sábado, 6 de outubro de 2012



A informação chegou a este blog por meio de várias denuncias feito pelos militares que se sentiram prejudicados no aperto das escalas de serviço.

De acordo com os denunciantes os militares estariam numa escala de 24 de serviço por 48 horas de folga. Até aí tudo bem, o grande problema é que houve uma mudança súbita nas escalas de serviços, deixando a folga dos militares reduzidas somente a 24 horas e não as 48 horas como prevista pelo comando da Polícia Militar. Só para exemplificar: Os militares estariam escalados nesta sexta de 24 horas e no domingo de 12 horas, ou seja, a folga de 48 horas foi só um sonho de verão.


O mais grave ainda é que houve um descumprimento da ordem do Comandante Geral da Polícia Militar. 

O Comandante Geral da Polícia, Cel. Franklin Pacheco, publicou uma portaria de nº 051/2012 cuja redação diz que as escalas seriam de 24 por 48 horas. 

Art. 1º -  Determinar, em caráter excepcional, que as escalas de serviço dos policiais militares no período de 05 a 09 de outubro de 2012 sejam de 24 horas trabalhadas por 48 horas de folga, na capital e interior, em razão da grande mobilização de efetivo para as eleições.

Art. 2º - Determinar que os Diretores, Comandantes do CPI, Comandante do COM, Chefes Seções do EMG e demais Unidades não subordinadas, adotem a referida escala de serviço, verificando a possibilidade de posterior compensação da folga, caso possível.

Não resta nenhuma dúvida quanto a determinação das escalas de serviço no período supracitado, todavia não é isso que está acontecendo com militares do 9º BPM.

Boa parte dos militares que estão de serviço na sexta-feira(05/10) estarão também escalados no domingo(07/10), tendo uma folga somente de 24 horas o que contraria a portaria do Comandante Geral da PMMA.

Tentamos apurar o caso para vê de quem seria a responsabilidade do descumprimento da determinação da portaria do Comandante Geral. Segundo um dos militares responsáveis pelo serviço nos falou que houve um erro no CPM, “ as escalas foram enviadas para o CPM(Comando de Policiamento Metropolitano) na data prevista, foi cometido algum erro que não sei explicar qual foi que os militares foram escalados no domingo” disse o responsável.

Ele ainda disse que a portaria chegou após as escalas feitas e que nada mais podia fazer para reverter o caso.

Aqui vale algumas considerações: Primeiramente, a portaria está datada do dia 02/10, o memorando Circular nº 127/2012 foi datado do dia 03/10 e está assinado pelo comandante do CPM, ou seja, todas as unidades tinham ciência desta portaria, agora o que deve ser apurado  é a responsabilidade, alguém errou e deve ser esclarecido os fatos que motivaram esse erro grotesco. Segundo, quem vai paga as diárias desses militares aja visto que todo planejamento financeiro já fora executado?

 Parece que o erro veio do CPM por algum motivo. Mesmo por que o 9º BPM a sua missão era a de enviar o efetivo e isso foi feito, e as escalas foram feitas pelo próprio CPM deixando com isso  muitos militares no prejuízo, porque além de não gozar da sua folga ainda corre o sério risco de não votar para os seus candidatos, conversamos com um militar e ele demonstrou uma total indignação com essa situação.

É preciso que o Comandante Geral da Polícia possa apurar esse erro, por que sua determinação não está sendo cumprida, com isso deixando dezenas de policiais sem o direito de exercer sua cidadania, isto é muito grave. Abaixo a portaria.

CB Ebnilson

PORTARIA

14 comentários:

  1. EBNILSON,
    AQUI NO 2º BPM, TAMBÉM NÃO ESTÁ SENDO RESPEITADA ESSA PORTARIA DO SR. COMANDANTE GERAL, A MESMA NEM FOI DIVULGADA PARA OS POLICIAIS MILITARES, ESTANDO AS ESCALAS DE SERVIÇOS DE 24x24, OU SEJA, QUEM TRABALHOU NA SEXTA-FEIRA ESTÁ ESCALADO PARA DOMINGO, SÓ FOLGANDO NO SÁBADO, E ALGUNS QUE ESTÃO NO SÁBADO IRÃO TRABALHAR NA SEGUNDA-FEIRA DE 24 HORAS. ISSO É UM ABSURDO. ALGUÉM TEM QUE RESPONDER POR TAIS FATOS.

    ResponderExcluir
  2. lógico que isso tudo é planejADO JUSRAMENTE PARA IMPEDILOS DE VOTAR AFINAL SAO CEIS MIL VOTOS QUE QUE NOA VAO PARA O OVBERNO

    ResponderExcluir
  3. TRISTE É O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO CORPO DE BOMBEIROS DO MA, POIS ESTÃO PAGANDO ÀS 24 HORAS DE SERVIÇO PARA VIGIAR URNAS POR APENAS 30,00 REAIS!!!!

    ResponderExcluir
  4. Não só no 9ºBPM como no 5ºBPM tambem, essa novela nunca vai acabar, é como o desenho caverna do dragão, é sempre a mesma coisa, e dinheiro que é bom...

    ResponderExcluir
  5. O que fiquei sabendo foi que teve gente que disse: diária tá paga, foram 3 diárias. Então tem que trabalhar os 3 dias.

    Pior, no caso de quem estava em férias, o próprio estatuto da PMMA, art 80, parágrafo 4º diz que as férias não podem ser suspensas exceto naqueles casos que todos conhecemos. Mas as minhas foram. Eleição tem a cada 2 anos, então, se deve planejar antes (e muito) de cada eleição a distribuição do efetivo.

    Aí, minha unidade, a DAL, suspende minhas férias e ainda por cima conta errado. Dizem que para cada dia de férias suspensa, dão mais 1. Só que para a DAL (e não culpo quem contou, talvez tenha cometido o equívoco pela pressão de alguém ou por desconhecer o que fala a legislação, eu, inclusive não conheço, só ouço falar) eu estou com férias suspensas do dia 02/10/2012 a 09/10/2012 (aí pediram pra prolongar até a quarta, dia 10/10/2012 porque quem viajou só se apresenta na quinta, dia 11). E empurraram minha apresentação (que deveria ser, se estivesse gozando férias normal, dia 15/10/2012) para 22/10/2012, ou seja, trocaram 7 dias por 7 dias (disseram que vão recontar, só não sei quando), quando pelas minhas contas:

    --> Ainda tenho 13 dias de férias;
    --> do dia 3 até dia 10 são 7 dias;
    --> 7 dias a mais pelo trabalho durante as férias;

    TOTAL: 13 dias de férias que ainda não gozei + 7 dias por ter trabalhado nas férias = 20 dias, portanto, devo me apresentar pronto dia 31 de outubro do corrente. Confere ou estou errado?

    Rossini
    SD PM 790/07
    CIS - DAL

    ResponderExcluir
  6. EU TO MUITO CANSADO DESSA POLICIA MILITAR E NAO TO MAS NEM AI PRA ESSES DONOS DA PM, POIS A PIOR COISA QUE EU FIZ FOI TER ENTRADO NESSE SERVIÇO DE ESCRAVIDAO SEM NENHUMA VALORIZADÇAO...SO NA CAIU FORA AINDA PQ NAO QUERO FICAR DESEMPREGADO PQ AI SERIA MUITO PIOR...TO ESTUDANDO PRA CAIR FORA DISSO E CONSEGUIR A MINHA LIBERDADE. E PODEM ESQUECER DE PEC300, UVR PLANO DE SAUDE E ETC...

    ResponderExcluir
  7. EU TO MUITO CANSADO DESSA POLICIA MILITAR E NAO TO MAS NEM AI PRA ESSES DONOS DA PM, POIS A PIOR COISA QUE EU FIZ FOI TER ENTRADO NESSE SERVIÇO DE ESCRAVIDAO SEM NENHUMA VALORIZAÇAO...SO NAO CAIU FORA AINDA PQ NAO QUERO FICAR DESEMPREGADO PQ AI SERIA MUITO PIOR...TO ESTUDANDO PRA CAIR FORA DISSO E CONSEGUIR A MINHA LIBERDADE. E PODEM ESQUECER DE PEC300, UVR,ad PLANO DE SAUDE E ETC...

    ResponderExcluir
  8. Amigos estava de 24h tbm na sexta-feira e tinha colégio com 03 e outro com 04 policiais..ou seja a escala que estava no 1bpm estava eu e mais outro Pm ..ae chegou um PM do 6BPM dizendo que estava tbm escalado no mesmo colégio que nós..e que na escala do 6Bpm estava nós 03.Mas como pode isso ? A escala do CPM não é somente uma?mas a escala do 1BPM estava diferente da do 6Bpm..como pode ?Dae vcs tiram como esta uma bagunça estas escalas.

    ResponderExcluir
  9. e como um ex comandante meu falou uma vez: "NAO ADIANTA OVO BRIGRAR COM PEDRA, PORQUE ENTRE A BRIGA DO MAR E O ROCHEDO QUEM SE ARREBENTA É SEMPRE O CARANGUEIJO"


    ass: sd pm 2002

    ResponderExcluir
  10. BOMBEIRO TE INFORMA NO TRE.O SERVIÇO É PAGO PELO TRE..E NÃO O BOMBEIRO...ALGUEM DEVE TA GANHANDO

    ResponderExcluir
  11. Ora, 30 reais por doze horas de serviço. isso é um absurdo.

    ResponderExcluir
  12. EBNILSON,
    SE QUERES UMA PROVA QUE O COMANDO TE PERSEGUE, BASTA PEGAR AS ESCALAS DO 2º BPM QUE TU TERÁS PROVAS DA PERSEGUIÇÃO QUE TODOS NÓS SOFREMOS.,

    ResponderExcluir
  13. até quando vamos ser caragueijo, se tivermos união deixaremos de ser e passaremos a ser mar, hoje temos muitas brigas, muitos praças na justiça mas ainda nos falta união, proteger homem a homem em busca de nossos direitos.

    ResponderExcluir
  14. vamos eleger nosso candidato a vereador para ter voz e representação ..depois vão ficar reclamando nos BLOGS,que estamos jogados.A HORA É AGORA VAMOS VOTAR...

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos