quinta-feira, 3 de julho de 2014


Recentemente o governo do Estado editou a Medida Provisória(MP) nº 178(16/06), que cria três Batalhões na Polícia Militar. A MP transformou as Companhias Independente de Chapadinha(4º CI), Codó (9º CI) e Presidente Dutra( 11º CI) em Batalhões: 16º(BPM), 17º(BPM) e 18º(BPM) respectivamente, vê Aqui(Polícia Militar cria três novos Batalhões).

Havíamos dito na matéria, que trata do assunto, qual seria o benefício para tropa a criação dessas Unidades Operacionais.

Quando se cria um Batalhão, a primeira coisa a se pensar são as vagas e os cargos que serão criados com  a instalação da Unidade, pelo menos isso é a lógica do processo. Posteriormente vamos fazer uma matéria com essa temática.

No Estado tem-se a mania de criar Batalhões somente no papel e para favorecer determinado grupo. O que aconteceu com esses Batalhões instalados? Simplesmente não criaram os cargos e nem as vagas destinadas as Unidades, ou seja, foi somente criado no papel.

A lógica das coisas diz: Criar Batalhão tem-se que criar as vagas e os cargos e portanto abrir concurso público para suprir as demandas de efetivo e preenchimento dos respectivos cargos e funções.

Contrariando essa lógica, o governo apenas através da MP criou os três Batalhões sem nenhuma vaga, cargo ou função. Com isso o reflexo na tropa ficou na mesma. Como assim? O raciocino é simples. Se não há vagas, cargos ou funções com os novos Batalhões, também não haverá promoções. Fazendo um cálculo aproximado, em média as três Unidades recém criadas dariam um efetivo previsto de mais de 3 mil homens entre praças e oficiais. Com certeza isso daria uma oxigenação na tropa e resolveria um dos grandes problemas dos policiais militares, a grande problemática das promoções atrasadas.

Infelizmente a tropa por mais uma vez irá amargar a desesperança e as enxurradas de promoções ficarão somente na esperança de muitos. Isso é Maranhão.

2 comentários:

  1. Ebnilson e esse não é o unico. E as vagas do 10° ao 14° batalhões? Já foram incluidos no Quadro pra promoções de todos? E as vagas dos CPAs novos? Só vai trabalhar coronel? Então só criamos o trabalho e nada das funções e vagas de promoções e isso que o governo quer, pra nós nos desdobramos em três ou quatro, como é o caso dos DPMs e pagar só um e mal, pois nos deve URV e outros beneficios. E isso ebnilson sem falar das vagas do Ciops, corregedoria será que essas vagas já fazem parte do QO?

    ResponderExcluir
  2. A LEI NÃO PERMITE A CRIAÇÃO DE VAGAS DESDE O MES DE MARÇO, OU SEJA 6 MESES ANTES DAS ELEIÇÕES. NEM QUE O GOVERNO QUEIRA, A LEI É QUE NÃO PERMITE...VAMOS ESTUDAR QUE É MAIS PROVEITOSO AO INVÉS DE TÁ QUERENDO PROMOÇÃO DE GRAÇA. JÁ ME LIVREI DA MANGA LISA E DE SIMPLES LAPAS...

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos