quinta-feira, 19 de junho de 2014


Cb Henrique
O fato aconteceu na cidade de Santa Luzia do Tide, a 300 KM de São Luís.

Dos Fatos

No dia 12/06, o Cb PM Henrique da 4 Cia (Companhia) do 7º BPM em Santa Luzia através de denúncia anônima, abordou um táxi que conduzia um estelionatário que passava por funcionário do INSS. Ele encontrava-se com a vítima que é moradora do Município. O meliante exigiu dela um valor de 15 mil reais para aposentá-la. No momento da abordagem foi encontrado com o acusado vários cartões magnéticos do Bradesco, segundo o militar poderia ser de pessoas já falecidas ou de outras vítimas.


Inconformado, o mala sem alça tentou subornar o cabo velho com R$ 10 mil reais para liberá-lo, mais se deu mal. O militar passado na casca do alho, gravou toda a conversar sem o estelionatário perceber. Foi preso em flagrante além de estelionato foi enquadrado por corrupção ativa, tipificada no artigo 33 do Código Penal.

Corrupção ativa

Art. 333 - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:

Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

O blog parabeniza ao Cabo Henrique pela coragem em não se corromper perante essa oferta criminosa. São militares como esse que fazem desta Corporação um orgulho.

Esse sim merecia receber a medalha orgulho da Polícia Militar, Brigadeiro Falcão e ser condecorado pelo grande serviço que prestou em prol da honestidade. Digno de uma promoção, não pelo fato de fazer a prisão que enquanto policial militar cumpriu o seu dever, mais sim pela sua perspicácia, agilidade demonstrando sua dignidade perante a sociedade maranhense. 

Valeu Cb Henrique que Deus possa sempre lhe iluminar na sua conduta digna e louvável. Você é um exemplo para todos nós. Não lhe conheço pessoalmente, mais sei que sua atitude foi digna. 









8 comentários:

  1. só é promovido se ele trabalhar em uma sessão e isso se tiver historico de babão

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, guerreiro ! É assim que se faz! Não sejamos como os abutres que ocupam o poder. Sejamos igual a você, que não se vende apesar das dificuldades. CB PM 549/92 SOBREIRO, 1ªCP/6ºBPM.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS IRMÃO. SEI O QUE VOCÊ SENTIU QUANDO TOMOU ESSA ATITUDE. ATITUDE ESSA QUE SERVE COMO EXEMPLO PARA TODOS INTEGRANTES DESSA HONRADA E GLORIOSA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO; A QUAL ME ORGULHO DE FAZER PARTE A 20 ANOS. PARABÉNS MESMO!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para esse Cabo! Pois é digno da farda que veste, nesse estado que não valoriza seus profissionais. Infelizmente, a sua atitude não será reconhecida por nenhum superior da classe. Pois, se você não puxar saco, encher a mala de carne para deixar em gabinetes, deixar filho de Oficial em escola ou esposa em salão, humilhar-se à político, nunca nem se quer vai ouvir um parabens. Nessa corporação, vc é defeito. Mas saiba, que pra mim que sou da capital desse estado, vc é motivo de orgulho para os mais novos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao exemplo de fé e de vida. Em tempos pretéritos, aqui em Imperatriz, eu e outro companheiro que na época eramos Soldados PM também prendemos um pedófilo que estava saindo de um motel com duas CRIANÇAS, isso mesmo duas CRIANÇAS, que também nos ofereceu quantia, na época superior a que o estelionatário ofereceu para ser liberado e também foi preso imediatamente por nos. O triste dessa narrativa é que nos Soldados PM NUNCA, isso mesmo NUNCA recebemos reconhecimento algum, por parte de nossos superiores, pelo exercício de profissionalismo empregado na ocorrência. Em um país civilizado, eu me meu companheiro, teríamos sidos PROMOVIDOS a uma patente, no mínimo de Cabo ou Sargento. Um simples elogio de gaveta, que enfeita a ficha individual do PM se quer foi feito; e o pior de tudo ainda estava por vir, quando poucos dias depois a "JUSTIÇA foi feita" na LIBERAÇÃO do pedófilo que, segundo o que foi investigado na época, CONTAMINOU, isso mesmo CONTAMINOU, com doença sexualmente transmissível as duas meninas salvo o engano de 7 (SETE) e 9 (NOVE) anos de idade e mais umas outras da vizinhança que o pedófilo também mantinha RELAÇÃO SEXUAL, conforme noticiado na Imprensa local da época. Depois do ocorrido muitas ameaças me sobrevieram, inclusive, conforme nunca noticiei antes, veículos (motoqueiros) que aqui em Imperatriz atiram na cabeça de muitos e desaparecem sem serem, se quer investigados, passaram a me seguir na volta do trabalho, telefonemas com som de tiros e choro de crianças etc. Por não ter reconhecimento profissional da PM nem acreditar na "JUSTIÇA" que mandou soltar o pedófilo; ando ainda hoje, muito tempo depois do ocorrido, não tenho vida social, não saio com minha família ao Shopping, na praça pública, praia etc. quando muito me arrisco as vezes vou na igreja pedir proteção divina. Minha vida virou um inferno depois desse ato de respeito com a sociedade e comigo mesmo, mas faço votos que tudo seja diferente com meu Nobre companheiro Cabo PM de Santa Luzia do Tide.
    Att. Hist. Edilberto Fernandes - Cb. PM/94

    ResponderExcluir
  6. Sou um crítico contundente da nefasta instituição PMMA... é assustadora. Enfim, parabenizo o funcionário público que nada mais fez do que sua obrigação rezada na CF/88. No entanto, tal gesto, para ser um tom de sobrevida no cinza morto que se tornou a Polícia Militar - MA. O modo de preparação dos agentes é fadigado, não existe ambiência de trabalho favorável a estes funcionários... em que a maioria só sabem seguir o polêmico Lombroso... lamentável. Fico me indagando o seguinte, existem grupos supostamente especializados dentro da PMMA, mas a ROTAM é o pior deles, creio que a maioria de seus integrantes sejam funcionários públicos em caráter probatório... mas, enfim, que acham que o Poder Polícia é algo absoluto... triste fim. Este é o fim, em que pessoas lutam por honras, quando deveriam ser amigos, e agir pautado no razoável... afinal existe o Código de Conduta da ONU... que assevera e recomenda que plausibilidade nas abordagens... mas Ah! Me esqueci... supostamente eles não aprenderam isso no CFAP e nem nas poucas aulas que tiveram na Academia... Celeiros de Intransigentes... as Praças não tem o respeito, por que não se respeitam, o Oficialato padece generosidade e usam o corpo estatal para vantagens pessoais... Ah! Me esqueci... não são vantagens pessoais... são atributos das patentes... Nem sei, se este comentário será publicado... reconheço que existem mentes sãs na pequena PMMA, sim pequena PMMA, pois os verdadeiros agentes públicos que ali estão, estes merecem deferência... mas são poucos... que a própria PMMA não os reconhecem... por isso... não acredito na PMMA... como posso acreditar em um órgão que não acredita nos seus melhores homens? Triste. Queria poder falar mais... mas não vou perder palavras aqui. Espero que seja publicado. Só digo que não acredito... não estou infringindo qualquer regra jurídica.

    ResponderExcluir
  7. ESTE SIM, É UM ATO HEROICO DIGNO DE PELO MENOS UMA MEDALHA. PROMOÇÃO TAMBEM SERIA VALIDO, PARA SERVIR DE EXEMPLO PARA OS DEMAIS, E DIZER QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO E QUE ASSIM QUE DEVEMOS AGIR EM TAL SITUAÇÃO. NÃO CONTAMOS QUANTOS FARIAM O CONTRARIO NO LUGAR DESSE DIGNO POLICIAL. CADÊ OÊ COSELHO DE JUSTIÇA, DA PM? CADÊ OS CAPACHOES DOS OFICIAIS SUPERIOR E DOS POLITICOS DESSE ESTADO? CADÊ A NOSSA GOVERNADORA COM SEU SECRETÁRIO DE SEGURANÇA? AGORA, SE FOSSE FALANDO MAL DO COMANDANTE GERAL OU DE ALGUM CORONEL, COM CERTEZA, JA SABIAM NA MESMA HORA. ACORDA MEU POVO, E VEJAM O QUE É MOTIVO PARA MERECIMENTO. COM CERTEZA, ORGULHARIA A MAIORIA DOS POLICIAIS DO ESTADO. CABO, PROCURE O SEU COMANDANTE DE IMEDIATO OU O COMANDO DO TEU BATALHÃO. SE TU FOR ESPERAR POR ELES, VAI CAIR NO ESQUECIMENTO.

    ResponderExcluir
  8. MEU CARO COLEGA,AO CONTRARIO DOS OUTROS COMENTARIOS,EU NAO ACHO QUE VC TENHA QUE SER AGRACIADO COM MEDALHA ALGUMA,POIS NÃO HA MEDALHA QUE BRILHE MAIS DO QUE O RESPEITO QUE VC ADQUIRIU COM SUA ATITUDE,A TUA RECOMPENÇA DEUS TE DARÁ,E O RECONHECIMENTO VC JÁ TEVE.PARABENS CABO VELHO,OLHE NOS OLHOS DOS TEUS FAMILIARES E VEJA O BRILHO NOS OLHOS DELES REFLETINDO O ORGULHO QUE TODOS ESTAO SENTIDO.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos