sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Na visita política que fizemos ao Sul do Estado, observamos o caos instalado na área da Segurança Pública do Maranhão.

Nas cidades de Imperatriz, Açailândia, Estreito, Carolina, Riachão e Balsas parecem que o tempo parou no Sistema de Segurança. A falta de "infraestrutura" institucional tem deixado um cenário inóspito para os agentes de Segurança e principalmente a população que fica a mercê do caos instalado pela desaceleração do Sistema de Segurança.

A sobrevivência do Sistema ainda só é possível pelos esforços titânicos dos militares que fazem das tripas o coração para a Segurança Pública não cair no precipício.

Comentamos que a falta de efetivo é um dos grandes gargalos das Corporações. Noticiamos a situação dos DPM,s(Destacamentos da Policia Militar) da região do 4º BPM em Balsas, no qual há uma jornada de trabalho de 40 dias de serviço e 5 dias de folga.

Essa denúncia fez um pequeno estardalhaço no Comando do 4º BPM em Balsas. De acordo com a Associação dos Policiais Militares, houve uma reunião entre o comandante do Batalhão e os comandantes dos DPMs para solucionar a problemática. Segundo, o Sargento Filho, presidente da entidade, falou que a bola foi jogada para os comandantes dos DPM,s, o Comando da Unidade determinou que os comandantes de DPM,s procurassem uma saída para essa escalas e fizesse de modo que ficasse bom para ambas as partes.

Isso é apenas um terço da missa, com relação ao efetivo. Quando se fala das estruturas físicas a situação as vezes é caótica.

De cabo a rabo de Açailandia a Balsas, as estruturas das Unidades é de se fazer vergonha, há condições insalubres. O abandono do governo é visível na Segurança Pública, não há um mínimo de investimento para a reestruturação das Unidades Militares, como se diz no jargão popular, “ estão jogados para traças”.

Não se vê pelo menos o dedo ou a força de algum parlamentar com emendas destinadas as reformas. Os Comandantes das Unidades tem feito o possível e o impossível juntos com suas equipes e as vezes tem que está mendigando apoio dos empresários locais para dar o mínimo de dignidade para sua tropa. 

Mesmo com todas essas mazelas, os militares têm cumprindo e bem sua missão. Os militares tem combatido a criminalidade, embora as condições não sejam as melhores. Infelizmente todo esse esforço não tem sido compensado pelo governo do Estado, que não está nem um pouco preocupado com a Segurança Pública e muito menos com os servidores militares.

A Segurança Pública no Estado no seu aspecto geral, vai da mal a pior.

Ao longo da semana vamos aprofundar um pouco mais essa discussão da Segurança Pública na região Sul do Maranhão.

Por enquanto isso é só o começo e sem sombra de dúvida temos muito mais, aguardem e fiquem conosco.

Obs: Caros internautas, as vezes estamos demorando um pouco na atualização das matérias devido a nossa campanha eleitoral, pois estamos percorrendo as unidades militares da PM/BM e o nosso tempo tem se tornado um pouco reduzido. Por tanto, peço sua compreensão.

10 comentários:

  1. Se tiver pior que no 2º BPM, então a Segurança Pública está acabada. Aqui nem o Comandante vimos mais.

    ResponderExcluir
  2. NO SUL DO ESTADO????? AQUI EM PEDREIRA E PIOR!!!!!!!!!!!

    LÁ ESTÁ É BOM, AQUI NOS DESTACAMENTO DE PEDREIRA A ESCALA Á 25 POR 05 OU 50 POR 10, SE QUISER!!!!!!!!!!

    É O VAI Q COLAR, NA PMMA É ASSIM. HOJE EM MÉDIA O PRAÇA COM 23 ANOS DE PMMA É SD OU CB. LEI DE PROMOÇÃO OU QUADRO DE ACESSO Q VÃO ABRIR SÓ SE FOR NA CHINA. QUANDO EU FAZER 25 ANOS DE PMMA VOU ENTRA NA JUSTIÇA PEDINDO MINHA REFORMA, VÁRIOS PMS JÁ ESTÃO FAZENDO E CONSEGUINDO NA JUSTIÇA. OS JUÍZES ESTÃO CONCEDENDO LIMINARES. VÁRIOS PMS DE CAXIAS E TIMON JÁ ENTRARAM. NA PMMA SÓ É BOM PARA OFICIAL Q TRABALHA 06 H POR DIA OU 30 H SEMANAIS E DORME TODO DIA EM CASA, IMAGINA NO INTERIOR Q OFICIAL É REI.

    É POR ISSO Q ESSES OFICIAIS QUEREM FICAR NA PMMA 100 ANOS, ATÉ EU!!!!!!!!!!!!! NESSA GARAPA DE SEÇÃO. EU DUVIDO SE TIVESSE TIRANDO P O OU VTR SE QUERIAM FICAR MAS UM DIA.

    PEC 51 JÁ!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.O e VTR não é serviço contínuo de oficial, na estrutura organizacional, oficial e coordenação de ações, ou seja, quanto maior o posto a função passa a ser estratégica. Se fosse o caso ñ haveria praças, só oficial...

      Excluir
  3. Otima matéria ebnilson. Verdade pura. Estão transferindo policiais da área que fizeram concurso, deixando a situação pior ainda mais, isso feito só com o critério da peixada política e depois só sobra para os dpms, de onde são tirados pra cobrir outros lugares. Uma tamanha irresponsabilidade. Temos que ta pedindo combustível, peças, pneus pra viatura, inadmissível no mundo de hoje que o governo gasta bilhões em muitas coisas e não quer gastar nada em segurança. Aos PMS que falam que não vão votar em ninguém, não deixem os outros escolherem seus candidatos, é isso que eles querem, que não votemos nem neles e nem em ninguém. É hora de mudar e mudar muito pela segurança pública e por nós policiais e se não votarmos pra mudar, vamos continuar na mesmíssima coisa e eles achando que estamos gostando e vão continuar fazendo a mesma coisa conosco. MUDANÇA JÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão a mudança acontecerá quando todos nós tivermos a plena consciência que temos que eleger um representante. Estou mepropondo a isso, sabemos que não é fácil, mais acredito que com o apoio de todos que acreditam no nosso trabalho e nossa luta, vamos ser essa pessoa. Conto com vc, Sargento Ebnilson do Blog ou nº 77193. A voz da segurança na Assembléia

      Excluir
  4. No Maranhão pouco se fala nas condições de trabalho, tantos os policias e os candidatos, tem uns bobos que pensam que salário é tudo é por isso que esta a miséria que estamos, não se faz segurança publica sem cuidar de quem a realmente faz, uma outra situação é uma jornada pra uns e outros não, tem policiais que estão aceitando sgt folgar 72hs e cabos e soldados se acabando trabalhando 72hs por semana.

    ResponderExcluir
  5. O pessoal que está trabalhando 25 dias por 5, ou 40 por 10 é pq querem. Ou entao nao sabem que a legislação vos ampara que a cada servico de 24 horas deve se ter uma folga mínima de 48 horas. Tirem seus serviços e vao embora. O problema de efetivo nao é de vocês. Saibam responder as FATD e eles nao poderão puni-los.

    ResponderExcluir
  6. Em Balsas não é diferente,duas viaturas atendendo a quase cem mil habitantes,todas sucateadas,o combustivel tem que ser doado,a população é quem paga por isso,pois tem que escolher as ocorrencias para ser atendida.Muitos policiais desse novo concurso,transferido para suas cidades de origem,atraves de politicos.As 5 viaturas que vinheram,só 01 ficou em Balsas,as outras,os prefeitos puxaram para suas cidades.O comandante do 4° Batalhão,vive o tempo todo viajando,não tem subcomandante,e ainda com 3 policiais a sua disposição,que nunca mais colocaram uma farda,um deles vive no bico direto,sem trabalhar,a disposição dele só na escala.Policiais sendo punido por falar a verdade,pois somos obrigados a mentir e quando fala a verdade,somos punidos com transferencia.Tem muito mais coisas,é só investigar.Balsas,a violencia triplicou,agente tem medo de andar na rua. O jeito é ficar preso em casa. O negocio é ir para a televisão e mentir.Começaram uma obra,que trabalham 3 dias e param uma semana,os trabalhadores são contados.É bom levantar a ficha do mestre de obra.Esse maranhão tem muita corrupção.Seis policiais,que são pedreiros,estão trabalhando em obras particulares deles,em Balsas e São luis.è só investigar.Esse governo só governa para as cidades onde o prefeito é do lado dela.Ela governadora não do maranhão,mas de algumas cidades.Espero que o povo tenha vergonha na cara e tire essa mulher de vez desse estado.

    ResponderExcluir
  7. O Maranhão todo clama por segurança,nao apenas area A , B ou X.

    ResponderExcluir
  8. Concordo. Em Balsas estamos todos reféns, dentro de nossas casas, pois se sairmos viramos alvos da violência, as vezes nem em casa estamos seguros. Que estado é esse? Aqui tem algum governante? Estamos à própria sorte.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos