quinta-feira, 19 de junho de 2014
Major Roberto, CMT da CPTUR

Do portal Imirante

Projeto de segurança reduz a criminalidade no centro de SL

Balanço do Projeto Reviver com Segurança, lançado no início do mês, foi divulgado ontem.
A Companhia de Policiamento Turístico Independente (CPTur Ind) divulgou ontem, dia 16, um balanço do Projeto Reviver com Segurança. A ação, que foi lançada no dia 5 deste mês, tem como objetivo coibir a criminalidade, principalmente na área do Centro Histórico, em São Luís. Apesar de a intervenção policial na localidade ter diminuído a incidência de crimes, sobretudo contra turistas, foram apreendidas armas brancas e drogas somente no último fim de semana. Ainda segundo o CPTur, a maioria dos crimes ocorridos no Centro Histórico da capital são cometidos por menores de idade.

Segundo o comandante da CPTur Ind, major José Roberto Moreira, de sexta-feira até ontem, foram apreendidos 44 frascos de lança perfume, 12 armas brancas, 17 pedras de crack e oito papelotes de maconha na área do Centro Histórico. Ainda segundo ele, o recolhimento de armas brancas e drogas são comuns, principalmente às sextas-feiras, quando o local recebe entre 2.500 e 3.000 pessoas, entre moradores da capital e turistas.

Ainda de acordo com a CPTur, grande parte das armas e das drogas apreendidas pelos policiais durante a operação estavam em posse de menores de idade, sendo a maior parte deles moradores da área Itaqui-Bacanga. Segundo o major José Roberto Moreira, a falta de parceria entre a polícia militar e órgãos responsáveis pelos jovens contribui para que mais adolescentes cometam atos infracionais. Ainda conforme ele, os jovens costumam agir em grupos.

“Eles chegam perto da pessoa pedindo um dinheiro, enquanto isso, outro vem e rouba a vítima. Temos que unir a policia com os órgãos responsáveis pelos jovens, como o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância e da Juventude, por exemplo. Temos que solucionar o problema dessas crianças. Muitas delas têm pais e estão aqui pelo Centro Histórico desacompanhadas. Queremos fazer uma ação conjunta”, explicou o comandante da CPTur Ind.

Menos Crimes - Apesar das apreensões que foram feitas no último fim de semana, a Companhia de Policiamento Turístico Independente afirma que o número de registros de crimes na área tem diminuído consideravelmente. Segundo o major José Roberto Moreira, desde o início do Projeto Reviver com Segurança nenhum homicídio foi registrado no Centro Histórico.

“Nós temos estas apreensões, mas temos que dizer que os crimes diminuíram significativamente aqui na área. Já realizamos várias prisões em flagrante. O último homicídio foi registrado no mês passado, antes do início da operação, sendo que só foram contabilizados quatro desde o início do ano. Todos os autores destes crimes foram presos, apenas um está sob custódia da polícia”, ressaltou o comandante da CPTur Ind.

Para continuar o trabalho de prevenção e de repressão pelos policiais no Centro Histórico, a CPTur deve intensificar as ações na área durante todo o período de São João. “A quantidade de pessoas vai aumentar aqui e nós estaremos com policiais montados, a pé, de moto e em carros”, frisou o comandante da CPTur.

Projeto - O Projeto Reviver com Segurança é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur), de Cultura (Secma) e de Segurança Pública (SSP). De acordo com o comandante da CPTur, major José Roberto Moreira, a ação está dividida em três grandes etapas. A primeira incluiu melhorias nas condições de trabalho, com a adesão de novas viaturas, estruturas e armamentos. A segunda fase previu a capacitação dos policiais militares que atuam na área do Centro Histórico por meio de cursos sobre a história da cidade, além de conceitos de práticas de bom atendimento. E a última que determina a realização de cursos de inglês intensivos direcionados aos homens da CPTur.

“Eu me surpreendi porque temos a impressão que conhecemos São Luís, mas não é assim. Eu participei de uma das aulas e aprendi muitas coisas interessantes, coisas que não conhecia. Dos cursos de inglês que o Governo do Estado vai oferecer, por meio da Secretaria de Turismo, vão participar 30 policiais da CPTur. Eles terão aula por seis meses, queremos atender melhor todos que visitam o nosso Centro Histórico. Estas aulas devem começar depois da Copa do Mundo”, comentou o comandante da CPTur.

0 comentários:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos