sexta-feira, 7 de junho de 2013
Em Açailândia, a cidade industrial, irá acontecer um dos maiores carnavais fora de época do Maranhão, o Açaifolia entre os dias 7, 8, 9 de junho.

O evento movimenta um grande volume de dinheiro, a cidade é “invadida” por foliões de todo o Estado. Segundo os dados da Polícia Militar em Açailandia, no ano passado o número do público chegou a aproximadamente a 80 mil pessoas, bandas consagradas como Chiclete com Banana e Claudia Leite foram os grandes puxadores dessa multidão.

Como um evento dessa magnitude não poderia faltar o principal para realização desse carnaval fora de época, a Polícia Militar que será a responsável pela segurança do evento, haja vista que a cidade nos 3 dias estará com uma população gigantesca vindo das cidades de todo o Estado.

O Blog recebeu diversas reclamações com relação as escalas de serviço que segundo os militares as mesmas iriam ser arrochadas para 24 por 24. Na Corporação há uma determinação proibitiva do Comandante Geral que a segunda folga não poderia ser alterada, exceto em casos extraordinários.

Recentemente foi aprovada a lei da compra da folga que justamente sanaria esse problema de efetivo, só que na prática ainda não foi efetivada.

Como é de praxe, o blog ouviu o Comandante da 5º CI em Açailândia. ele prontamente nos respondeu.

De acordo com o Maj. Eurico(Comandante) as escalas não foram alteradas para 24 por 24. Inclusive já está na cidade o Choque de São Luís para reforçar o policiamento. Ele nos revelou que tem ciência da determinação do Comandante Geral e que jamais iria fazer algo à revelia da Lei e das determinações dos seus superiores.

No ano passado a prefeitura deu uma ajuda de custo para os militares, porém nessa nova gestão a verba não acontecerá.

O Açaifolia movimenta milhões de dinheiro ao cofre da prefeitura com os foliões, o comercio é aquecido, a parte hoteleira é bastante movimentada, o transporte, a própria empresa do Açaifolia que deve faturar milhões, segurança particulares serão remunerados em fim, todos ganham com esse grande evento, menos é lógico os policiais militares.

O grande problema disso tudo é a falta de uma legislação especifica para tratar desses tipo de evento particular envolvendo a força pública do Estado. Faz-se necessário que algum deputado possam olhar para os militares com outros olhares.

Os PM são trabalhadores igualmente como os demais, não é justo que uma quantia de dinheiro movimentada não se tem por parte da prefeitura se quer um planejamento para os militares, afinal o evento é particular.

Um evento desse porte inexiste sem a PM, a prefeitura teria que pelo menos ter essa hombridade em reconhecer o trabalho dos militares, não apenas enchegá-los que eles tem a obrigação seca de cumprir seu dever, claro que isso não está sendo questionado, porém se todos ganham por que não os militares?

Estado como a Bahia tem uma legislação que trata do assunto, eventos particulares são pagos por lá.
Senhora prefeita reconheça o trabalho desses valorosos homens que se dedicam o dia a dia para manter a ordem e a paz nesse grande evento que trará um soma milionária para o cofre da prefeitura.

Senhor deputado Estadual Hélio Soares em vez de você patrocinar o evento faça uma lei que obrigue as empresas pagarem pelo uso da Políca Militar nesses grandes eventos, isso é seu papel enquanto legislador.

Este blog vem insistindo e batendo na mesma tecla, enquanto não tivermos um representante na Assembléia Legislativa que tenha realmente o sangue de polícia e a sensibilidade para que as problemáticas que os militares passam o dia a dia, eventos e mais eventos desse porte enriquecerão os empresários a custa da Força do Estado.

É hora de pensarmos nessa via política, os militares estaduais necessitam com urgência de um representante que os possam defende-los dessas práticas dos grandes empresários e dos políticos que usam e abusam dos policiais militares.
 
 
 

9 comentários:

  1. É FALTA DE UMA ASSOCIAÇÃO FORTE!!!!!!

    NO MARANHÃO COMO UM TODO CARNAVAL FORA DE ÉPOCA SÓ CHEIRA A CORRUPÇÃO, A ESCALA FICA 24 POR 24, NÃO PAGAM DIÁRIAS, FALTA ESTRURA PARA O PM PRAÇA TRABALHAR. VEJAM SÓ, ATÉ HOJE NÃO FOI PAGA AS DIÁRIAS DE ITAPERUCU MIRIM DO CARNAVAL, E LÁ O CARNAVAL COMEÇA AS 06 00 DA MANHÃ ATÉ AS 06 00 DA MANHÃ DO OUTRO DIA.

    TEM MUITO CMT DE UNIDADE Q GOSTA DE CARNAVAL FORA DE ÉPOCA, SERÁ PQ????????

    NA BAHIA O PMBA CHEGA GANHAR ATÉ 600 REAIS POR NOITE TRABALHADA,PAGO PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO DE BLOCO DE LUXO. NA BAHIA O PMBA FAZEM É BRIGA PARA TRABALHA NO CARNAVAL, PQ COMPENSA.

    ResponderExcluir
  2. É os colegas militares que viram de São luis e Imperatriz e outras cidades, vão vim trabalhar em suas folgas sem ganhar diária? Amigos se não for acertado um valor para serem pago o trabalho dos senhores na folga, não aceitem isso. Essa evento é particular e enche os bolsos dos empresários organizadores. O que sobra para a PM, só trabalho? não aceitem isso!

    ResponderExcluir
  3. Esse é o modelo de parceria Município/Estado em que essa aliança resulta no fornecimento ilegal da mão de obra estadual de forma GRATUITA, as custas das folgas dos ESCRAVOS do Estado (nesse caso os policiais militares.

    ResponderExcluir

  4. SE NA PMMA FOSSE UMA CONSTRUÇÃO CIVIL O SD SERIA SERVENTE DE PEDREIRO...

    VEJAM AONDE EU QUERO CHEGAR, NA PCPI ESTÁ EM GREVE COM UM MOVIMENTO CHAMADO POLÍCIA LEGAL, E LÁ ADOTARAM UMA MEDIDA INTERESSANTE,O CIDADÃO AO FAZER UMA B.O NA DELEGACIA TEM Q TB FALAR COM O DELEGADO, PQ NO GERAL O CIDADÃO FAZ O B.O E VAI EMBORA, MAIS É OBRIGAÇÃO O DELEGADO OUVIR O CIDADÃO PARA MELHORA O INQUÉRITO, OS AGENTES NÃO FAZEM MAIS B.O SE NÃO TIVEREM DELEGADO NA DELEGACIA.

    NA PMMA TB DEVERIA ADOTAR ESSA MEDIDA, O PRAÇA QUANDO FOSSE ENTREGA O PRESO NA DELEGACIA DEVERIA EXIGIR A PRENÇA DO OFICIAL DO DIA O QUEM FOR; PQ O PRAÇA SUB-ENTENDE Q SÓ TEM ENSINO MÉDIO NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA FAZER UM B.O, O PRAÇA JAMAIS PODERIA FAZER UM B.O SERIA ATÉ DESVIO DE FUNÇÃO, O PRAÇA ESTÁ MAIS PARA SERVIÇO GERAIS.
    JÁ O OFICIAL Q DEVERIA ENTREGAR O PRESO NA DELEGACIA TEM CURSO SUPERIOR É PREPARADO, GANHA BEM E NÃO FAZ NADA, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR Q OFICIAL É REI.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos de mudanças profundas em nossa sociedade. Na Suécia, por exemplo, não existe essa de "enquanto um se dá bem o outro se lasca". Lá é um capitalismo igualitário. Deputados, senadores, governantes de uma forma geral, não tem privilégios que os daqui tem e assim não existe forte concentração de renda como aqui no Brasil. Assistam à este vídeo no YouTube "VÍDEO PROIBIDO DE CIRCULAR NO BRASIL" e divulguem. O link é este: http://www.youtube.com/watch?v=qqf3X1J8WE0.

    Ass: CB PM SOBREIRO, da 1ªCP do 6ºBPM.

    ResponderExcluir
  6. SÓ TEM UMA CIDADE NO MARANHÃO Q NÃO ACEITA ESSA MOLECAGEM, DE VIAJAR SEM DIÁRIAS, É TIMON.....EU DÚVIDO SE TEM ALGUM OFICIAL NA PMMA Q VAI OBRIGAR OS PMS PRAÇAS A VIAJAREM SEM DIÁRIAS EM TIMON.
    EM TIMON O PRAÇA SÓ VIAJAM COM AS DIÁRIAS NO BOLSO, NAS OUTRAS CIDADES Q TEM CARNAVÃO FORA DE ÉPOCA OS PRAÇAS SE TORAM,OS PRAÇAS NÃO SE IMPÕEM, ACEITAM TUDO CALADO..... NO MARANHÃO SÓ QUEM GOSTA DE CARNAVAL DE LUXO FORA DE ÉPOCA É OFICIAL.

    OS PRAÇAS Q FORAM VOLUNTARIAMENTE PARA ITAPECURU MIRIM DE TIMON FORAM AMEAÇADOS DE PRISÃO E MOTIM PELO CMT DAQUELA UNIDADE POR NÃO ACEITAREM MUDANÇA NA ESCALA NA ÚLTIMA HORA, CLARO PARA FAVORECER DONO DE BLOCO DE LUXO, SÓ Q OS PMS PRAÇAS DE TIMON ALERTOU O CMT DAQUELA UNIDADE Q ELE PODERIA AUTUAR EM FLAGRATES OS PRAÇAS, MAIS ELE ÍA RESPONDER POSTERIOMENTE... LÁ A PRESSÃO FOI GRANDE, MAIS OS PRAÇAS DE TIMON NÃO ABRIRAM.

    ResponderExcluir
  7. Não adianta reclamar se agente não se unir em todo o estado e votar em um representante para nos representar na assembleia. precisamos urgente de representação política que aprove lei em favor dos praças.

    ResponderExcluir
  8. Os policiais (praças) não devem aceitar mesmo esse absurdo. Já passamos desse tempo de ser escravizados por comandantes. O interessante é que na matéria diz que policiais reclamaram que o cmt avisou que a escala seria 24 por 24, aí foi só ele ser questionado que mudou de ideia, ou seja, se colar colou e não colou. Eventos particulares qque movimentam milhões tem que recompensar os policiais com pagamento de diárias. Não aceitamos mais o retorno ao atraso.

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Dom Pedro não foi diferente, porém aqui não foi o comandante quem resolveu oferecer os serviços dos PM´s para evento privado e sim um SD PM que acertou tudo entre o organizador e a CI e nós soldados apenas tivemos que baixar a cabeça e ir... ele ainda nos levou pra comer espetinho no lugar da janta! enquanto ele curtia e bebia no evento sem trabalhar!

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos