quinta-feira, 10 de julho de 2014


Carteira de Identidade dos PM,s 2014, ainda sem previsão

O blog tem recebido diversas reclamações dos PM,s recém formados, os 2014, com relação as suas carteiras funcionais que não saíram ainda. Fomos ao setor de identificação da PMMA para sabermos o porquê de tanta demora, haja vista que já saiu a lista dos nomeados no próprio BG(boletim Geral) da Corporação. Segundo o blog foi informado pelos responsáveis do setor, a demora está em virtude dos sub judice. Vamos tentar repassar o que nos foi dito.

A lista com a classificação e numeração de todos os formando 2014 saiu em BG, todavia com a situação dos sub judice a confecção das identificações está comprometida: como assim? Vamos exemplificar para clarear melhor o entendimento.

Supomos que o formando “X” ficou com classificação e numeração nº 80, devido suas notas durante o curso. O número das identidades segue uma sequencia lógica baseada na classificação de todos os PM, sendo assim o nº 80 terá uma numeração de acordo com sua classificação.

Bem, a lista com a classificação e numeração é dos formando 2014, sem os Sub Judice. Caso a justiça dê causa ganha para os mesmos, eles deverão ocupar uma vaga na classificação, com isso poderá surgir numerações idênticas, causando dessa forma uma confusão  em toda as notas e classificações, mesmo por que não se sabe quais serão as numerações dos sub judice. Em virtude dessa problemática as carteiras só sairão a partir do momento que forem resolvido todas essas pendências, disse o encarregado pela identificação.

Dessa forma, o que podemos compreender é que as carteira de identificação está muito longe de serem entregues, aguardando a decisão da justiça sobre os sub judice.

Com isso os PM,s 2014 estão no prejuízo, pois não podem comprar armas, andar de ônibus gratuito e outras benefícios que exigem a identificação.

Só nos resta solicitar ao Comando da PMMA que possa resolver essa situação, pois os militares já estão a 6 meses sem as devidas identificações.

CFO da PMMA para militares está confirmado, somente com idade máxima de 28 anos

Policiais Militares tem procurado o blog para reclamarem da mudança do edital deste ano do CFO(Curso de Formação de Oficiais), que passou a exigir a idade máxima de 28 anos para policiais militares. No edital anterior, os PM,s poderiam concorrer ao CFO com qualquer idade. Isso tem tirado o sono e a esperança de muitos militares que querem ser oficias da PM.

Fomos atrás das respostas para essa mudança do edital 2014.

Procuramos a DE(Diretoria de Ensino) da PMMA, para sabermos o que aconteceu e o porque desta mudança que pegou os militares de surpresa.

De acordo com a DE, houve uma recomendação da justiça para que houvesse essa modificação. Segundo nos falaram, a justiça entendeu que estava sendo infringido o princípio da isonomia e favorecendo os militares em detrimento das demais pessoas. Com isso houve o cumprimento do edital baseado Estatuto dos Policiais Militares que diz que a idade limite para o ingresso na Corporação é de 28 anos de idade. O Chefe da DE, disponibilizou ao blog todas as documentações comprobatórios, infelizmente devidas alguns imprevistos não fomos pegá-las, mais outra hora vamos colocar para todos terem acessos.

Então é isso. Infelizmente os militares que tiverem mais de 28 anos, estarão impossibilitados de fazer o CFO, contudo recomendamos que procurem a justiça e ingressem com um mandado de Segurança para garantir direitos.

Mais o que nos deixa intrigado é que o Corpo de Bombeiros do Maranhão, no mesmo edital não faz essa limitação aos policiais militares e bombeiros. Vejam o que diz o edital:

Anexo 

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO NORMAS ESPECÍFICAS PARA O PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO MARANHÃO –CFO/CBMMA

CFO/CBMMA é necessário que o candidato preencha, na data da inscrição, os seguintes requisitos:

a)    ser brasileiro;

b)     ter, no prazo limite para encerramento da inscrição, a idade máxima de 28 anos e, para a matrícula, a idade mínima de 18 anos, exceto para policiais militares pertencentes à Polícia Militar do Estado do Maranhão e para os bombeiros militares pertencentes ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão. (UEMA Edital )

É, não entendi essa. Para Polícia Militar a idade limite é 28 anos, para o Corpo de Bombeiros qualquer idade, bastando apenas ser policial militar ou bombeiro.

Não dar para entender mesmo. Com isso os PM,s foram prejudicados nesse processo, que se quiserem terão que ingressar na justiça para concorrerem ao CFO da PMMA.




8 comentários:

  1. Sobre as identidades, a informação não procede, pois o número da Identidade Militar não segue a classificação nos cursos, tendo em vista que muitos PMs mais modernos tem nº da Identidade menores que muitos antigos.

    ResponderExcluir
  2. Se as carteiras só saem após resolver o problema dos sub judices, então por que publicaram a classificação no Boletim Geral? Quer dizer que mesmo estando amparada pelo princípio da publicidade, onde já consta em documento oficial da pm ma a minha classificação eu ainda posso mudar de número e ficar para trás? Se for isto está completamente errado. Gerando direito líquido e certo aos soldados em situação normal de entrar na justiça para requerer sua classificação conforme foi publicado no BG. Cada dia a pm metendo os pés pelas mãos... O correto era não ter publicado nada, já que o importante que é a carteira nao vai sair.. e já que saiu, pois que desenrolem logo isso, estamos sendo extremamente prejudicados em todos os sentidos com a falta desse documento. Será que ninguém enxerga isso? Ou será que precisaremos acionar o ministério público? Não é isso que queremos fazer, mas é o que estamos nos vendo obrigados a fazer.

    ResponderExcluir
  3. deve ser observado o que preceitua o Art. 12, da Lei 8.911,de 17/12/2008;

    Art. 12. Para ingresso no Curso de Formação de Oficiais -CFO, o candidato deverá contar no máximo 28 (vinte e oito) anos de idade, exceto para os policiais militares integrantes da Polícia Militar do Estado do Maranhão e bombeiros militares integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.
    Parágrafo único. Para o ingresso no Quadro a que se refere o caput deste artigo serão exigidas as condições dos incisos I, III, V e VI, do art. 9º desta Lei e possuir, até a data limite da inscrição, a idade máxima de 35 (trinta e cinco) anos.
    Por acaso existe outra lei que revogue esta?

    ResponderExcluir
  4. A Cada dia que passa não vejo motivos para continuar na pm,haja visto que so temos desvantagens em relação as outras profissões.

    ResponderExcluir
  5. Esse limite de idade impedi o policial de evoluir, impedi de estudar, tirando as forças de prosperar, é porisso que somos sempre considerados inferiores, a própria instituição coloca impencílios desmotivando a classe, é por isso que falam que existi duas policias, a de praças e de oficiais, um dia isso muda, será exigido que todos tenham curso superior, ai nós vamos ver que quando um fizer m. vão entender que o erro é natural e humano.

    ResponderExcluir
  6. é só entrar na justiça com mandado de segurança caso se tenha mais de 28 anos e se conseguir passar em todas as etapas e tenha seu mandado cassado impedindo q tome posse na APM ésó entrar na justiça requerendo a reforma,,pois, se com mais de 28 anos vc pode ser oficial então vc també não pode ser praça.
    esse é meu entendimento

    ResponderExcluir
  7. Algo que desmotiva os policiais na 8ª CI é o paradoxo existente: Os policiais não podem cautelar armas para uso fora de serviço (contrariando a determinação da portaria expedida pelo comandante geral), assim como não podem comprar uma, tendo em vista que os mesmos não possuem RG funcional bem como (conforme esta matéria confirma) não há nem previsão para emissão das mesmas!!

    ResponderExcluir
  8. PMS 2014 SEI QUE E`DIFÍCIL TRAFEGAR SEM IDENTIDADE FUNCIONAL, PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO BASTA FAZER COMO EU FIZ EM 2001, SOLICITE DE CMT IMEDIATO UMA DECLARAÇÃO DE QUE VC E`POLICIAL MILITAR, FAZENDO CONSTAR O MOTIVO PELO QUAL OS SRS NAO DISPÕEM DA FUNCIONAL, PRONTO, VCS SE PELO MENOS NÃO GOZAREM DOS BENEFÍCIOS DA CARTEIRADA MAS TERAM UMA IDENTIFICAÇÃO PARA OUTROS CASOS NECESSÁRIOS< ABORDAGENS, BARREIRAS, E ENTRADAS EM ALGUNS LUGARES.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos