quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
1º Pelotão-2001(Imperatriz)
Para mim, não foi a primeira vez que fazia um curso de formação de soldado. Na década de 90 precisamente em 1998 fazia o CFSD na PM do Tocantins. 

CFAP 1998-Palmas-TO

Por lá fiz o curso no CFAP(Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) em Palmas capital do Estado. Não era neófito na caserna militar, porém para muitos era sua primeira vez.
Lembranças boas do CFAP

O meu curso foi realizado no 3º BPM(Batalhão de Polícia Militar) em Imperatriz-MA. Nós éramos ao todo 80 alunos formando no batalhão: 60 da cidade de Imperatriz e 20 de Açailândia.
1º Pelotão - Instrução com o Ten BM Wilne

O inicio na vida militar é cheio de curiosidades, expectativas, dúvidas e medo de certa forma, principalmente quando alguns militares mais antigos que passaram pelo mesmo processo tentam dar o velho e conhecido trote, que no mundo militar é conhecido como “rala”.

Coisa engraçado é aluno militar em seu primeiro dia de curso, parece uma criança indo para seu primeiro dia de aula no maternal.

Darlan, Reginaldo, Ebnilson e Alexandro(esquerda p/direita)

Estamos em Imperatriz (3º BPM) no auditório do quartel no ano de 2001. Lá se concentraram os 80 “bichos” como são chamados pelos os antigos os alunos.

Mais como nós já havíamos experimentado um curso de formação, sabíamos os velhos macetes de um curso militar.  Nossa turma era bastante eclética, Além de mim e do al Sd Mesquita que era PM do Tocantins, tinha os alunos: Alexandro da PM-PE, Ribeiro da PM-PA(foi assassinado em operação policial), Charles da PM-SP e os militares do exército(50 Bis), Reginaldo, Idelfonso, C,Felix e Wilke. Se tiver mais alguém me perdoe que não lembrei, afinal já faz 13 anos.
Pelotão de faxina- 1ºPelotão(primeiro sou eu)

As primeiras horas serviam para fazer um reconhecimento dos futuros companheiros de curso. Todo mundo magrinho parecendo um graveto, tinha alguns mais fortes, porém a grande maioria era só o talo.

Fomos para o auditório e lá começaram os primeiros contatos. Como aluno não tem mesmo o que inventar, surgiram as primeiras loucuras de aluno. O Al Sd Leonilde, hoje ex-PM e advogado, levantou-se para falar da festa de formatura, vê se pode uma coisa dessa. O curso nem tinha se iniciado direito e o aluno já falava em festa de formatura. Aquelas palavras não soaram bem nos meus ouvidos, mesmo por que essa empolgação já havia passado em 1998 no CFAP da PM-To. Levantei-me e falei algumas palavras no sentido que estava muito cedo ainda para planejar festa de formatura, não foram essas bem as palavras mais foram nesse rumo.

Formatura 2001(Ebnilson)

Essas foram algumas das lembranças desse dia que marcou a vida de cada 2001 em Imperatriz e acredito que em todo Estado as histórias foram semelhantes.

De lá para cá, muitas foram os acontecimentos, decepções, alegrias, realizações, tristezas e a perda de vários irmãos que tombaram em combate. Essa é a parte mais dolorosa que já vivemos.
Muitos amigos, irmãos e companheiros de farda partiram para eternidade. Vamos relembra alguns casos:

Sd R.Lima

Sd R.Lima

Numa noite fatídica perdemos o irmão R.Lima. O companheiro foi um ex - militar do exercito(50 Bis), serviu por volta de 1995 ou 1996 em Imperatriz. Seu destino e sua vida foi ceifada logo cedo, em meados de 2002.

Houve uma ocorrência no matadouro municipal de Imperatriz. A guarnição composta pelo Sd Jânio e Sd R.Lima, foi informada de um assalto. A viatura desloucou-se até o local. O matadouro fica na estrada do arroz, uma importante e antiga rua de grande movimentação. A guarnição recebeu a informação do COPOM(Central de Operações da PM), fez uma bliz e começou a fazer abordagem nos carros com as características dos assaltantes.

Lembrando que a estrada do arroz na época estrada de piçarra e sem iluminação. Não sei como se encontra hoje. Os militares começaram a abordar veículos, porém a desgraça aconteceu naquele dia. O facínora trocou de carro e veio com as vitimas em outro veiculo, salvo não estou enganado foi uma pampa. Ele fez de reféns o motorista e, mas uma mulher, quando o Sd R.Lima pediu parada e foi pedir informação, por que aquele não era o veiculo que a central havia informado. O militar aproximou-se da pampa. De dentro do veiculo onde estava o assaltante, o desgraçado atirou no nosso companheiro e o tiro pegou bem no pescoço, foi fatal. O Sd Janio revidou mais já era tarde, só deu tempo de levar o amigo até o hospital municipal. O Sd R.Lima, estava com o colete balístico mais não adiantou, pois foi atingido no pescoço. Ele era uma militar bastante exemplar e com uma conduta fora de serio, esse comportamento vinha do exercito. Perdemos o nosso primeiro irmão.

Sd Jeová
Alunos- Roniere, Ebnilson e Jeová(Esquerda p/direita)

O piauiense Wellington Jeová, foi um grande amigo. Era meu vizinho de cadeira no 1º pelotão. Desde o curso, ele apresentava alguns problemas, era muito brincalhão e tinhas algumas atitudes fora do normal. Porém numa noite em Brejão no ano de 2003, cidade alguns quilômetros de Imperatriz, na presença do companheiro e grande amigo Sd Madesson, pegou uma arma e se suicidou. Segundo alguns companheiros, falaram que ele dizia que estava sendo perseguido por superiores hierárquicos, dividas e acreditamos também que bebidas. Jeová bebia de forma desmedida, quantas e quantas vezes ele ia para o serviço totalmente embriagado. Talvez esses problemas o levou a cometer o suicido. Mais foi um grande amigo de curso.

SD Ribeiro

Sd Ribeiro

O Sd Ribeiro fazia parte também do 1º Pel. Ele tinha sido militar do exercito e PM do Pará. Era uma piadista sem graça. Se queríamos sorrir chamava o Ribeiro para contar uma piadinha sem graça, mais nós sorriamos justamente por que a piada era sem graça mesmo. Ele foi um policial exemplar, polido, caxias e bom de serviço. Contudo na fatídica noite de 2005, na festa do governador eleito Jackson Lago a tragédia aconteceu com nosso amigo. Nesse dia eu estava de serviço na Praça Brasil em Imperatriz. Nesta noite foi a festa do Jackson Lago em comemoração sua vitória. Tudo estava indo bem, quando recebemos a informação que no bairro Parque Alvorada havia tido um tiroteio e por lá duas pessoas mortas, até ai tudo bem. Não sabíamos que entre os mortos estava um companheiro nosso. Mais não demorou muito a notícia chegou dando conta que o Sd Ribeiro tinha sido assassinado de forma violenta naquele bairro. Foi uma morte trágica e muito comovente pela crueldade e violência como o militar foi morto. Havíamos perdido mais um irmão.

SD Veloso

Sd Veloso

O Sd Veloso pertencia ao 2ª Pel. Ele era uma pessoa bastante alegre e brincalhona. Mais um dos fatos que se se tornou cômico foi um dia que ele foi fazer uma palestra. No curso foi determinado pelo comandante de Cia. de aluno que todos os dias na parada matinal os alunos deveriam esta pronto para fazer uma pequena exposição de um tema qualquer. O objetivo era fazer com que os alunos desenvolve um pouco a oratória. Um belo dia, nos idos de 2001 no CFSD em Imperatriz, o escolhido foi o Veloso. O aspirante na época percebeu que ele estava alterado, ou seja, seu fardamento, meias e sua aparência não condizia com os ditames do curso. O pobre Veloso foi para frente fazer sua preleção. O tema que ele escolheu foi muito engraçado. Ele falou de uma peste. Foi desenvolvendo uma espécie de poema com a peste. Eu achava que ele ia ficar agarrado, termo para designar uma punição, mais passou batido. O aspirante queria só sacanear com ele, mais se saiu bem. Mais ele estava com uma ressaca terrível, dava para perceber.

Numa trágica noite em 2012, foi assassinado por uma pessoa no Estado do Tocantins. Ele havia recebido a noticia que outro policial havia sido assassinado no Estado do Tocantins. A cidade de Imperatriz faz fronteira com a região norte do Tocantins, separada pelo rio de mesmo nome. Em uma dessas cidades próxima perdemos dois irmão da mesma noite, Veloso (2001) e Gleison(2007). Primeiramente Gleison, estava num banho Pedra Branca em Sitio Novo-To, houve uma briga entre ele e outro elemento. Na vinda para casa ele foi emboscado e veio a óbito. Veloso sabendo da noticia atravessou o Rio Tocantins e foi a procura do homicida. Só que ele foi numa casa, que segundo se noticiaram pelos jornais locais, foi na casa errada. De dentro da casa o cidadão atirou com uma espingarda calibre 12. O tiro atravessou a porta e atingiu em cheio o militar que faleceu.

Sd Azzi
No fundo Ebnilson(óculos) e AZZI de braços cruzados

O Azzi de todos os já citados foi o que tive um maior contato e uma boa amizade. Ele desde o curso era espoletado, ou seja, esquentado. Valente mais do que siri. Tivemos uma boa amizade. Ele se reformou muito cedo, logo depois do curso, por problemas que não vamos falar aqui. Muitas foram às oportunidades que trabalhamos juntos. Ele me respeitava muito, por que sempre tive uma boa amizade com ele. Lembro-me muito bem que na época que foi candidato ao cargo de presidente da associação de cabos e soldados de Imperatriz ele foi especialmente na associação votar em mim.
Azzi e seu filho(foto do face de Jane Azzi)

Perdemos o nosso irmão no ano de 2013, vitima de violência. Que com certeza deixou muita saudades para todos nós.

As historias desses guerreiros foram contadas para não esquecermos que eles fizera também parte um dia da turma de 2001 em Imperatriz. Não estão mais conosco, foram-se para sempre. Mais suas histórias e lembranças ficaram gravados em nossas memorias. Fizeram a viagem eterna, não tiveram a alegria de estarem conosco comemorando mais uma data de aniversário de nossa inclusão. Os seus legados ficaram em nossas memorias e aos que tiveram a oportunidade de estarem comemorando esse dia nunca os esquecerão.

Mais a vida e o tempo passam. Estamos mais velhos, muitos barrigudos, gordos etc. Outros saíram da corporação. Todavia onde quer que estejam aqueles que se formaram no ano de 2001 deixaram suas marcas na PMMA.

O CFSD 2001 foi uma turma da nova geração. Foi a partir dessa leva de militares que houve uma grande inserção de militares com nível superior ou muitos já estava cursando no meu caso.

Os 2001 hoje muitos já são oficias da PM/BM, cabos e Sargentos e boa parte ainda são soldados.

Mais essa data representa o elo de mudanças e quebras dos velhos paradigmas na Polícia Militar do Maranhão.

Esses homens valorosos que durante 13 anos deram suas vidas em prol da defesa da sociedade do Maranhão. E nesse dia que com a graça de Deus que estamos vivos para congratularmos o nosso aniversário juntos com todos os irmãos 2001.

Encerramos e dedicamos esse dia a todos os 2001 na pessoa do Sd Francinaldo (2001) morto de forma covarde e violenta em São Luís em 2013. Que Deus possa nos permitir muitos e muitos 13 anos.

Sgt Ebnilson CFSD 2001(Imperatriz)

7 comentários:

  1. Parabéns a todos os 2001!!!
    SGT PM SARAIVA BPCHOQUE

    ResponderExcluir
  2. Tempos que não voltam mais. estou emocionado em lembrar os bons momentos que tivemos no curso. Parabéns amigo Ebnilson pela matéria. um forte abraço p todos os 2001.(Cb Aurélio 5ª CI)

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa sargento!!! São essas atitudes que realmente fazem a diferença. Espero que publique outras notícias desta natureza em breve...!

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS, PARABÉNS PELA MENTIRA!!!!!!!

    PARABÉNS!!!! 03 ANOS DE MENTIRAS... PARABÉNS!!!!

    PARABÉNS FIZEMOS UMA GREVE PARA AUMENTAR SALÁRIO DE OFICIAL, AUMENTARAM 300 REAIS DO SD EM 03 ANOS E AUMENTARAM 3.500 REAIS DO CEL TAMBÉM EM 03 ANOS FOI QUASE IGUAL PARA NÃO DIZER IMORAL, PARABÉNS!!!

    PROMETERAM PROMOÇÃO, 40H SEMANAIS,PLANO DE SAÚDE, ESTRUTURA FÍSICA E DIGNIDADE, KD???????? AONDE??????????

    SE ANTES JÁ ESTAVA RUIM AGORA VAI PIORAR, PARA NÃO DIZER OUTRO NOME... PQ AGORA AS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS DEFENDEM MUITO BEM OS INTERESSES DOS OFICIAIS NA ASSEMBLEIA: PEDIRAM SÓ APENAS A PERMANÊNCIA DOS CEL POR MAIS 08 ANOS NA ATIVA..... QUEM TEM UMA ASSOCIAÇÃO DE PRAÇA COMO AMIGA, NÃO PRECISA DE INIMIGO!!!!!

    MAIS TUDO TEM UM LADO BOM!!!!!!!! PQ SE DEPENDER DE ME PARA FAZER OUTRA GREVE PARA AUMENTAR SALÁRIO DE OFICIAL!!! EU PREFIRO FICAR COM MINHA MISÉRIA QUE FAZER GRAÇA PARA OFICIAL....

    ResponderExcluir
  5. O QUE É BOM PARA O PRAÇAS E RUIM PARA O OFICIAL, O QUE É BOM PARA O OFICIAL É RUIM PARA O PRAÇA!!!!!

    VEJAM AONDE EU QUERO CHEGAR!!!! HOJE O SE MAIS ESPECULA É O NOVO AUMENTO DE 2015... Q NÃO INTERESSA AO PRAÇA SÓ AO OFICIAL; AUMENTO SALARIAL NA PMMA SIGNIFICA AUMENTAR 10 REAIS AO PRAÇA E AUMENTAR 1. 000 REAIS AO OFICIAL; NÃO VAMOS CAIR NESSA JÁ FOMOS ROUBADOS NA ÚLTIMA GREVE...

    DIMINUIR A CARGA HORÁRIA PARA 40 H SEMANAIS É BOM PARA O PRAÇA E RUIM PARA O OFICIAL, PQ VAI DIMINUIR O NÚMEROS DE PRAÇAS NAS UNIDADES FORÇANDO OS OFICIAIS DE SEÇÃO IREM PARA RUA.

    PQ NÃO DEVEMOS PEDIR AUMENTO!!!!!!!! PEDIR AUMENTO SÓ VAI BENEFICIAR OS OFICIAIS... EU QUERO MOSTRA AOS PRAÇAS Q SERIA MUITO MELHOR PEDIR UM PLANO DE CARREIRA E SALÁRIO JUSTO, PLANO DE SAÚDE, ADICIONAL DE RISCO DE VIDA PARA QUEM TRABALHA NA RUA, ADICIONAL NOTURNO, DIGNIDADE NOS BPM, E ETC....

    MAIS O MELHOR PARA PMMA SERIA A DESMILITARIZAÇÃO OU APROVAÇÃO DA PEC 51... ESSA PEC SERIA MAIS IMPORTANTE Q A PEC 300, SABE PQ?????? HOJE O QUE SE VIVE NA PM É OS PORÕES DA DITADURA...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a todos os Policiais 2001.
    Ebnilson, obrigado por lembrar dos 13 anos de bons serviços prestados por esses policiais que iniciaram sua jornada no ano de 2001 e que ariscam suas vidas diariamente para proteger a sociedade maranhense. Essa turma de policiais 2001 é uma turma excelente, formada por homens e mulheres profissionais e esclarecidos.
    Policiais 2001 continuem trabalhando com honestidade e acima de tudo com fé em Deus para que possam melhorar cada vez mais a atual realidade da PMMA.
    Deus abençoe e proteja a todos.

    ResponderExcluir
  7. Saudaçoes Gurreiros Operacionais da PMMA por essa data comemorativa. Que Deus abençoe a todos.
    Cb pm 248/01 Brunno

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos