quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tenente Oliveira 
Tenente Oliveira Comandante de Lago da Pedra desenvolve o Projeto Minha Rua é 10

Com o desejo de se aproximar mais do cidadão, a Polícia Militar de Lago da Pedra- MA através do seu comandante , tenente Oliveira, tem trabalhado incansavelmente o policiamento comunitário, que é uma filosofia e, ao mesmo tempo, uma estratégia institucional. Como filosofia, permeia todos os níveis da PM e é absorvida por todos os policiais militares, que aprendem e aplicam conceitos primários de solidariedade e respeito às individualidades no cotidiano do trabalho com a população. Enquanto estratégia, direciona esforços, medidas e programas institucionais no sentido de criar continuamente condições de aproximação com a população.
Tenente e a comunidade 
A diretriz do policiamento comunitário compreende o estreitamento dos laços entre a PM e a população. O trabalho é baseado no conceito de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver os problemas, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida.
Tenente e as crianças de Lago da Pedra
A Polícia Militar de Lago da Pedra vem fazendo desde 2013 um trabalho de policia comunitária muito forte na região com intuito de integrar a PM com a comunidade pois segundo o comandante do 5ºPEL de Lago da Pedra, 1ºtenente QOPM Oliveira, a falta de confiança na PM e o medo da população em fazer denúncias são os fatores que mais contribuíram para a cidade ser estigmatizada como uma cidade violenta ( cidade sem lei). Neste último dia 02/06/2014 (domingo), um grande mutirão com mais de 30 pessoas aderiu a mais um projeto da PM e foi para a rua para firmar o pacto que foi feito com a PM através do inovador o projeto “minha rua é 10”. 

Após várias reuniões com vários líderes comunitários da cidade a PM escolheu uma rua em um bairro e implantou o projeto( a rua foi demarcada na calçada pintada com a cor branca) . 
Morador em parceria com a PM
O projeto funciona assim: os moradores fiscalizam a rua, cada um se compromete a manter a frente de sua casa limpa, recolhem lixos, podam árvores e denunciam alterações e em troca a Polícia Militar coloca um policial militar para ser padrinho daquela rua, o Policial padrinho da rua fará reuniões periódicas com a comunidade e aquela rua receberá uma atenção especial pela polícia (o entre linhas do projeto é fazer com que outras comunidades queiram firmar o mesmo pacto com a Polícia para a PM ganhar ainda mais confiança da população) os moradores compartilham informações, trocam idéias e fazem sugestões em uma urna que foi colocada na comunidade.

 A polícia também dá dicas de segurança e mostra que o projeto pode ser bem sucedido se houver participação de todos. O certo é que a comunidade participa e cada um faz a sua parte melhorando assim a Segurança da comunidade. A polícia vem ganhando cada vez mais prestígio na região dos Lagos (Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues e Lago do Junco). A comunidade unida garante: MINHA RUA É 10!

                       Tais ações da PM são elogiadas na cidade por toda classe política, comunidade, Ministério Público e Judiciário. 

IMAGENS DO MUTIRÃO DO DOMINGO DIA 02/06/2014 ONDE A COMUNIDADE FOI PARA RUA PARA FAZER O PACTO COM A PM!  DEIXAR A RUA LIMPA!












 Fotos do Tenente Oliveira com a Comunidade de Lago da Pedra






Um comentário:

  1. Ainda há esperanças com os militares. Esse microambiente está dando certo imaginem se estivéssemos a frente do Executivo nacional. Só falta agora algum político de Lago da Pedra querer ser o padrinho desta obra miliciana.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos