Afinal somos qualificados para usa-las. Não é uma critica e sim uma sugestão ao nosso líder geral.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos