quinta-feira, 21 de março de 2013
TC BM Diana


Entrevista com Dr.ª Diana Tenente Coronel BM e médica do trabalho
Blog do Ebnilson: Doutora qual a importância dos exames médicos no concurso da PM/BM?
Doutora Diana: Todo funcionário ao ingressar em qualquer emprego público ou privado deve realizar os exames chamados ADMISSIONAIS, previstos na NR 7 do Ministério do Trabalho. Esses exames são parte integrante do PCMSO_ Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional que tem o objetivo da promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
Esses exames são: a avaliação clínica e exames complementares.
Blog do Ebnilson: Os exames reprovam e eliminam os candidatos do concurso PM/BM?
Doutora Diana: Sim, pois as atividades de PM/BM exigem total higidez por ser uma profissão complexa.
Blog do Ebnilson: Quais os exames que mais reprovam?
Doutora Diana: Todos os exames podem reprovar, depende do grau de alteração encontrado, mas o cardiológico, o radiográfico da coluna e o psiquiátrico (se este fosse precedido de uma boa avaliação) reprovam mais.
Blog do Ebnilson: O que é a escanometria e qual a metragem mínima exigida?
Doutora Diana: A escanometria é a mensuração dos membros inferiores e deve ser acompanhada da radiografia panorâmica da coluna para fazer uma análise completa. A sociedade brasileira de ortopedia limita até 1 cm de diferença entre os membros, pois aceita como fisiológico, no entanto, cabe ao examinador avaliar toda a coluna em si, pois, pode haver compensação levando a um erro. Explicando melhor, houve a compensação, mas há uma escoliose, lordose, xifose, etc, então o candidato será inapto para a atividade militar.
Blog do Ebnilson: O que é Biometria e se esse exame reprova?
Doutora Diana: Estuda as características físicas e comportamentais do individuo para identificá-lo como único. A avaliação física mais importante é o IMC- índice de massa corporal e pode reprovar sim.
Blog do Ebnilson: O exame odontológico é importante por que e onde ele pode reprovar?
Doutora Diana: É importante porque faz parte da higidez física e na atividade militar é exigida uma arcada dentária em bom estado com a presença dos núcleos mais importantes para apreensão de objetos nas atividades que houverem necessidade.
Blog do Ebnilson: O exame oftalmológico onde ele pode reprovar?
Doutora Diana: Um portador de deficiência visual, seja mono, candidato com miopia, retinopatia principalmente diabética e outras que venham comprometer algumas atividades que precisam de uma visão perfeita, não pode ser militar. Assim como a deficiência auditiva.
Blog Ebnilson: Tatuagem, piercing, brincos(homens) e daltonismos reprovam e por que?
Doutora Diana: Tatuagem, atualmente é aceita, desde que não estejam em áreas expostas e não sejam muito grandes, piercing, brincos não combinam com um militar por obedecermos certas regras. Daltonismo é a dificuldade em distinguir as cores verde do vermelho, isso já é perigoso no trânsito, imagine nas atividades militares.
Blog do Ebnilson: Gagueira e obesidade reprovam?
Doutora Diana: Obesidade reprova pela condição física que o militar necessita para suas atividades diárias. Gagueira reprova pois, como entender certos comandos operacionais que são também em código e necessitam de rapidez?
Blog do Ebnilson: Exame toxicológico é novo no concurso da PM/BM, qual a importância desse exame para os novos integrantes das corporações?
Doutora Diana: De fundamental importância, pois como aceitar nas corporações militares narcotraficantes ou dependentes de drogas, quer lícitas ou ilícitas?
Os exames são realizados no sangue ou na urina e devem ser específicos, pois há outras drogas como medicamentos que podem ser detectadas e também ser avaliado se aquele candidato se expôs a riscos químicos como chumbo, mercúrio, etc em outras atividades e também atentar para o período de detectabilidade, portanto, melhor seria realizar um exame no admissional e periodicamente após a admissão, no período probatório do concurso com a condição de em ser encontrado positividade, automaticamente a exclusão do militar.
Blog do Ebnilson: Doutora Diana muito obrigado pela entrevista e com certeza todas as dúvida foram tiradas para os candidatos.
Doutora Diana é Ten. Cel. do Corpo de Bombeiros do Maranhão, médica sanitarista, Perita e do Trabalho.

21 comentários:

  1. gostaria de saber axo q ficou confuso, aonde faz o exame biometrico?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber sgt Ebenilso, aonde se faz o exame biometrico...
    para constatar altura e imc como requisito pro concurso...

    ResponderExcluir
  3. Olá Ebnilson, gostaria de saber quantos dias serão dados aos candidatos, para entregar os exames, a partir da data de convocação e como é feito esse exame clínico de hanseníase pois aqui no RJ não encontro com facilidade?

    ResponderExcluir
  4. olá Ebnilson, gostaria de saber quantos dias serão dados aos candidatos, para entregar os exames, a partir da data de convocação e saber sobre esse exame clínico de hanseníase.

    ResponderExcluir
  5. Os exames odontológico e biométrico serão realizados pela instituição? Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ebnilson, gostaria de saber quantos dias serão dados aos candidatos para entregar os exames a partir da data de convocação?

    ResponderExcluir
  7. referente ao exame biometrico eo odontologico, serao feitos por conta do cadidato ou serao realizados no dia da entrega pela fgv?

    ResponderExcluir
  8. Flavio. Caro companheiro esses exames não sei onde são feitos. Na verdade em concursos anteriores eram feitos da própria PM, mas tudo mudou.
    Amigo do RJ, vc tem que ver o dia da entrega dos exames, geralmente esses exames de hanseníase são feitos nos postos comunitários. Procure o centro de hanseníase aí do Estado.
    Pessoa gostaria q vc,s colocassem os nomes pra mim responder, fica melhor.
    Como disse na resposta anterior, os exames biométricos eram realizados na própria PM, mas agora tudo mudou e a FGV não informa nada.

    ResponderExcluir
  9. Sgt. Ebnilson, o laudo médico do raio-x da coluna informa: "Leve Escoliose" e a escanometria informa: "diferença de 0,8cm". Conforme explicação da Dr. Diana e da sua experiência, devo me preoculpar com esses exames? E quanto ao exame biométrico, qual especialista tenho que procurar?

    Agradeço o espaço e a atenção

    Leandro Barros

    ResponderExcluir
  10. candidato do Rj, eu fiz o clinico de hanseniase aqui mesmo em imperatriz, com medico dermatologista pagando apenas o preço da consulta popular.

    ResponderExcluir
  11. complementando candidato do Rj, de acordo com edital tem que haver carimbo do medico e especialidade do mesmo. hanseniase é especialidade de dermato.

    ResponderExcluir
  12. Grande SGT Ebnilson,estou com uma diferença de 1,5cm entre as cristas ilíacas direitas e esquerdas, gostaria de saber qual é o grau aceitável!Se o senhor souber a resposta me informe, estou em pânico! OBRIGADO

    ResponderExcluir
  13. Companheiros, não lhe informar sobre esses laudos, o q eu sei q q escanometria conforme a doutora Diana tem q ser até 1cm.

    ResponderExcluir
  14. Flávio Protela, muito obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  15. Pelo que entendi escoliose reprova?! Sabemos que 70% da pop. brasileira possui escoliose. Sendo assim, não teremos ingressantes na PMMA. A sociedade brasileira de ortopedia diz que uma escoliose inferior a 10º é fisiológica, inferior a 20º é aceitável e acima de 20º é patológica. Assim sendo, quem possuir mais de 20º certamente será reprovado. Então, direciono a pergunta a DRª. Como saber se quem possui escoliose dentro dos limites da normalidade estará apto ou não?
    Sgt. Ebnilson, Parabéns pelo BLog.

    ResponderExcluir
  16. Primeiro não definiram nenhuma causa de inaptidão.E sobre a questão da escoliose vai reprovar 90% dos candidatos que apresentarem esse desvio,pois dá a entender a que a Dra diz que o simples fato de ter escoliose reprova o candidato,mas vai ter observar até que ponto prejudica o candidato.

    ResponderExcluir
  17. Ebnilson, sabes por alguém de quanto ficou todos os exames ai em SLZ? Grato.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Magno Galvão, vou está com a doutora Diana hoje, ai vou perguntar para a mesma a tua situação, para ficar mais fácil me mande um recado no facebook, Ebnilson carvalho, te respondo lá. Me mande o convite no face.

      Excluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos