quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Quando agente pensa que está tudo indo bem, as coisas continuam do mesmo jeito. As associações não estão se entendendo desde a greve da PM/BM em 2011.

No Estado tem cerca de pelo menos 20 Associações militares, só na capital há umas 10 ou mais. A quantidade de entidades tem dificultado as lutas classistas, pois a diversidade não tem trazido uma unidade entre os militares. Com isso não existe uma entidade forte a nível de Estado para representar toda a comunidade militar. Temos entidades locais com os interesses de seus associados.

A falta de uma unidade representativa em âmbito estadual tem feito com que as diversas associações não cheguem a um denominador comum. É cada uma por si. Um por todos e todos por um, ficou enterrado na Assembléia Legislativa em 2011, no qual o famoso lema de “Unidos Somos Fortes” virou discurso evasivos de politiqueiros. As lutas classistas parecem que ficaram somente na lembrança de todos nós.

Paira um silêncio no ar. Cadê as lutas classistas e seus pseudos líderes? Por onde anda a Mesa Paritária? Onde estão as associações da Capital? Por onde ficou o Código de ética, Lei de Promoção e Carga horária de 40 horas?

Às vezes sou interpelado pelos militares sobre todas essas perguntas, infelizmente não temos respostas, quem deveriam responder se omitem. Não sei por onde anda as reivindicações, só sei que essa apatia tem incomodado toda a comunidade militar.

Vejo que há muitos interesses pessoas em jogo, estamos caminhando para um estado de eutanásia, esperando somente alguém para desligar os aparelhos e sepultar de vez com as lutas que com muito suor todos nós enfrentamos em 2011.

Essa desunião tem feito com que as entidades entrem no estado vegetativo.

Todos nós sabemos que após a greve da PM/BM em 2011, começou uma disputa pela famigerada liderança aqui na capital. Resultado, vaidades, presunção, individualismo, egoísmo, estrelismo e todos os “ismos”. Fizeram do movimento grevista um espólio de guerra e uma exacerbação frenética do egocentrismo. O movimento perdeu força, enfraqueceu-se e está na UTI.

As reivindicações conquistadas na greve nunca foram efetivadas, com exceção, do reajuste de 2009, 2010 e 2011.

A disputa por uma hegemonia de lideranças fez com que o movimento dos militares entrasse em colapso.

Vozes dos que clamam no deserto não empolgam mais ninguém, as carapuças caíram daqueles que se intitulavam os donos do Poder.

O sistema agradeceu a ganância, destrambelhamento e o despreparo daqueles que não conseguiram consolidar suas lideranças.

As querelas politicas e politiqueiras disseminaram a discórdia, divisão, intrigas e as dissenções. Levaram os militares estaduais a estaca zero, o sonho foi jogado no mar do esquecimento e as conquistas se esvaíram pelo ralo.

Aqui não queremos ser pessimistas, todavia os fatos nos fazem vê a realidade com bastante clareza.
As brigas internas das entidades levaram o movimento a uma ruptura geral. As redes sócias foram palcos de guerra de grupos rivais, parecendo que estávamos assistindo um filme de guerra, no qual cada país tenta buscar e conquistar seu território.

A última vez que houve uma suposta união fora na queda do ex-comandante da PMMA. De lá para cá, houve novamente disputas pelo poder da famigerada liderança total do Estado.

Líderes versos líderes em busca do poder supremo de uma liderança militar.

Olhando as redes sociais nota-se novamente uma disputa por espaço. De um lado associações do grupo “A”, do outro associações do grupo “B”. Ambas marcaram reuniões para o mesmo dia. As reuniões serão em Bacabal e Caxias respectivamente no dia 15/02, ou seja, no próximo sábado.

Dois encontros de associações, não dar para entender uma coisa dessa. Será até quando as “lideranças” não vão se entender. Não é possível que as diferenças estejam acima dos interesses coletivos. É triste a situação dos militares do Maranhão, por que estamos igual cego em tiroteio no qual não sabemos para onde ir e qual rumo seguir.

Afinal vamos seguir qual grupo? Ou participar de qual reunião e com quem? Talvez se fossemos onipresentes estaríamos participando das duas ao mesmo tempo, mais não o somos.

Estou cansado de pautas e protocolos que não levam a nada. Não se tem projetos consolidados e sólidos, o que se apresentam são propostas que às vezes de cara são rejeitadas. Falta habilidades e experiências e um pouco de humildade.

Fica aí nosso protesto solitário para que as associações deixem suas vaidades e comecem a caminha juntas, por que se não será o fim dessa geração classista lutadora.

13 comentários:

  1. Talvez esse meu comentario sera igual aos demais nao sera postado mas è na mesma linha de pensamento. A verdade
    É que nao.vamos avancar em nada simplismente é isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro companheiro, todos os comentários não excitamos em publicá-los, porém aqueles que ofendem a honra, dignidade e moral de pessoas não posso realmente publicá-los. Esse não é e nunca foi o objetivo deste blog, aqui é um espaço de críticas, sugestões, notícias, pensamentos e construções de ideais.

      Pedimos ao fazerem seus comentários pronunciem nomes. Por isso gera demandas judiciais contra o blogueiro.

      Excluir
  2. ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS?????

    NÃO VALE UMA NOTA DE 03 REAIS, TODOS QUERENDO SE ARRUMAR, TODOS QUERENDO SEREM POLÍTICOS, TODOS QUERENDO SEREM PAI DA PMMA.

    VOU CONTAR UM FUXICO, QUANDO NA ÚLTIMA GREVE DE 2011 NA ASSEMBLEIA Q CADA DIA CHEGAVAM MAIS ÔNIBUS DO INTERIOR PARA DÁ FORÇA E MORAL AO MOVIMENTO; QUANDO ALGUÉM FORTE DO GOV MA CONVIDOU OS LÍDERES Q FORAM PARA UMA TAL DE FAZENDA; QUANDO VOLTARAM DESSA FAZENDA OS CABEÇAS ESTAVAM TODOS CONFORMADOS E FALAVAM Q O MELHOR PARA O MOVIMENTO SERIA PEGAR OU LARGA O AUMENTO MAIS IMORAL DO BRASIL, O AUMENTO MAIS SORRATEIRO Q UMA ASSOCIAÇÃO DE PRAÇA POSSA FAZER; EU ACHO Q ESSE LIDERES ESCREVEM COM O DEDO; PQ NÃO PODE!!!!!!

    FIZEMOS UMA GREVE COLOCANDO NOSSA CABEÇAS A PRÊMIO PARA AUMENTAR SALÁRIO DE OFICIAL, Q NA VERDADE OS OFICIAIS NÃO ENTRARAM DE GREVE SÓ OS PRAÇAS... RESUMINDO DERAM 100 REAIS AO SD POR ANO E DERAM 1.000 REAIS CEL POR ANO, FOI QUASE IGUAL PARA NÃO DIZER IMORAL.

    PROMETERAM 40H SEMANAIS, PROMOÇÃO, EQUIPARAÇÃO DO SUBSÍDIO DA PMMA COM PCMA, ESCALONAMENTO VERTICAL COM O CEL, AUMENTAR O EFETIVO PRINCIPALMENTE NO INTERIOR Q NÃO PM NAS CIDADES... ETC ETC ETC... TUDO MENTIRA, TUDO MENTIRA!!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você,Ebnilson. Agora só resta agente pedir para o Chapolin Colorado nos ajudar.
    Sgt Trindade

    ResponderExcluir
  4. Os militares devem se organizar através de um CONGRESSO da mesma forma que o Cmt Geral estar fazendo agora nesta semana. Ele estar ouvindo os planos e propostas de seus comandantes de UPM e Diretores para acredito eu formalizar uma pauta de reivindicações da categoria.
    Agora acredito que possa melhorar pois piorar não pode mais.
    1. Espero que seja reorganizado o QO de todas UMP, que fiquem todas em nível I.Abrindo uma vaga de Cap. QOAPM em todas UPM, ou BPM e CIPM.
    2. Criar o QO dos grandes comando pois temos 9 grandes comando e não temos um QO de praças e nem vaga para Cap. QOAPM.

    ResponderExcluir
  5. COMPANHEIROS SÓ NOS RESTA FINGIR QUE TRABALHAMOS ENQUANTO ELES FINGEM QUE SE IMPORTAM, MAS INFELIZMENTE TEM MUITO PRAÇA ALIENADO OU MANIPULADO QUE SE MATA DENTRO DE UMA VIATURA ACREDITANDO QUE NOSSOS INIMIGOS ESTÃO NA RUA, A C O R D E M ! ! !

    ResponderExcluir
  6. É bom relembrar que durante a paralisação de 2011 havia dois grupos um do lado do governo outro do lado dos trabalhadores, enfim. Tivemos interminaveis reuniões com o Comando da PM e BM, Secretario de Segurança e Sec de Planejamento que resultaram em nada, porém existe a boa vontade de alguns mesmo cansados de lutar. Estamos em um momento crucial de determinar o sentido para qual o navio deve navegar, se em direção ao que o governo quer ou o que nós queremos. E cabe a cada um ver qual grupo de associações são dignas de credibilidade. Se todos brigam pelo mesmo ideal que se façam 1000 reuniões em um só dia em diferentes lugares, os trabalhadores agradecem, o que não podemos simplesmente aceitar é a total apatia. SD PM TORRES TIMON-MA

    ResponderExcluir
  7. Está insatisfeito com os governos? Saia às ruas,proteste,reivindique,organize-se em sindicatos,associações de moradores,crie movimentos estudantis,junte-se com seus irmãos da paróquia do seu bairro,exija a construção dos direitos,aponte os caminhos, enfim...Quanto às nossas associações,em sua maioria, não passam de poleiros,uma possibilidade de "ascensão"para espertos que almejam apenas o "me dar bem"...Os que estão ,de fato,insatisfeitos deveriam se colocar como alternativas e tomar as rédeas dos destinos dessas associações ou calarem-se e pararem de encher o saco com essa ladainha de "anônimos"... No entanto,duvido muito que isso aconteça pois, se o sujeito não tem ,sequer coragem para assinar o nome,terá ele coragem para engrossar fileiras na luta de classes e ir à luta? Duvido muito....
    Quanto ao blog em questão, tornou-se de vez a voz oficial do comando geral... E pelo amor de alá,submeta seus textos a uma revisão antes de publicá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Guimarães, primeiramente obrigado pela participação, sei que vc sempre acessa nosso blog e com críticas pertinentes. Concordo com vc, quando diz que as pessoas não gostam de se identificar. Mas quanto aos erros , pediríamos ao amigo que as vezes devido o tempo não fazemos as devidas correções, mais vamos fazer. Caso o amigo queira nos ajudar nesse item ficarei bastante feliz. Outra, quanto a que vc falou que sou blog oficial do comando da PM gostaria de lhe esclarecer algumas coisas:
      1ª- este blog tem servido aos policiais militares e bombeiros do Maranhão com notícias, criticas, informações e tudo que rola no mundo militar do Estado. Para essas informações e todo esse trabalho que faço, tenho que pegar essas informações nos Quarteis da PM/BM é onde a grande maioria das informações é transmitida por este blog. Temos sim um bom transito nos Comandos da PM e BM, o espaço está aberto para nós nas duas instituições. Talvez sejamos o único blog que tem acessos a certas informações que poucos conseguem. Isso acontece por que temos credibilidade e respeito perante os comandos, comandantes de unidades, praças e oficiais de todo o Estado.
      2º -Este blog não recebe patrocínio de ninguém, fazemos esse trabalho de utilidade pública totalmente gratuito, por que entendemos que muitos militares necessitam de informações, principalmente aqueles que moram no interior do Estado.
      3ª- Para finalizarmos, este blog não tem rabo preso com seu ninguém, sempre foi independente e continuaremos a sim. Por tanto companheiro, não fale ou não julgue o que você não sabe. Não levante falso testemunho. Uma coisa que sempre tivemos foi dignidade, moral e uma conduta ilibada e desafio a qualquer um a prova o contrário. Isso só para você entender que continuamos do mesmo jeito.

      Excluir
  8. Infelizmente temos uma enorme facilidade para nos deixar enganar, atrapalhar, agora devemos seguir de inicio a primeira que foi marcada em imperatriz para acontecer em Caxias no sábado (15), logo se ver que há má fé, qual é a associação que iria em sã consciência de marcar reunião um dia da semana, sabendo que todos trabalham, da pra perceber que é pura teimosia, ainda mais com policiais indo fazer e lavar exame para promoção, um esclarecimento, A reunião é em Caxias dia 15, Escola Débora Pereira, 100m da rodoviária de Caxias.

    ResponderExcluir
  9. E a pouca mísera correção que teremos em março de 2014 será a ultima prevista , depois não há mais nada e, como será nos anos de 2015 em diante? Como será que teremos nossa correção? Ninguém olha para o futuro?

    ResponderExcluir
  10. Esses dois Guerreiro falou tudo.Não precisa mais fala nada.
    Estão certinho 100%
    Pode crê:
    Outra coisa. Quem sabe saca TI ou seja Informática Internet IP. Sabe bem como descobri certo Anõnimo. ou IP endereço etc.
    Então relaxa e deixa a Galera fala ficando em Anõnimo.

    Anônimo13 de fevereiro de 2014 14:24

    COMPANHEIROS SÓ NOS RESTA FINGIR QUE TRABALHAMOS ENQUANTO ELES FINGEM QUE SE IMPORTAM, MAS INFELIZMENTE TEM MUITO PRAÇA ALIENADO OU MANIPULADO QUE SE MATA DENTRO DE UMA VIATURA ACREDITANDO QUE NOSSOS INIMIGOS ESTÃO NA RUA, A C O R D E M ! ! !


    manoel guimarães filho13 de fevereiro de 2014 16:01

    Está insatisfeito com os governos? Saia às ruas,proteste,reivindique,organize-se em sindicatos,associações de moradores,crie movimentos estudantis,junte-se com seus irmãos da paróquia do seu bairro,exija a construção dos direitos,aponte os caminhos, enfim...Quanto às nossas associações,em sua maioria, não passam de poleiros,uma possibilidade de "ascensão"para espertos que almejam apenas o "me dar bem"...Os que estão ,de fato,insatisfeitos deveriam se colocar como alternativas e tomar as rédeas dos destinos dessas associações ou calarem-se e pararem de encher o saco com essa ladainha de "anônimos"... No entanto,duvido muito que isso aconteça pois, se o sujeito não tem ,sequer coragem para assinar o nome,terá ele coragem para engrossar fileiras na luta de classes e ir à luta? Duvido muito....
    Quanto ao blog em questão, tornou-se de vez a voz oficial do comando geral... E pelo amor de alá,submeta seus textos a uma revisão antes de publicá-lo.
    Responder

    ResponderExcluir
  11. Olha o desca sou policial do bp choque. Um dos nossos sd passou para agente penitenciário, muitos aqui na unidade criticaram, mas quando souberam o salário q ela vai ganhar como agente, fora as gratificações. Aí todos ficaram a favor. Nao q os agentes nao mereçam., nós é q somos humilhados de todas as formas: começando pelo rde. Dignidade já.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos