quarta-feira, 4 de junho de 2014
Caixa Beneficente da PM/BM 

A Caixa beneficente da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão é um das mais antigas e a mais numerosa entidade militar do Estado. Conta com 1600 associados e tem 53 anos de fundação.

TC Silva Filho, presidente da Caixa

O Blog conversou com o presidente, Tenente Coronel Silva Filho, para saber como anda as coisas por lá.

Breve histórico
Ex-presidentes 
A Caixa Beneficente dos Oficiais e Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão é uma Instituição civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativo, representativa de classe, com duração por tempo indeterminado, livre de credos políticos e religiosos, cujas atividades reger-se-á pelas disposições legais, pelas diretrizes de autogestão e por este Estatuto, doravante mencionada pela sigla CB, fundada em 12 de janeiro de 1961, na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, de caráter beneficente, filantrópico e assistencial, com autonomia administrativa, operacional e financeira, reconhecida de utilidade pública pela Lei Estadual nº 2674 de agosto de 1966 e pelo Decreto Legislativo de nº 55/93 de 30 de agosto de 1993.

A CB, ao longo de seus 53 anos já teve inúmeros presidentes, e atualmente e Presidida pelo Ten Cel QOPM José Ribamar Pereira da Silva Filho.

A CB, pessoa jurídica de direito privado, registrada em cumprimento às exigências legais, tem personalidade e patrimônio distinto de seus sócios.

É uma entidade composta exclusivamente de associados, originários do quadro de pessoal (ativos, inativos e pensionistas) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, do Maranhão, em situação regular com as corporações.

MISSÃO DA CAIXA BENEFICENTE

Prestar assistência médica, odontológica, psicológica, fisioterapêutica e terapia ocupacional, aos seus associados e dependentes, nas instalações físicas da Entidade e\ou conveniadas;

Prestar assistência jurídica aos herdeiros do falecido, quanto ao recebimento de suas pensões, seguros, pecúlios e o mais a que tiverem direito, em situações pacíficas e sem ônus para a CB;

Intensificar o intercâmbio social, cultural e recreativo com Associações congêneres, através de convênios;
Dar amparo moral aos seus associados;

Fomentar o desenvolvimento de metodologias e sistemas que dêem suporte ao atendimento integrado ao associado, dependentes e comunidade em geral, em matéria de orientação e informação sobre o mercado de trabalho.

Parceria com A Secretaria de Estado da Saúde

A CB mantém uma parceria com A Secretaria de Estado da Saúde. Nas instalações do prédio da instituição funciona o CEMESP(Centro de Medicina Especializada) para tratamento de hipertenso e diabetes. 
A vantagem do associado será na marcação dos exames e consultas que será sem fila e em horários marcado, facilitando dessa forma o atendimento do associado. 

Serviços oferecidos pela Caixa Beneficente.

Serviços médicos, odontológicos e psicossociais com as seguintes especialidades:

- Audiometria
- Clínica Médica                 
- Neurologia
- Pediatria
- Oftamologia
- Cardiologia
- Ginecologia
- Urologia
- Geriatria
- Ortopedia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Nefrologia
- Laboratório de analises clinicas
- Exames cardiológicos
- Eletroencefalograma
- Odontologia(06 gabinetes)
- Enfermagem(01 sala de enfermagem)
- Psicologico e assistência social(01 consultório psicossocial)

Como faço para me associar?

Documentos para se associar

- Contra-cheque;
- Carteira de identidade;
- Certidão de casamento;
- Documentos dos dependentes;
- Comprovante de residência;
- Documentos de identidade da Esposa(o);
- Foto 3x4.

Obs: Xerox de toda documentação.

Como chegar?

Endereço: Av. Kennedy nº 2000 no Bairro de Fátima.

Telefone: (98) 3275-1582



2 comentários:

  1. Eu sou sócio desde 1996, e é a primeira vez que vejo uma semente de transparência nesta caixa, já é um bom sinal e parabenizo o blog e ao TC Silva Filho pela iniciativa. A caixa Beneficente é algo nosso e que devemos cuidar como se filha fosse, diferentente de alguns que viram alí uma forma de surrupiar o dinheiro dos associados. Neste sentido Parabenizo o Tc Cel Silva Filho que recebeu uma CB em estado deplorável vítima de uma má, ou melhor desastrosa administração e hoje podemos nos orgulhar de sermos sócios. Porém entrar e sair a hora que bem convier sem critérios deixa os sócios cativos muito insatisfeitos como é o meu caso que nunca pedi para me desassociar porque a caixa estava falindo. Sempre acreditei que poderíamos mudar para melhor e na última eleição não joguei meu voto pela pela descarga, tenho participação na atual gestão com o poder do meu voto. Fica aqui meu posicionamento à atual gestão sobre prestigiar aqueles que sempre foram sócios. Acho eu que uma carta de incentivo para prosseguirmos assim ou outra forma de reconhecimento seria uma boa atitude que a CB poderia fazer para alimentar essa cadeia de união entre a CB de seu sócios cativos.

    ResponderExcluir
  2. parabéns cel silva filho o senhor transformou a nossa caixa

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos