segunda-feira, 12 de agosto de 2013
O que anda acontecendo com os Policiais Militares que estão deixando a PM em detrimento da PC?
Quais motivações estão levando os militares a deixarem a briosa Corporação?
Essas e outras perguntas podem ser respondidas com uma simples palavras, valorização.
Pelo menos 39 Policiais Militares vão deixar a PM para incorporarem na Polícia Civil no concurso de 2012 da Segurança Pública.  Cerca de 4 capitães PM,s e 35 praças estão de saída para a coirmã PC, os oficiais foram aprovados para delegados e as praças para investigadores e escrivães.
Valorização talvez é um dos motivos mais claros para tanta evasões na PM, nos últimos concursos a Corporação tem perdido vários de seus guerreiros para outras instituições entre elas a PC que tem levado o grande filão.
Em conversa com o blog, alguns futuros investigadores nos falaram de suas decepções na PM, inclusive até foram negado sua participação no curso de formação da PC que levará 3 meses, para que eles participem do curso deveram ou pedir baixa ou procurar outros meios como licenças premio, licença sem vencimento, férias  e  o que puder para se fazer o curso.
E o que dizer dos oficias que já estão também deixando a PM, com uma carreira de no mínimo 10 anos de Corporação, os capitães estão deixando as fileiras para serem delegados, o que acarretará prejuízos a PM. Vejam que até o oficialato está sendo também atingindo pela desvalorização, por que hoje um menino termina seu curso de direito e faz um concurso para PC e já entra com um salário de mais de 12 mil reais, enquanto isso um Coronel PM/BM para chegar a um salário de  11 mil tem que no mínimo uma trajetória de mais de 30 anos de serviço ativo,  ou seja a desvalorização dos PM,s é gritante.
A situação requer muita atenção, pois constantemente a PM/BM tem perdido militares e esse número não está sendo ocupado.
Os concurso da PM/BM estão levado em média 6 anos para serem realizados, 1994, 2000, 2006 e 2012, é muito tempo para a realização de um concurso para as forças militares, mesmo por que todos os anos as baixas com reformas, mortes, reservas, licenciamentos, exclusões e uma boa parte estão passando em outros concursos.
Por fim, essas situações ainda andam longe de serem resolvidas mesmo por que não temos força política para isso, as vezes os PM,s são feitos de ioiô nas mãos dos políticos e dos governos, jogam para uma lado e para o outro  e não temos ninguém que lutem e os que deveriam fazê-los, não os fazem por que cada um que ganhar sua parte no bolo. Mais isso aí é outra história.



14 comentários:

  1. EU ACHO Q O CORONEL ESTÁ GANHANDO É MUITO!!!!!!

    CORONEL GANHANDO 13.500 ESTÁ GANHANDO É MUITO, CEL NÃO É DELEGADO, JUIZ OU PROMOTOR, Q ENTRARAM POR CONCURSO E PROVA DE TÍTULO.

    NA PMMA SÓ Q TEM É R2 Q CAIRAM DE PARA QUEDA SEM CONCURSO DEPOIS DE CF/88, MUITOS Q FORAM COLOCADOS PELA JANELA POR SEREM FILHO DE OFICIAL OU APADRINHADO POLÍTICO, TEVE UM OFICIAL DE OUTRO ESTADO Q VEIO FAZER UM ESTÁGIO E FICOU DEFINITIVO. AINDA ESTÃO GANHANDO ESSA FORTUNA, NÃO TRABALHAM, DORMEM TODO DIA EM CASA, A PROMOÇÃO CAI NO TEMPO CERTO E ESTÃO ACHANDO RUIMMMMM!!!!!!! BRINCADEIRA....

    O CEL NÃO PODERIA GANHAR 2X VEZES MAIS Q O SOLDADO Q TRABALHA TODO DIA, NÃO TEM PROMOÇÃO, NÃO TEM CARGA HORÁRIA DEFINITIVA DE 40H SEMANAIS, VAI TRABALHAR 30 ANOS TIRANDO SERVIÇO DE RUA E VAI SE APOSENTAR COMO CB OU SGT COM 200 REAIS A MAIS NO CONTRA CHEQUE EM RELAÇÃO AO SD.

    ResponderExcluir
  2. SGT EBNILSON, ESSA CONTAGEM ESTÁ ERRADA, SE CONTA OS PRAÇAS Q ESTÃO OS CLASSIFICADOS Q PODERÃO SER CHAMADOS POSTERIOR, ESSE NÚMERO AUMENTA. PODERÁ CHEGAR A 80 PMS.

    ResponderExcluir
  3. Caro companheiro, os dados não estão errados, esses serão os que já irão começar o curso, acredito q sim q há mais aguardando serem chamados porém não sei quantos são, mais os 39 no momento são os que começarão o curso, são dados confiáveis esses dos 39.


    ResponderExcluir
  4. QUEM SAI PERDENDO É A PM QUE ACABA PERDENDO ÓTIMOS PROFISSIONAIS, INFELIZMENTE O POLICIAL MILITAR SE CANSA DE ESPERAR POR MELHORAS E ACABA SAINDO PARA OUTRAS INSTITUIÇÕES. EU MESMO JÁ ESTOU ESTUDANDO, SEGUINDO OS OUTROS EXEMPLOS DA MINHA BARRA

    ResponderExcluir
  5. ebnilson, primeiramente queria parabeniza-lo pelo excelente texto; bem coeso e objetivo.E o que foi exposto aqui é a mais pura verdade. Todos os anos policiais militares estão saindo em busca de algo melhor, sendo que ou passam em outros concurso para outras polícias ou para outras áreas não policiais. Contudo cada ano que passa vejo colegas de curso saindo e passando para algo melhor, exelentes policiais, e pior é que estão certos...pois a desvalorização é tão grande que a cada ano que passa ficamos cada vez mais desmotivados e fragilizados; até mesmo aqueles que gostam de ser policial.E se as coisas continuarem do jeito que estão, a tendencia é só piorar. Logo, do que adianta ter amor pelo que faz, se o reconhecimento não lhe satisfaz...pec 300 já!!!

    ResponderExcluir
  6. eu so não concordo com esse papo de forca politica. a policia civil também não tem, e no entanto conseguem melhorias por lutas próprias e não por forca politica. todo ano a policia civil faz greve e ainda não esta como eles querem. a PM fez uma com quase 180 anos e quer resolver de uma so vez. militares brincantes, a forca não é politica e sim da união, se nos unirmos num so objetivo, teremos bons resultados. vamos pra frente de batalha, enfrentar nossos "medos". se abaixarmos nossas cabeças como vamos cobrar valorização se não temos coragem para enfrentar as ordens absurdas, os abusos de autoridades e muito mais.

    ResponderExcluir
  7. Ebnilson os juizes federais ganharam na justica pra nao pagarem IR das indenizacoes d ferias. Temos q correr atras dos nossos direitos tb. Como está as acoes de URV e 21.7% dos PMs? Pq todos os outros orgaos receberam, ate administrativamente, e nos nada? Se souber nos responda por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro companheiro, a respeito da URV e 21% estão ainda aguardando a decisão da justiça, mais qualquer novidade publico.

      Excluir
  8. Eu, não vou cair fora também pq já completei meus trinta anos, mais vou continuar na luta por uma diguinidade...

    ResponderExcluir
  9. Caro Ebnilson o numero de militares que sairão da PMMA num curto prazo está incorreto. Soube que tem mais dois tenentes que irão pra PC, um soldado 07 pra Policia civil PA, fora os que estao sendo chamados aos poucos do concurso do Tribunal de Justiça. Cada vez mais militares estao em cursinhos contando os dias pra saírem da corporação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro, esses dados são somente de São Luís os demais locais não tive conhecimento e nem de outros concursos, mais se o amigo tiver disponível por favor me mande para fazermo uma complementação. Sei q deve ter mais que irão sair, mais não tenho informações certa. Um abraço

      Excluir
  10. EU ACREDITO QUE ESSA DESIGUALDADE SALARIAL SE DÁ EM CONSEQUENCIA DA GRANDE FALTA DE UNIÃO EXISTENTE NA CORPORAÇÃO. ENQUANTO PRAÇA TIVER PREOCUPADO COM QUANTO O OFICIAL GANHA OU FAZ E VICE E VERSA, VAMOS CONTINUAR PERDENDO, ATÉ PORQUE O INVESTIGADOR GANHA MAIS QUE UM PRAÇA. ACHO QUE ESTAMOS EM UM MOMENTO DE UNIRMOS FORÇAS, NÃO PARA COLOCAR OS PODRES NA RUA. DIFERENÇAS SALARIAIS SEMPRE VÃO HAVER, DIFERENÇAS NAS ATIVIDADES SEMPRE VÃO HAVER O QUE NÃO PODE HAVER É UMA GUERRA INTERNA DENTRO DA INSTITUIÇÃO.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos