terça-feira, 18 de novembro de 2014
Assembléia Legislativa 

São Luís foi palco na tarde de ontem (17/11), no auditório da Assembléia Legislativa, do I simpósio Brasileiro sobre modernização da Segurança Pública.

O evento teve como objetivo discutir de forma mais consubstanciada as celeumas da Segurança Pública no Brasil e suas contradições, principalmente trazendo a baila o novo modelo de Segurança Pública que é a proposta do Ciclo Completo das policias brasileira, dando ênfase maior na PEC 51.

Diversos setores ligados ao Sistema de Segurança Pública, bem como profissionais da área, estiveram presentes e representando as instituições policiais brasileiras. 
Marcos Bonfim, policial americano 
O Simpósio foi organizado pela Federação Nacional dos policiais Federais e contou com a participação de palestrantes nacionais e um estrangeiro que discursaram do ponto de vista político e institucional as problemáticas da Segurança Pública no país. 

Compareceram as seguintes entidades, representantes e autoridades do mundo civil e militar: Coronel Sá(CPAMII), Coronel Alves(CPM), Major Aritanã(CMT Do 6º BPM), Major Diógenes( CMT do 13º BPM), TC PM Celso, Associação de Caxias(Sgt Oliveira), ASPOM-Timon(Sd,s Leite), Jean Marry(Associação dos Bombeiros), Cb Mendonça(ASSEPMA), Associação das Esposas(Josy e prof. Fernando), Guardas Municipais de S. Luís e S. José de Ribamar, Sgt Ebnilson do Blog do Ebnilson, Cb Celso de Imperatriz e o Ministério Público estadual. 
Aprovados da polícia militar 
Também estiveram presentes no evento os aprovados do concurso da Polícia Militar: Salomão e Abreu. 

Luís Boudens(Policial Federal), Cabo Campos e Procurado da República (Janaci Ascari)
Entre os palestrantes estavam: Marcos Bonfim, Xerife de Polícia da Carolina do Norte dos Estados Unidos; Procurador da República Alexandre Camanho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República; Procuradora da República de São Paulo Janaci Ascari; Luís Boudens, Vice-Presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais; Sub Tenente Gonzaga, deputado federal-MG; Deputado eleito Cabos Campos, deputado federal eleito Aluísio Mendes e os organizadores na pessoa do Agente Federal Danilo.

O auditório lotou com a presença de dezenas de policias de todos os órgãos da Segurança Pública: Polícia Federal, Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Ministério Público. 
Cb Campos na tribuna 
O policial Norte Americano Marcos Bonfim, que é brasileiro, deu início à abertura do simpósio. Ele contou de suas experiências na polícia americana e apontou algumas situações que considera vital para o tipo de polícia que queremos.

Bomfim, disse que nos Estados Unidos a polícia é descentralizada e a inclusão de membros nas agencias policias passam por uma rigorosa seleção. “Queremos pessoas que querem servi a sociedade”, disse o policial americano. Por lá segundo ele, a “coisa é democrática”. Na visão de Marcos, as policias devem ser descentralizada para que não aja disputa de poder.
Guardas municipais, Cabo Campos, Aluísio Mendes e a Procuradora da República Janaci Ascari
Para o Procurador da República Alexandre Camanho, que fez duras críticas ao modelo atual das polícias e aos inquéritos policiais, falou que o país “ insiste em coisas que já deveriam ser exumadas”, referindo-se aos inquéritos policias. 

Ele fez uma comparação anacrônica com os modelos de policias que vigoram no Brasil, no qual caracterizou o Estado brasileiro policial no verdadeiro modelo retrógrado de estabelecimento das forças de segurança. De acordo com Alexandre, o país ainda vive num modelo anterior a Revolução francesa, que a velha ordem estava divida nos três Estados: Primeiro (Rei), segundo(Clero) e terceiro(Plebeus). Para o procurador, o país está arraigado nesses estamentos e que é preciso uma mudança profunda.

Outra palestrante que não poupou palavras e teceu duras críticas aos inquéritos policias, foi a Procuradora da República de São Paulo Janaci Ascari, ele não perdoou e apontou o inquérito policial como um dos grandes males nas falhas das investigações e nas elucidações de crimes. 

O deputado Federal de Minas Gerais, Sub Tenente Gonzaga, ampliou a discussão com a temática da desmilitarização e criticou veementemente os atuais regulamentos nas policias militares do Brasil. 

O Cabo Campos fez mais uma referência local e contou um pouco das suas experiências enquanto policial militar e militante dos movimentos grevistas dos militares do Maranhão. 

Os grandes eixos temáticos convergiram para o Ciclo Completo das policiais brasileiras que consta no Projeto de Emenda Parlamentar nº 51.

Em outras matérias vamos nos aprofundar nas discussões debatidas no Simpósio como: As PEC,s nº 51(Ciclo Completo), nº 102(Unificação das Policiais), nº 423 (Desmilitarização) e outras.

Bem o primeiro passo foi dado, só poderemos alcançar uma polícia mais justa, igualitária e democrática com debates nessa envergadura, que com certeza quem participou notou a importância do evento.

Fotos do Simpósio






Policial americano Marocs Bonfim 











3 comentários:

  1. sabe me informar se os sub judices que concluíram o curso de formação serão nomeados pelo novo governo?

    ResponderExcluir
  2. Sgt. Ebnilson, sabe informar se os sub judices que concluiram o curso de formação serão nomeados pelo novo governo?

    ResponderExcluir
  3. PQ UMA PM DO TEMPO DO IMPÉRIO!!!!

    QUAL É O NOME DAQUELE CEL Q FALOU Q O PM NÃO PODE TER FOLGA, SE NÃO FAZ BESTEIRA!!!!! QUAL O NOME DAQUELE CEL Q FALOU Q O PM TEM Q TER 02 EDUCAÇÃO FÍSICA E UMA FORMATURA POR SEMANA, SE NÃO FAZ BESTEIRA...

    PRECISAMOS MUDAR PRIMEIRO ÀS PESSOAS DEPOIS A PM, TEM MUITA GENTE NA PM COM O PENSAMENTO DO TEMPO DA PEDRA, NUNCA VAI EVOLUIR...

    SEUS DIAS ESTÃO CONTADOS NA PM, PEC 51 JÁ!!!!! NÃO EXISTE ESSA DO MÉDICO NO MEIO DA OPERAÇÃO PARAR, E PASSAR PARA OUTRO MÉDICO TERMINAR... É UMA METÁFORA!!! ISSO É O Q OCORRE NA SEGURANÇA PÚBLICA!!!!

    FICO FELIZ, PQ SOCIEDADE ESTÁ MUDANDO TODO SEGUNDO, O NOVO SEC DE SEGURANÇA O HOMEM DE PESAMENTO MODERNO VAI TER MUITA DOR DE CABEÇA COM PM, SÓ VAI ENCONTRA...

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos