domingo, 20 de julho de 2014

Está correndo nas redes do Whatssap e facebook a lista de 15 candidatos ao cargo de deputado estadual da PM/BM, dizem que pode haver ainda mais. Vejam a lista:

TC Heron(S.Luis)
TC BM Diana(S.Luis)
Cap Jocenildo(S.Luis)
Ten Costa(S.Luis)
Cb Campos(S.Luis)
Sgt Ebnilson(S.Luis/Imperatriz)
Cel. Melo(Imperatriz)
Sgt Adelino(Imperatriz)
Sd Dauvane(Imperatriz)
Sgt Oliveira(Caxias)
Sgt Conrado(Caxias)
Sgt Muniz(S.Mateus)
Sd Candido(Bacabal)
Sd Calvert(Rosário)
Sgt Cesar(Não identificado)

Com esse número astronômicos de candidatos, a caserna poderá ficar sem nenhum representante, isso mesmo. Talvez alguém pode falar como que você é candidato está sendo tão pessimista. Mesmo sendo candidato, não deixei de ser um critico de nós mesmos. Estou vendo a realidade nua e crua e de certa forma frustrante em todos os sentidos.

Tentamos filtrar o máximo o número de candidatos, articulamos sozinho uma enquete pelo blog no qual venceu o anseio dos militares para um plebiscito, solicitei que as entidades/associações se movimentassem para esse fim, não vimos atitude de nenhuma, pelo contrário houve uma omissão latente de todas as associações com relação a política.

Organizamos uma reunião no dia 06/06, no qual convidamos todas as entidades e pré-candidatos para participarem, contudo apenas 18 foram o número de participantes de 41 convidados.

Na reunião nenhum dos pré-candidatos presentes declinaram ou cogitaram uma coalizão para abdicarem, com exceção do Sargento Ebnilson que dissera que declinaria para um nome que fosse escolhido. 

Defendemos o plebiscito, no entanto fomos voz vencida, muitos dos presentes alegaram que já estavam com suas campanhas nas ruas, demonstrando claramente o seu interesse pessoal, individual e não o coletivo. Quem estiver duvidando do que estamos falando procure qualquer um dos presentes.

Sem acordo, a abdicação ou declinação e com a omissão das associações no processo temos essa triste realidade de termos esse tanto de candidatos que representam uma derrota vertiginosa para comunidade militar.

Aqui entendemos que o processo é democrático e todos tem o direito de se candidatarem, contudo quando se propõe a defender uma classe em primeiro lugar tem o dever de pensarem no coletivo e não nos interesses próprios e individuais.

O que notamos que muitos lançaram seus nomes para tirarem os 3 meses de licença, outros sabem que não chegarão e se candidataram para barganhar algum apoio político ou servir de bucha para candidatos, ou para ganhar uma pontinha de A ou B e sair com o bolso cheio nessas eleições. Tem candidatos militares que saíram apenas para atrapalharem o processo e dividir ainda mais os votos. Alguns enviado pelo governo para não elegermos um militar da base, pois o governo sabe que os verdadeiros lutadores da classe seria uma ameaça para eles no futuro.

A candidatos que nunca sentou sua bunda na luta classista e ainda tem a cara dura e de pau em pedir votos na caserna. Concordo com o slogam “ Polícia vota em Polícia” apenas acrescento que Polícia vota em Polícia que deu sangue pela causa.

Em todo esse bojo e parafernália de candidatos militares tenho plena certeza e convicção que tem os verdadeiros lutadores classistas e que se preocupam realmente com a categoria, esse número é reduzido.

Vamos fazer algumas conjecturas para clarearmos as ideias.

Há um sentimento que temos que eleger um representantes policial ou bombeiro militar para o cargo de deputado estadual, isso é fato. Mais temos 15 candidatos militares. O que fazer? O entendimento é fácil.

Temos elegermos um  militar para Assembléia Legislativa, mais é qualquer militar? Não. O militar que queremos tem que ter alguns pré-requisitos. Quais são?

1º) O militar tem que ter luta classista pelos menos nos três últimos anos, isso que dizer que no mínimo participou das greves da PM/BM. Por que esses deram suas caras a tapa, foram perseguidos pela hierarquia militar; foram presos em detrimentos da causa, tiveram suas vidas internas e externas vilipendiadas em prol da defesa dos policiais e bombeiros militares do Maranhão. Esses tem luta, tem sangue e colocaram seus empregos em risco. Nesses podemos confiar, pois qualquer um deles estaremos bem representados.

2º) Dos 15 podemos notificar 9 militares que tiveram atuação na luta classista nos últimos anos, os demais são aventureiros.

 Ainda o número de candidatos está altíssimo, vamos filtrar ainda mais. Desses 9 militares acredito que todos estão comprometido com a comunidade militar.

Mais vamos usar outro critério: Tendo em vista que desses que são representantes, vamos vê qual o alcance dessa representatividade. Eles tem luta, deram a cara a tapa, foram perseguidos beleza, todavia estamos falando numa candidatura a deputado estadual que requer uma aceitação a nível de Estado.

Bem se pensarmos dessa maneira e com esse raciocínio, chegáremos a um número razoável. Vejamos:

Nesse critério especulativo, poderíamos compreender o valor de abrangência do nome dos candidatos e sua extensão dentro da tropa. Quais seriam esses critérios:

a)    Ter seu nome bastante divulgado e conhecido no meio da tropa a nível de Estado;
b)    O candidato além de conhecido ter uma boa aceitação perante a tropa da PM e BM, com um índice baixíssimo de rejeição;
c)    Volume de estrutura para campanha.

Dessa forma vamos notificar que há apenas 3(três)  candidato militares que preencha o critério da letra “a” e apenas 2(dois) da letra “b”. Sobre o critério da letra “c”, isto deverá ser apresentado pelo candidato, haja vista que não dispomos dessas informações. Pois esse critério é o primordial dentre todos, pois fará com que realmente tenhamos um candidato com potencial de chegar.

Com isso vislumbro apenas 2(dois) que tem reais chances de chegar e disputar no seio da tropa uma vaga na Assembléia Legislativa. Todavia temos que ficar de olho no item “c”, pois esse será decisivo para vitória.
Resta os militares saberem quem são esses candidatos. Terminamos com dois versículos bíblico que traduz tudo que escrevemos:

“Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.” Mateus 12.25.

“ (...)Porque pelo fruto se conhece a árvore.” Mateus 12.33

16 comentários:

  1. Caro Ebnilson Costa Carvalho, acredito que o amigo esteja equivocado, esse grande numero de candidatos a deputado estadual é apenas na PM, pois no Corpo de Bombeiros haveria dois candidatos: eu , TC Diana Serra e o TC Alves, contudo chegamos a um consenso que deveria sair apenas um representante do BM e o TC Alves decidiu me apoiar, portanto eu sou a unica candidata a deputada estadual, do BM. Gostaria muito que isso tivesse acontecido na PM, pois temos condições de eleger 01 representante estadual de cada corporação e 01 representante federal das duas, unidas, contudo sempre fiquei sem voz nas reuniões, pois os militares da PM com raríssimas exceções nunca deram voz para nós bombeiros, sempre se colocaram à frente de tudo contra a minha opinião, pois sempre cobrei dos meus companheiros de farda que nos apresentássemos como voz. O exemplo maior é que nas assembleias sempre cantamos o hino da PM e nunca o do BM , por que? Porque a PM sempre tomou a frente e muitos companheiros nunca ouviram a voz da razão. Quanto a algumas suposições que você está fazendo sobre alguns candidatos e nelas eu me incluo, certamente com referencia à foto que veicula no Face, quero dizer que - não deveria fazê-lo- mas você me concederá o espaço no seu blog para esclarecer toda essa celeuma, quero deixar claro que em momento algum me desvirtuei da causa militar e já dei provas suficientes disso, não é o lado que estou que vai mudar o meu caráter, a minha personalidade está construída, o meu caráter é imutável. A titulo de curiosidade, você sabe quem foi a responsável pelo companheiro de farda Sd PM Leite NÃO perder a farda? Obrigada pela Atenção. Abraços. TC Diana Serra

    ResponderExcluir
  2. Caro Ebnilson, vejo da següinte forma: além de egoísmo e falta de espírito de corpo, conversando com meu irmão que também é SD 2007 chegamos à conclusão que: não votamos em candidatos militares, principalmente oficiais simplesmente porque eles que tem condições de fazer alguma coisa pela tropa não fazem, imagina depois de eleitos? O cara é comandante de unidade ou CIA e nada faz, pelo contrário, só falta matar o pobre coitado do praça, persegue... Depois vem se candidatar falando que vai representar os militares?
    Sou mais votar num praça, mas com essa briga de interesses citada não só nesta, mas em outras postagens (quando se falou em eleger 1 candidato para a tropa e ninguém aceitou), é mais fácil anular o voto ou teclar branco ou ainda votar em candidato não pertencente à caserna.
    Inclua na lista o TC Barcelos e o Maj Donjie (ambos da DAL), pelo menos foi o que me disseram ontem.
    Abraço,
    SD Rossini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro companheiro os oficiais sao candidatos a deputado federal, por isso não incluímos na lista, mais vamos fazer uma materia com os federais.

      Excluir
  3. JÁ SEI O FINAL DESSE FILME. COM TANTOS CANDIDATOS, MILITARES, CONCORRENDO A UMA VAGA NA ASSEMBLEIA, CERTAMENTE, TODOS FICARÃO DE FORA DEVIDO A DIVISÃO DE VOTOS DENTRO DA CASERNA. LAMENTÁVEL

    ResponderExcluir
  4. Apenas lançariam a quantidade de candidatos que fossem possíveis se elegerem por meio dos votos dos próprios PMs e BMs no entanto, dessa forma é possível que nenhum se eleja...

    ResponderExcluir
  5. NO BOMBEIROS TEM A CB BM FEM MARCIA E SGT MADEIRA CANDIDATOS A DEPUTADS ESTSDUAIS INCLUAM NESTA LISTA OK

    ResponderExcluir
  6. Vcs acham q policia vota em policia nunca. Veja tds os cmts de destacamento q são submisso a prefeitos, vcs acham que eles vão votar em quem. Vcs pregam q querem ser representantes da pm/bm, mas é pura mentira. Se v a união de vcs todo mundo querendo se beneficiar. o único militar que exerce mandato é o Deputado Estadual Cesar Pires (Maj R/R Veterinário) Eleito sem nenhum voto de policiais.

    ResponderExcluir
  7. Cadê a união das Praças, só falácia, vivem a criticar os oficiais, mais na hora de se pensar no coletivo, é cada um olhando pro seu umbigo, bando de hipócritas e mesquinhos.

    ResponderExcluir
  8. Cara TC Diana Serra, a senhora não tem ideia do desserviço que prestou para a PMMA ao ajudar esse pústula desse SD Leite.

    ResponderExcluir
  9. kd meu comentario dos dois candidatos a mais no cbmma que não costa nesta lista ebnilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro não lembro desse comentário, mais por favor me envie novamente, pois preciso saber quem são os outros dois bombeiros para eu incluir no lista.

      Excluir
    2. Primeiro quero parabenizar ao blog que é muito visitado, parabenizar a TC Diana por ter dado apoio ao Sd Leite no momento em que este não se encontrava bem.
      Vejo que é muito triste algumas pessoas fazerem comentários tão ofensivo ao mesmo, pois ele não é um pústula, certamente quem seja deve ser essa pessoa desprezível que fez esse comentário horroroso. Não esqueça o invejoso aí (sim deve morrer de inveja porque jamais teria coragem de dar a "cara a tapa" como o Sd Leite) que provavelmente terá acréscimo no seu contracheque dentre outros benefícios e mentalmente estará agradecendo a ele por isso. Mas essas são virtudes de grandes homens o que não é o caso desse frustrado que vem a público tentar denegrir um homem de bem. A sua coleira é imaginária, liberte-se você também. Se manca e vai arrumar outro jeito de chamar atenção.

      Excluir
  10. vc se inclui em qual dos dois lados?

    ResponderExcluir
  11. O QUE PERCEBEMOS COM ESSE GRANDE NÚMERO DE CANDIDATOS A DEPUTADO É FALTA DE UNIÃO ENTRE OS MEMBROS DAS CORPORAÇÕES PM E BM O QUE IRÁ INCORRER MAIS UMA VEZ NA FRAGMENTAÇÃO DO VOTO E CONSEQUENTEMENTE NÃO IREMOS ELEGER NENHUM REPRESENTANTE TANTO PARA A CÂMARA FEDERAL COMO PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, DEMONSTRANDO MAIS UMA VEZ A NOSSA INCAPACIDADE DE AGLUTINAR PESSOAS EM TORNO DE OBJETIVOS COMUNS, DEIXEMOS NOSSAS MÁGOAS DE LADO E NOS UNAMOS EM PROL DAS DEMANDAS DE NOSSA CLASSE PARA ISSO DEVERÍAMOS ESCOLHER APENAS UM NOME PARA DEPUTADO FEDERAL E OUTRO PARA DEPUTADO ESTADUAL, AMBOS COM CONDIÇÕES E CAPACIDADE DE REPRESENTAR OS POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS MILITARES.

    ResponderExcluir
  12. Caro Ebenilson, há 34 anos, ouço falar em união dos candidatos a mandados eletivos, quando chega na hora, a união acaba, pois, o egoismo fala mais alto, já o espirito de corpo, esbarra na promoção pessoal, para obter vantagens a sí próprio e a seus familiares. Tem ainda, aqueles que passaram pela instituição, se reformaram, tiveram oportunidade de fazer alguma coisa pela Briosa e nada fizeram, aí, se lança candidatos e ficam pregando o bom moço, só para lembrar, CEL MELO, foi Comandante Geral, Comandante do CPI, Comandante do CPM e Chefe da casa Militar do Governador Jakson Lago. O que ele fez pela Policia e Pelos Policiais?.

    ResponderExcluir
  13. Ebmilson, vamos andar cai em campo, visite todas as unidades, fale dos seus projetos.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos