segunda-feira, 22 de outubro de 2012




Sgt M. Lima(3º BPM)
A promoção é uma das coisas que todo funcionário espera ao longo de sua carreira é uma ascensão na carreira funcional de todo servidor. Um ato de promoção trás no funcionário uma alegria estampada no rosto. Por que promoção implica em valorização, reconhecimento e um saldo pecuniário nos contracheques.

Na caserna militar isso não é diferente e tem uma diferença com relação aos demais funcionários, pois promoção significa também poder, antiguidade e uma relação entre superiores e subordinados, talvez depois da hierarquia e disciplina a promoção deve ser a terceira coluna da vida castrense. 


Pela promoção se comete os piores devaneios, acordos muitos deles escusos, fraudes, manipulação e coisas desse tipo. Como a questão gera poder, mando e desmando vale tudo por uma promoção. Claro que esse é o lado podre das promoções.

Além de todos esses adjetivos pejorativos que envolvem o universo de uma promoção, há também o grande fator políticos que é o que prepondera em todos os casos e níveis. É como se para cada promoção existisse um pai político no meio, no qual seu filho ou afilhado depende exclusivamente de seus favores.

Os critérios de promoção são: Antiguidade, merecimento, bravura e post-mortem, claro que esse último ninguém que, porém os demais são disputados no murro. Esses critérios já estão ultrapassados e acabou se tornando uma babel, no qual os agraciados geralmente não são os merecedores de fato e de direito, toda via os merecedores verdadeiros não tem os favores de seus vassalos.

As promoções sofre um trauma de coma profundo nas instituições militares do Maranhão. É de conhecimento de todos que para se ganhar uma promoção as vezes tem que se submeter as mais variadas situações. Há casos de promoção que se torna até cômico, que dá até pra ri, mas é a pura realidade. Tem promoções que foram efetuadas somente num abrir e fechar de portas de autoridades, outras somente por servir um cafezinho, tem gente que foi promovido tão somente por motivos extraterrestes, o caso é doído para quem aguarda à anos a sua tão sonhada promoção.

A promoção por merecimento é tão escandalosa que ninguém já nem liga mais para isso, por que o merecimento deixou de ter mérito para entra a figura do clientelismo, apadrinhamento, bajulação e tudo que é vergonhoso no meio de uma instituição militar. Quem tem maiores tentáculos esse é que vai, ou seja, a grande idéia é que todos tenham um padrinho político para as promoções chegarem. Por que do jeito que as coisas estão as espumas incrustrada de saliva das bocas tem que funcionar bem e junto dos padrinhos.

A outra promoção a da Bravura é o estorvo dos militares. Se a anterior é escandalosa, essa é vergonhosa misturada com a depravação total dos critérios de promoção. Quantos e quantos já não foram promovidos de forma bizarra com a dita bravura, a lei é clara, todavia se usa de artifícios e malicias desprovidos de qualquer senso de justiça, o que era pra ser um ato heroicos tornou-se uma ato melancólico. As promoções por bravura perdeu-se totalmente do rumo certo. Atos de bravuras notórios e dignos de promoções foram jogados no lixo, que o diga o Sgt M.Lima do 3º BPM em Imperatriz.

O caso aconteceu com a prisão do Joaquim Laurixto um dos homens mais procurado pela Polícia do Maranhão, pela morte do delegado Estenio Mendonsa na década de 90. Esse homem de pequeno porte, todavia um dos exímios militares do 3ºBPM conseguiu achar o local exato no criminoso. A história foi nos passada por quem esteve na operação.  

A polícia montou uma grande operação para prende o criminoso, as informações apontavam que o elemento estava no hotel fazenda a 10 Km de Imperatriz. Procuraram esse homem igual se procura uma agulha no palheiro e nada de encontrá-lo, mas uma coisa ninguém sabia que na guarnição havia o Soldado M.Lima, hoje 3ª Sargento, com um faro apurado procurou em um local que todas haviam desprezados e já abatidos e frutados sem localizá-los. O grande soldado M.Lima se encurvou e olhou o dito em baixo da cama de um dos quartos, para surpresa de todos era o elemento procurado, se não fosse a habilidade e o faro policial do militar, ainda hoje talvez  o criminoso estaria solto. Só lembrando, Joaquim  Laurixto foi assassinato em São Luís, na manhã do dia 29 de outubro de 2008. Bem para finalizar os méritos dessa operação ficaram para os comandantes da operação, mas o grande policial militar, nem uma medalha ganhou, esse sim merecia ganhar uma promoção por bravura, mas como o militar não tem padrinhos conseguiu suas promoções no peito e na raça.

Isso é apenas para ilustrar o quanto temos que avançar no quesito promoção, por que da forma que está é totalmente injusta e desmerecedora. Quantos já não passaram na frente somente por ter uma medalha Brigadeiro Falcão, que contempla somente os peixes dos peixes, nós mortais jamais poderemos ter o prazer de obtê-la, por que isso depende de muito apadrinhamento.

As promoções de 2012 estão as portas, mas a grande incógnita é saber quem vai ser promovido. O que se vê são apenas promessas e promessas e nada de concreto, já publicamos e noticiamos por diversas vezes a criação de 5 batalhões que até agora não saiu do papel. Não se sabe quem vai ser promovido e quantos serão os felizardos.

Isso está gerando uma especulação tremenda, vejam só.

Em uma promoção você tem que desembolsar pelo menos R$ 300 só de exames, os aptos faram o teste de aptidão física(TAF) só ai já deve ficar no caminho uma dezena. 

O militar no caso das praças para fazer bonito para sua família compras as lapas(divisas), insígnias, apetrechos, túnicas, sapatos etc etc e tal. Muitos deles empenham uma boa parte dos proventos só nessas compras, mas todos estão dando um tiro no escuro, por que ninguém sabe quem serão os agraciados, geralmente em épocas anteriores a lista final era entregue somente na véspera, mas com o mundo cibernético pelo menos essa lista está sendo liberados dias antes, contudo ninguém sabe de nada.

O mistério é saber quem vai e quem não vai, eis a questão.

A decepção, a frustação será grande quando aqueles que com toda empolgação já compraram tudo e não serão contemplados. 

A expectativa gerada levam os militares a crê que serão promovidos, porém se os batalhões não saírem o choro e ranger de dente será grande, fora o prejuízo financeiro, emocional, motivacional e por aí vai.

 Mas minha torcida é grande para que esses benditos batalhões com as 2000 mil vagas prometidas sejam realmente efetivados. Por que somente com valorização é que o militar se sentirá melhor, isso não é lenda é fato.

CB Ebnilson

13 comentários:

  1. - Gostaria de ver o senhor lendo uma partitura para justificar sua promoção de cabo da banda, pois para ser da banda de música a regra é que tem que ser músico, o senhor é recruta de inclusão igual a mim, fez concurso para ser soldado e já é cabo sabemos de que maneira.... agora vem falar de vergonha......

    ResponderExcluir
  2. OFICIAL X QUALIDADE

    É MUITO BAIXO NÍVEL DOS OFICIAIS DA PMMA, ISSO REFLETE QUE A MAIORIA ENTROU PELA JANELA OU SÃO R2; NÓS VAMOS TER QUE ESPERA UNS 150 ANOS PARA PODER MELHORA A QUALIDADE DOS OFICIAIS DA PMMA.

    EX: RECENTEMENTE UM OFICIAL FALOU Q O PRAÇA NÃO PODE TER A SEGUNDA FOLGA PQ FAZ BESTEIRA(ROUBA).

    ResponderExcluir
  3. TIMON 11BPM.

    ABRE O OLHO MAJ. MEDEIRO, O SR. FICA VALORIZANDO CERTOS GRADUADOS QUE NA VERDADE SÓ ATRAPALHA O SERVIÇO DE QUEM REALMENTE TRABALHA DE VERDADE,VEJA SÓ, VÁ NA COMP E PERGUNTE AO SARGENTEANTE PQ NINGUÉM Q TRABALHAR COM AQUELE GRADUADO ENROLADO E MEDROSO.

    TODO MUNDO SABE EM TIMON Q ELE SÓ É GRADUADO PELA SUA ANTIGUIDADE, MAIS NÃO TEM COMPETÊNCIA DE NADA, AO INVÉS, DE AJUDAR VAI É ENROLAR O SERVIÇO.

    ResponderExcluir
  4. O Laurixto oferceu dinheiro pra ele ficar calado e ele não aceitou. Contrário do q vc falou, quem esteve direto na Operação não levou méritos e sim outros.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ebnilson pela matéria, ela é a pura realidade de nossa Polícia. Infelizmente, se não forem criados os Batalhões, muitos bons Policiais, digo bons me referindo aqueles que trabalham e não são babões, irão ficar frustrados e, com certeza, desmotivados para o serviço, o que péssimo para a população.

    ResponderExcluir
  6. Caro Cb. Ebnilson, sou /07 em Imperatriz, fiquei surpreso e ao mesmo tempo decepcionado, ao saber que haveria um "TAF", onde somente alguns da minha barra realizaram o mesmo. Não houve qualquer divulgação no mural do quartel, nem na rádio peão, o que me faz acreditar que somente alguns escolhidos foram agraciados com a noticia. Ora, para realizar o referido TAF, o candidato deverá apresentar os exames médicos exigidos para tal fim, ou seja, não foi coisa de última hora, mas sim planejado. Nesse caso, se confirmada a abertura dessas vagas para promoções e esses 07's forem assim promovidos, pergunto, cabe ação judicial, já que não houve a devida divulgação desse "TAF"?!

    ResponderExcluir
  7. é a mais pura verdade isso ai. quem escreveu tem conhecimento. olha a ocorrência do sgt nascimento em açailandia, até a imprensa classificou como bravura, acho que o documentos dele já devem ter ido pra o lixo, pois o mesmo não tem padrinho politico. esse é só mais um exemplo.

    ResponderExcluir
  8. Caro anônimo, primeiramente vc não sabe vou lhe dizer, não fale sem saber das coisas. Desde quando corneteiro tem que lê partitura, sou corneteiro e não músico. Fiz um curso de corneta de 5 meses em 2006, passei por uma junta de três oficiais músicos, um do exército, da PM e BM, inclusive fizemos uma prova escrita. Não sei qual é a sua frustração com relação a isso, em dezembro sou o mais antigo para ir a sargento corneteiro. Meu irmão procure fazer sua parte, se sou cabo é por mérito se vou a sargento é por mérito também, nunca bajulei ninguém, e não tenho peixe e nem tubarão. Agora se vc não procurou ser um especialista, me pouco desse comentário medíocre.

    ResponderExcluir
  9. Preto, vc entendeu o que eu falei, quando me referi aos comandantes da operação vc sabe muito bem de quem estou falando, e quem ganhou todos os méritos.

    ResponderExcluir
  10. caro ebnilson, somente para informar: os toques de corneta tem manual de toques, marchas e hinos das forças armadas, escritos em partituras.
    portanto o conhecimento da leitura musical é muito importante, devido a uma gama muito grande de toques de corneta, o que torna muito difícil a sua memorização, um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Caro companheiro, sei que a partitura é importante e tem em todos os manuais de corneta, porém como guitarrista que sou tive uma facilidade de aprender somente ouvindo os toques, não discuto essa questão.

    No meu caso aprendi sem ler partitura. Valeu pelo comentário.


    ResponderExcluir
  12. eu estive na missão de captura de joaquim laurixto, e o que estar postado e verdadeiro, só mais uns dos detalhes o atual seretario de segurança e sua equipe fizeram a busca no local e não encontraram o criminoso,e o experiente radiopatrulhiano sgt m lima,teve a curiosidade de verificar detalhadamente e conseguiu localiza-lo, e tem mais a equipe do gta comandada por aluizio simplesmente tomou laurixto das mãos do sgt m lima e rumou para imperatriz para apresenta-lo a imprensa,e assim colhendo todos os meritos da operação,( a operação se deu as margens do rio araguaia no municipio) de picarra no pará.e quem quizer saber de mais detalhes procurem quem esteve na missão.

    ResponderExcluir
  13. Me desculpem, questionarmos a competência ou a promoção, ou trabalho do Ebnilson é estarmos sendo pequenos demais. só o fato deste blog já ter lhe rendido várias punições ainda a serrem cumpridas e outros transtornos e continuar com o mesmo, já é ser um grande herói. Coloquem as suas caras a tapas e criem um blog nestes moldes a favor dos praças e vejam os resultados, tem q continuar apanhando.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos