sábado, 3 de março de 2012

 A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão lança o edital Edital nº 002/2012- SSP que “versa sobre o Processo Seletivo de Piloto de Helicóptero do Grupo Tático Aéreo.” O GTA poderíamos dizer que seria a menina dos olhos da Secretaria de Segurança Pública, haja vista que o grupo possui uma das maiores infraestrutura operacional do sistema de Segurança do Estado. Bastar da uma espiadinha, como diz o jornalista Pedro Bial, na base do GTA no QCG que se verificará uma outra polícia do Maranhão. Fiz uma visita na base esses dias e pude notar uma polícia altamente moderna, viaturas novas, equipamentos e armamentos de ultima geração, aeronaves e um grupo seleto de profissionais de Segurança Pública do Maranhão, no qual passam por um processo seletivo rigoroso para que façam parte dessa moderna polícia. No Maranhão desde a criação do Corpo de Polícia em 1836 o Estado buscou inovar os aparatos de segurança, criou-se em 1835 o Corpo de Polícia Rural(CPR) que tinha como missão precípua a destruição de quilombos e captura dos escravos fugidos, após a extinção do PR criou-se a Corpo de Guardas Campestre em 1840 com as mesmas funções do CPR, tiveram ainda a Esquadras de Mato, Guarda de Quarteirão, Polícia Urbana, Polícia Montada, Esquadra de Pedestre e Guarda Urbana. Essa modalidades de policiamento estiveram ligadas ao combate a criminalidade em detrimento dos poderosos. Dessa forma, ao longo das décadas a Polícia do Maranhão buscou melhorar os tipos de policiamento. O GTA constitui uma dessas modalidades que com um recursos modernos tem sido fundamental no combate a criminalidade no Estado. Não há dúvida quanto a eficiência do GTA nas operações policias, pois as investidas aéreas torna-se um elemento decisivo no combate aos crimes grande envergadura principalmente os assaltos nas agencias bancarias que são os principais alvos dos criminosos no interior do Estado. O GTA transformou-se na vedete da polícia Estadual, os cursos são bastantes concorridos e bem disputados. Afinal que compões o GTA literalmente estão nas nuvens.

Bom seria que todo o aparato policial do Estado fossem como o GTA, no quesito infraestrutura, tecnologia etc e tal. Bem sabemos que a realidade é outra totalmente diferente, enquanto os parcos investimentos são aplicados no grupo e pouco é investido no modelo tradicional. 

Mais voltando ao caput do artigo sobre o edital de curso de piloto, houve uma tremenda discriminação quanto a seleção, no edital diz o seguinte as condições e requisitos para fazer a inscrição. Para surpresa de todos por mais uma vez os velhos ranços do militarismo ressurgiu-se, o apartheid está de volta. De acordo com o edital as condições para inscrição são a seguinte:
  
2.4 DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
2.4.1 Ser Delegado ou Investigador de Polícia Civil do Estado do Maranhão;
2.4.2 Ser Oficial QOPM ou QOCBM até o posto de Capitão da Polícia Militar
ou Bombeiro Militar do Estado do Maranhão;  

Como o edital é bem categórico, somente os oficias intermediários(Capitães) para cima é que são habilitados a fazerem o curso. Os oficias subalternos e as praças estão fora do curso, enquanto na PC(Polícia Civil) delegados e agentes poderão concorrer as vagas. O que nos chama atenção é o porque dessa restrição quanto aos demais militares que foram execrados do seletivo. Infelizmente a mentalidade dos gestores que compõe o Sistema de Segurança está alicerçada em bases preconceituosas e discriminatórias. Acredito que todos deveriam ter oportunidade pois não vejo nenhum demérito dos demais integrantes das corporações, é um caso a se pensar nessa política segregacionista que ainda impera nas casernas militares. Sugerimos as pessoas que queiram fazer suas inscrições e tenham as qualificações necessárias recorram a justiça, pois o GTA é dos agentes de Segurança Pública do Estado.

CB Ebnilson 


 

Errata

Neste texto comentemos  um equivoco, afirmamos que somente o posto de capitão para cima deveria concorrer ao curso, quando na verdade o edital diz até o posto de capitão, ou seja os tenentes e capitães estão habilitados a fazer o curso.

13 comentários:

  1. Eu fui impedido de fazer qualquer curso, quanto mais de piloto de hel.

    ResponderExcluir
  2. DE ITZ.

    EU PREDENDIA FAZER O GTA, MAS DEPOIS DESSA HUMILHAÇÃO NEM PAGO.

    QUE DIZER QUE O PRAÇA NÃO TEM QUALIFICAÇÃO PARA FAZER O CURSO DE PILOTO MAS PODE FAZER O CURSO DO GTA PARA APANHAR NA CARA E SER BABÃO DE OFICIAL. ME COMPRE UM BODE!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ITZ

    ESTOU ESPERANDO SENTADO AQUELE OFICIAL ME CONVIDAR DE NOVO PARA NÓS FAZER O CURSO DO GTA, QUE EU TENHO UMA RESPOTA NA PONTA DA LÍNGUA PARA DAR PARA ELE. GTA PARA APANHAR NA CARA É SÓ PARA OTÁRIO E BABÃO DO PRAÇA. MAIS PARA APREENDER A PILOTAR É SÓ PARA ELITE DAS ELITE.

    ResponderExcluir
  4. Senhores e Senhoras Profissionais de Segurança Pública

    a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República está com uma pesquisa interessante em seu sítio na internet, penso que é um momento ímpar para que nós profissionais da área de segurança pública manifestemos nossa opinião sobre nossos direitos.

    as Diretrizes Nacionais de Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública foram aprovadas em 15 de dezembro de 2010, através de Portaria Interministerial, por Paulo Vannuchi, Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e por Luiz Paulo Barreto, Ministro da Justiça (ambos Ministros de Estado do Governo LULA)

    A SDH está recebendo críticas e sugestões sobre estas Diretrizes

    A Pesquisa pode ser acessada através do Banner no sítio http://www.direitoshumanos.gov.br/
    ou diretamente através do link http://www.direitoshumanos.gov.br/pesquisa-de-opiniao

    Para conhecerem na íntegra as Diretrizes acessem portal.mj.gov.br/sedh/dhpol.pdf

    Solicito aos Presidentes de Sindicatos e Associações de Classe que divulguem a pesquisa nos sítios oficiais das respectivas Instituições.

    Atenciosamente HIDERLAN DE OLIVEIRA DOUDEMENT. 1ºTen.PMMA.Ref. Analista Judiciário da ANTT.

    ResponderExcluir
  5. ADEUS à conta de telefone //
    > REPASSE SEM DÓ!
    > _SE CADA UM FIZER UMA LIGAÇÃO E REPASSAR PARA, PELO MENOS, MAIS
    > CINCO PESSOAS, E ESTAS AGIREM DA MESMA FORMA, CONSEGUIREMOS, EM CURTO
    > ESPAÇO DE TEMPO, UM NÚMERO QUE SERÁ RESPEITADO PELOS
    > CONGRESSISTAS...!!! _
    > A QUESTÃO NÃO É SÓ PASSAR ADIANTE, MAS LIGAR
    > PARA O NÚMERO INDICADO . É BEM SIMPLES E RÁPIDO, EU LIGUEI E
    > VOTEI A FAVOR DO CANCELAMENTO
    > CANCELAMENTO DA TAXA TELEFÔNICA de: R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08
    > (comercial)
    > Quando se trata do interesse da população, nada é divulgado.
    > Ligue 0800-619619 . QUANDO A SECRETáRIA ELETRôNICA ATENDER, ENTãO
    > digite: 1 (UM) , depois novamente 1 (UM) , e por fim 1 (UM) NOVAMENTE
    > . Assim você votou a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo.
    >
    >
    > O Projeto de Lei é o de n.º 5476 , do ano de 2001.
    >
    > Esse tipo de assunto NÃO é veiculado na TV ou no rádio, porque eles
    > não têm interesse e não estão preocupados com isso.
    > Então nós é que temos de correr atrás, afinal quem paga somos
    > nós!
    >
    > O telefone a ser discado (0800-619619, de segunda à sexta-feira das
    > 08 às 20h) é da Câmara dos Deputados Federal.
    >
    > Passe para frente esta mensagem para o maior número possível.
    >
    > LIGUE: 0800-619619 . Vamos divulgar!!!
    >
    > Se aprovado o projeto, passará a ser lei e, a partir de então, cada
    > um só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse roubo que
    > é a assinatura mensal.
    > Este projeto está tramitando na 'COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR',
    > na Câmara.
    >
    > Quanto mais ligar, maior a chance de ser aprovado.
    >
    > NÓS BRASILEIROS AGRADECEMOS!
    >
    > NãO ADIANTA A GENTE FICAR Só RECLAMANDO. _É PRECISO QUE CADA UM
    > CONTRIBUA PARA QUE POSSAMOS CONSEGUIR APROVAR O QUE NOS INTERESSA._
    >
    > Quando podemos, temos que tomar alguma atitude contra os ladrões que
    > surrupiam nossas pequenas economias...
    > HIDERLAN DE OLIVEIRA DOUDEMENT.1ºTen.PMMA.Ref. Analista Judiciário da ANTT.

    ResponderExcluir
  6. mesmo que fosse aberto aos praças só teriam acesso pelo QI, "quem indica",vejam com é com a FN, não vou colocar aqui oque não se pode provar, mas se perguntarem como foi a ultima indicação em Imperatriz a maioria da tropa sabe.

    ResponderExcluir
  7. bom saber que um delegado tem a mesma arroba de um capitão. agora, temos que manifestar a respeito disso....sd tbm é formado e tem mais carcaça que muito barrigudo por aew. esse curso é marmelada...igual ao governo atual

    ResponderExcluir
  8. Obrigado companheiro pela correção, passei batido.

    ResponderExcluir
  9. VCS SABEM QUEM SÃO OS INVESTIGADORES DA PC??? SÃO OS ANTIGOS AGENTES DE PC!!! SÃO MAIS GABARITADOS PARA FAZER UM CURSO DE PILOTO QUE UM PRAÇA??? OU NÓS NÃO SOMOS QUALIFICADOS??? OU SERÁ QUE ESSE SECRETÁRIOS NOS ACHA INCOMPETENTES??? É MUITA AVACALHAÇÃO... FALTA DE RESPEITO COM OS PRAÇAS. ELE É UM FANFARRÃO.

    ResponderExcluir
  10. ESSA DE APANHAR NA CARA EU NAO SABIA!!

    ResponderExcluir
  11. Acho que o títular do blog não leu o EDITAL com a devida atenção. Em relação ao posto de que pode concorrer é o seguinte: Até o posto de capitão, ou seja, os oficiais intermediários estão todos abilitados.
    Quanto abrir para investigador da PC e não para as praças realmente é estranho.
    por fim, o que há de mais arbitrário no EDITAL 002/2012 -SSP, é o item que o secretário diz que a qualquer momento a critério dele o processo seletivo e/ou o curso propriamente dito poderá ser interrompido.Uma total arbritraridade.
    Da próxima vez leia antes de postar, seu texto ta ruim, vc tem que melhorar seu blog para ter credibilidade.

    ResponderExcluir
  12. Companheiro obrigado pela correção, ninguém é perfeito todos nós somos passivos de erros vai me dizer que o colega nunca cometeu erros? Passamos sim desapercebido foi um erro que admitimos sem nenhum medo, afinal estamos sujeitos a erros, mas valeu sua correção. Quando ao texto que está ruim ou não esse é sua opinião respeito perfeitamente não podemos agradar a gregos e troianos, quando a credibilidade basta vc acessa todos os dias que vc verá se o blog tem ou não credibilidade. Inclusive já corregimos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Essa seleção de pessoas para o GTA não são tão rigorosas assim, pois lá é cheio de pedófilos que adoram uma uma garotinha menor de idade.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos