sábado, 22 de novembro de 2014


Em menos de 72 horas, após o assassinato do Cabo PM Batista em Balsas, morto na última quarta-feira(19/11), a tragédia toma conta novamente dos policiais militares do Maranhão, dessa vez, um duro golpe que vitimaram dois guerreiros de forma violenta, covarde e cruel. 

Os soldados recém formados John David Chapuí Araújo, e José David Sousa Silva, não chegaram a completar um ano de serviço ativo e já tiveram suas vidas ceifadas de forma violenta.

Já foram 13 policiais militares executados no ano de 2014, até o presente momento. Não sabemos onde tudo isso vai parar. 

É inconcebível, nos dias de hoje, policiais militares estarem desarmados, pois o sinistro pode acontecer a qualquer momento. 

São Luís tornou-se uma Ilha do medo e terror e não há nenhum lugar seguro na Região Metropolitana da Grande São Luís.

Pelas informações que estão repassando nos grupos de watsapp,s, dos militares da capital, somente um PM estava armado do grupo de três policiais. Vejamos uma mensagem que está rolando nos watsapp,s.

A situação ocorreu da seguinte maneira:

“Três PM,s estava bebendo na casa de um deles(pelo visto do lado de fora). Um dos PM,s estava na parte interna no momento[da ação], Três malas[marginais], apareceram  em um [carro] celta, preto atirando. Só um PM revidou, por que ele estava armado. O saldo foi negativo 1x2 [um bandido morto e 2 PM,s mortos]... Quando o outro [PM]  saiu ao ouvir os tiros, os 2 caras já iam empreendendo fuga no celta...Informação do local agora. Por tanto não foi assalto, sim execução.” 

Como a nota informa os dois policiais assassinados estavam desarmados, somente o que estava na parte interna da casa revidou, pois pela mensagem ele estava armado. 

A pergunta é saber por que eles estavam sem armas? Não foram cauteladas e por quê? São erros crassos que jamais podemos nos esquecer, pois se eles realmente estavam sem armas, alguma coisa aconteceu.

Temos recebidos muitas reclamações dos novatos, dizendo que alguns Comandantes de Unidades da  Região Metropolitana não querem cautelar armas para eles, isso não pode acontecer em hipótese alguma. Independe se são novatos ou antigos todos estão em perigo. Isso tem que acabar.

 Por diversas vezes publicamos que há uma portaria do Comandante Geral que disciplina a cautela permanente de armas para os policias militares da ativa e inatividade do Maranhão. PM em São Luís jamais poderá andar desarmado, principalmente nessa Faixa de Gaza que São Luís se tornou.

A maré não está para peixe. Não podemos brincar com nossas vidas que está em risco permanente. 

Esses guerreiros foram executados violentamente, concordo plenamente que não foi assalto, sim uma execução sumária. Quem fez o serviço, sabia que havia no local policias militares.

Infelizmente ainda há muitos PM,s que estão desconsiderando esses alertas, vejo ainda policias militares fardados em ônibus, motocicletas e ainda nos "bicos" sem coletes, embora sabendo do risco iminente. Nossa vida está em perigo, não vamos brincar e achar que não estamos numa guerra. Os policias do Maranhão viraram caças, em vez de caçadores. 

Até quando vamos assistir irmãos sendo executados? Vamos dar um basta  nessa situação, pois não aguentamos mais velórios de companheiros. Não podemos apenas assistirmos tudo isso de mãos atadas, sem poder fazer nada. 

Infelizmente estamos perdendo a guerra, o Estado está sendo afrontado e permanece na inércia. Seus homens estão morrendo sem nenhuma proteção. 

Rogo a Deus que nos proteja, pois estamos abandonados à própria sorte.

Vejam a infeliz tabela dos policias militares assassinados em 2014. 

Estatística de assassinato de policiais militares 2014

Cargo/função
Nome
Instituição
Cidade
Data do crime
1
Sd
John David Chapuí Araújo
PMMA
Paço do Lumiar
22/11/
2
Sd
José David Sousa Silva
PMMA
Paço do Lumiar
22/11
3
Cb
Batista
PMMA
Balsas
19/11
4
Soldado
Dos Santos
PMMA
S.Luís
01/11
5
Soldado
Fredson
PMMA
S.José de Ribamar
16/10
6
Soldado
Clenildo
PMMA
S.Luís
14/09
7
Sub-tenente
Garcês
PMMA
Paço do Lumiar
26/08
8
Sargento
Lima Filho
PMMA
S.Luís
06/07
9
Sargento
Francinaldo C. Ribeiro Santos
PMMA
S.Luís
02/04
10
Cb
Lobo
PMMA
S.Luís
05/04
11
Soldado
Idelfonso
PMMA
Imperatriz
12/04
12
Soldado
Alexandre Sales Cunha
PMMA
Caxias
08/01
13
Sargento
Cezar
PMMA
S.Luís
03/01
Fonte: Blog do Ebnilson 



4 comentários:

  1. É uma covardia tanto de bandido a solta pelo estado comparado com o tanto do efetivo policial, infelizmente dois guerreiros tombou hoje.
    Que Descanse em Paz Guerreiros!

    ResponderExcluir
  2. Aqui no 2º BPM, Caxias-MA, está acontecendo que estão colocando apenas 01 (um) PM nos Traillers. Um total absurdo! Esperamos que o novo Cmt olhe para essa situação, já os traillers não tem nenhuma codição de uso.

    ResponderExcluir
  3. Ola anonimo vc nao é obrigado a tirar serviço sozinho num trailler comunique seu cmt imediato e entregue as chaves do trailler. Sua vida é unica...

    ResponderExcluir
  4. As armas não estavam com eles, mas possuiam caltelas, Uma estava até dentro de um carro. É a situação que acontece com muitos de nós, vc deixa a arma distante pq pensa estar em lugar seguro. .. infelizmente a audácia está tão grande que não existe mais local seguro. Nem dentro de casa

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos