MILITARISMO UMA HERANÇA ESPARTANA

http://rpg-meiosangue.forumeiros.com/
A herança militar remonta desde a antiguidade, algumas civilizações como os egípcios, assírios, babilônios, os persas, gregos e romanos já utilizavam os recursos e armas militares para as grandes conquistas. É na sociedade espartana que o militarismo surge como grande ideologia formadora da própria sociedade.

Uma das primeiras Cidades-Estado a surgir na Grécia antiga foi Esparta, sua fundação é datada no século IX a.C. pelos guerreiros dórios de origem Indo-europeia. Sua localização ficava na fértil Planície da Lacônia, às margens do Rio Eurotas.

http://www.programadoleao.com.br/
A organização social e politica de Esparta estavam baseadas única e exclusivamente numa rígida legislação atribuída a Licurgo, o legislador espartano. A constituição espartana estabelecia uma diarquia exercida por dois reis, um Conselho(Gerúsia) e por uma Assembléia(Ápela). A Diarquia, era uma espécie de poder executivo nos tempos de guerra; a Gerúsia, era formada pelos mais velhos cidadãos espartanos e tinha um poder consultivo e a Ápela, formada por todos os cidadãos espartanos no qual tomavam decisões importantes para a sociedade. O mítico legislador, Licurgo, conta a lenda que depois de fazer as leis espartanas havia se exilado de forma voluntária, antes da partida proibiu qualquer modificação na constituição até sua volta, dessa forma Licurgo era considerado divino e sua legislação tinha um caráter imutável. A partir do século VII a. C. houve várias transformações sociais, políticas e culturais. No campo cultura Esparta regrediu drasticamente, o avanço intelectual e artístico foram abandonados. A sociedade passou a viver em um regime totalmente fechado, o governo estimulou uma ideologia que perdurou durante todo o período da sociedade espartana, conhecido como laconismo. O Laconismo consistia em uma limitação, ou seja, falar tudo de maneira breve ou sintética, falar poucas palavras, essa doutrina limitava a capacidade de raciocínio, prejudicava “ o espírito crítico dos cidadãos de Esparta”( José Robson de Arruda). Além do laconismo, havia ainda a xenofobia(aversão a estrangeiros) e xenelasia( expulsão de estrangeiros), essas medidas visavam impedir o contato dos espartanos com ideias inovadoras que colocava em risco o sistema militar espartano, que de certa forma reforçavam os privilégios da elite e matinha a imobilidade social.

Toda a sociedade espartana estava fundamentada no laconismo, xenofobia e xenelasia, essas ideologias tinham o caráter de execrar qualquer possibilidade de os cidadãos espartanos desenvolverem o senso crítico, haja vista, que o pensamento já estava bastante avançado em Atenas com o advento dos filósofos. A sociedade espartana, diferentemente de Atenas que a sociedade desenvolveu o espirito crítico através do sistema filosófico, estava voltada exclusivamente para a guerra, portanto era uma sociedade de caráter militarista. Os cidadãos espartanos, principalmente os homens, deveriam viver para o Estado, suas vidas pertenciam ao organismo estatal. A educação militar espartana começava aos sete anos de idade, as crianças ao nascerem eram submetidas ao seu primeiro teste, os mais velhos a examinavam caso fosse detectado algum defeito físico a criança era lançada no alto do monte Taigeto para que sua inferioridade não fossem transmitida mais tarde aos jovens guerreiros. As crianças ficavam aos 7(sete) anos de idade com as mães, depois eram entregues ao Estado que lhe dava uma educação cívica até aos 12(doze) anos, os ensinamentos estavam baseados nos valores próprios do Estado, aos 12 anos as crianças eram mandadas para o campo para fazerem sua própria sobrevivência, Arruda nos Conta: “ Aos 12 anos, os meninos e meninas eram mandados para o campo, onde deviam sustentar-se por conta própria.[...] Dormiam ao ar livre, sobre camas feitas de bambu que colhiam com as próprias mãos, sem ferramentas, nas margens do Rio Eurotas. Tudo o que comiam era roubado. Aprendiam a roubar com destreza e habilidade, pois se fossem surpreendidos roubando eram espancados até a morte, não por causa do roubo, mas pela demonstração de inabilidade”(Arruda, p. 138). Essas provas tinham como objetivo “ fortalecer o físico e desenvolver a destreza, indispensável ao bom soldado(idem). Uma das últimas provas consistia numa brincadeira mortal, chamada de Kriptia(brincadeira de esconde-esconde), os meninos eram espalhados pelo campo, durante o dia levavam consigo um punhal, a noite tinham como missão degolar todos os escravos que fossem encontrados, após essa prova os soldados eram declarados guerreiros e passavam a conviver com os demais nos quarteis. Somente aos 60 anos os soldados eram aposentados e passavam a pertencer ao Conselho dos Anciões.

A Herança militar dos espartanos e seu espírito guerreiro perpassou para as sociedades subsequentes, toda sua doutrina militar ainda estava viva em nosso meio, o laconismo está presente e todas as formas de neutralização do espírito crítico, o militarismo nas Policias esta alicerçado na cultura espartana. A tradição militar tem como seus pilares a hierarquia e disciplina que são elementos de sustentação da estrutura castrense, os espíritos guerreiros dos espartanos sobrevivem como fantasmas nos quarteis, ao militar é negado a greve e a sindicalização, é negado também a livre expressão de pensamento. O militar, não tem se quer o direito de dizer aquilo que pensa, pois sua atitude pode ser entendida como subversiva, todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, diz a Constituição brasileira, todavia ao militar essas garantias são pulverizadas por regulamentos draconianos que visam extirpar o livre pensamento do militar baseado no laconismo espartano. O militar não lhe é dado o direito de questionar ordens de superior hierárquico, fundamentado nos regulamentos repressores, ao militar lhe é negado o direito de se manifestar, cultura espartana. Dessa forma, a herança cultural militar espartana ainda sobrevive em nossos quarteis, o laconismo mais do que nunca reina na hierarquia militar e subtrai as mentes de seus integrantes fazendo com que o silêncio seja a única forma de expressão.



Prof. Ebnilson Carvalho

Comentários

  1. Isso Ebenilson fala de asuntos no seu blog que realmente sao pertinentes e acultura os militares,coisas que nos informam e nos deixam com sede de saber mais. Essa e uma atitude muito humanitaria da sua parte em ajudar um colega de trabalho pq a uniao faz a forca.paraben pelo seu ato de companheirismo e solidadriedade. From New Jersey. U.S.A

    ResponderExcluir
  2. Isso Ebenilson fala de asuntos no seu blog que realmente sao pertinentes e acultura os militares,coisas que nos informam e nos deixam com sede de saber mais. Essa e uma atitude muito humanitaria da sua parte em ajudar um colega de trabalho pq a uniao faz a forca.paraben pelo seu ato de companheirismo e solidadriedade. From New Jersey. U.S.A

    ResponderExcluir
  3. ATENÇÃO PESSOAL , A POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ VAI TER AUMENTOS MÍNIMOS DE 24 % AO ANO , COMEÇANDO EM 2012 ATÉ 2015 ; TOTALIZANDO ATÉ 117 % NESSE PERÍODO , SEGUNDO O ACORDO FECHADO ONTEM Á NOITE , DIA 17 /08 , ENTRE OS VÁRIOS ITENS COMPROMETIDOS INCLUI-SE QUE NÃO HAVERÁ RETALHAÇÕES AOS PARTICIPANTES E LIDERES DO MOVIMENTO GREVISTA ...PODEMOS DESTACAR :

    1º PESSOAL ESSA GREVE DA PM DO PIAUÍ FOI UM BOM EXEMPLO NÃO SOMENTE PARA O MARANHÃO , MAS PARA O BRASIL , ENTREM NO SITE DA " AMEPI " LEIAM TODOS OS E VÍDEOS ,CONVERSEM COM OS COMPANHEIROS , É A VERDADEIRA CARTILHA DE COMO SE FAZ UMA MOBILIZAÇÃO MILITAR VITORIOSA .

    2º SERÁ SE NOSSO GOVERNO VAI TER A AUDÁCIA DE NÃO PROPOR UM ÍNDICE DE REAJUSTES NO MÍNIMO IGUAL A ESSE PARA 2012 E OS PRÓXIMOS ANOS ? POIS COMPAREM A ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS DO MARANHÃO COMPARADA A DO PIAUÍ , MESMO COM TANTA SONEGAÇÃO ...

    3º SERÁ SE ELES TERIAM ESSE REAJUSTE E AS VANTAGENS CASO NÃO FIZESSEM ESSA GREVE ?

    4º PORQUE NO NOSSO ESTADO , DISCUTE-SE MUITO, DISCUTE-SE A QUASE 6 MESES , MAIS NÃO HÁ UMA POLÍTICA DE REAL VALORIZAÇÃO DOS PM , BEM COMO DE TODOS AGENTES DE SEGURANÇA ?

    5ºPORQUE EM 8 DIAS UMA EQUIPE DE GOVERNO CONSEGUE APRESENTAR UM POLÍTICA DE AUMENTO REAL DOS SALÁRIOS PRA 4 ANOS ... E NUM ESTADO VIZINHO , COM UM GRANDE LITORAL ,CHUVAS EM ABUNDÂNCIA , MAIS EMPRESAS E ORÇAMENTO , AS COISAS DEMORAM MESES E MESES ... MUITAS DAS VEZES NÃO CHEGANDO NEM A 90 % DO PRETENDIDO ...

    COM A RESPOSTA AS AUTORIDADES ...

    GUERREIROS , ESTAMOS COM VCS ... AGENDEM LOGO ( O MAIS BREVE POSSÍVEL , NÃO DEIXEM AS COISAS ESFRIAREM ) UM DIÁLOGO SÉRIO COM ESSE GOVERNO , CASO NÃO TENHA RESULTADOS FAREMOS UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO IGUAL AO DO PIAUÍ , ESSAS PERSEGUIÇÕES E RETALIAÇÕES SÃO PORQUE ESTÃO SOMENTE ESPERANDO VER SE TEMOS CORAGEM OU NÃO ...A TENDÊNCIA É DE PIORAR CADA VEZ MAIS , NÃO HA SAÍDA . SE MOSTRARMOS MOBILIZAÇÃO , BREVEMENTE ESSAS PERSEGUIÇÕES AMENIZARAM E TEREMOS NOSSOS DIREITOS , PERDAS E REAJUSTES ESTABELECIDOS .

    OBS : A CENSURA E A DITADURA TA TÃO GRANDE NO NOSSO ESTADO , QUE QUERIA MAS NEM CITEI TEU NOME .

    ResponderExcluir
  4. Valeu ebnilsom, você acabou de completar com chave de ouro o pensamento que postei no meu blog "o justiceiro da segurança" e digo mais eu não tenho medo de retalhação vou dizer aos senhores que na minha terra natal o cidadão quando dizia eu sou homem e por um determinado motivo entrava em atrito com outro, os dois amarravam as pontas das camisas e cada um empunhava uma faca peixeira e eles optavam um dos dois morrer brigando ou fugir com o rabo entre as pernas, logico que hoje isso não mais acontece com frequência na mina terra,mas, o homem de lá "dar um boi para não entrar numa briga, mas, depois de entrar dar uma boiada para não sair. do seu companheiro O JUSTICEIRO DA SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  5. ORGULHOSO PELOS IRMÃOS MILICIANOS DO PIAUÍ E AO MESMO TEMPO COM INVEJA!!! PARABÉNS VCS SÃO REALMENTE GUERREIROS!!!18 de agosto de 2011 às 14:47

    PELO JEITO A PMMA VAI SER A COM O MENOR SALÁRIO DO BRASIL ATÉ O PIAUI JA VAI PASSAR DA GENTE SÓ FALTA O PARÁ PRA FECHAR O CIRCULO PQ O TOCANTINS JA PASSOU FAZ DIAS, MEU POVO VAMOS DAR UM SUSTO NO GOVERNO VAMOS MARCAR UMA ASSEMBLÉIA, PRIMEIRO VISITEM TODOS AS ASSOCIAÇÕES DO INTERIOR PRA VER O POSICIONAMENTO DA TROPA DEPOIS VAMOS PARTIR PRA GUERRA SE TODOS CONCORDAREM ÓBVIO. VC PODE TER CERTEZA ABSOLUTA QUE SE NÓS NÃO FIZERMOS UM MOVIMENTO PRA ASSUSTAR NÃO VAMOS RECEBER UM TIQUIM DE AUMENTO ATÉ A DONA ROSEANA SAIR PQ ELA ODEIA A CLASSE MILITAR E NÃO TEM MAIS PRETENÇÕES POLITICAS, O UNICO JEITO É NÓS PARARMOS DE VEZ PQ DESSE JEITO ELA VAI SER OBRIGADA, FORÇADA, PQ O INFERNO QUE VAI FICAR ESTE ESTADO CASO NÓS IMETEMOS PELO MENOS EM 10% O QUE OS IRMÃOS MILICIANOS DO PIAUÍ FIZERAM ELES VÃO TREMER. PRA O GOVERNO ESSE REPASSE ESMOLÉO DE 120,00 REAIS JÁ É MAIS QUE O SUFICIENTE PARA QUE OS ESCRAVOS SE CONTENTEM ATÉ O FIM DE SEU MANDATO ENTÃO TORNO A REPETIR OU TOMAREMOS MEDIDAS MAIS RIGIDAS OU FICAREMOS CHUPANDO DEDO ATÉ A UNHA CAIR. POLICIAL REVOLTADO E COM INVEJA DO PIAUÍ...

    ResponderExcluir
  6. O reajuste foi dividido em quatro parcelas anuais e o ticket alimentação terá aumento de R$ 25.

    Após acordo com o governo do Estado, os policiais militares e bombeiros do Piauí encerraram a operação Polícia Legal, Tolerância Zero, que já durava oito dias. As negociações realizadas no Tribunal de Justiça entre os comandantes gerais, secretários de estado, o presidente do TJ e representantes das associações da categoria culminaram num reajuste salarial de mais de 100% do dado nos últimos quatro anos.
    Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

    Segundo o presidente da Associação dos Oficiais Militares, capitão Evandro Rodrigues, disse que conseguiram uma grande vitória junto ao governo. “Ficaram algumas coisas pendentes que vamos acertar depois como a carga horária e a legislação da Polícia, mas a nossa maior vitória não foi o aumento do salário em si, mas a união de toda a polícia. Os próximos governos irão pensar duas vezes quando forem negociar com a gente”, declarou.
    O capitão afirma que o governo Wellington Dias o reajuste foi de R$ 380,00 em quatro anos e a previsão é que no próximo quadriênio haja um ganho real de R$ 1.700,00.
    O ticket alimentação teve um aumento de R$ 25, de R$ 120 para R$ 145. Veja como ficará os vencimentos dos militares estaduais com o que foi acordado, que será dividido em quatro parcelas anuais. Atualmente, a Polícia Militar possui um efetivo de 13 mil pessoas entre ativos e inativos.



    ANO: 2012 (fevereiro) – 2013 (maio) – 2014 (maio) - 2015 (maio)
    SOLDADO: 1.704,10 - 2.047,63 - 2.450,92 - 3.100,00 = 107%
    CABO: 1793,42 – 2.154,69 – 2.578,78 – 3.150,00 = 107%
    3º SARGENTO: 1.908,19 – 2.292,89 – 2.744,50 – 3.246,29 = 106%
    2º SARGENTO: 2.033,80 – 2.447,51 – 2.933,16 – 3.472,77 = 107%
    1º SARGENTO: 2.164,59 – 2.605,80 – 3.123,75 – 3.699,26 = 108%
    SUBTENENTE: 2.363,90 – 2.856,34 – 3.434,42 – 4.076,73 = 111%
    2º TENENTE: 3.245,74 – 3.897,04 – 4.661,61 – 5.511,14 =106%
    1º TENENTE: 3.850,43 – 4.610,04 – 5.501,77 – 6.492,57 = 104%
    CAPITÃO: 4.712,46 – 5.658,34 – 6.768,72 – 8.002,47 = 106%
    MAJOR: 5.927,30 – 7.018,78 – 8.300,08 – 9.723,76 = 95%
    TENENTE CORONEL: 7.671,22 – 8.947,19 – 10.445,08 – 12.109,40 = 85%
    CORONEL: 10.115,34 – 11.548,14 – 13.230,13 – 15.099,00 = 70%


    Fonte: http://policialbr.com/profiles/blogs/apos-acordo-com-governo-veja-quanto-ganharao-os-militares-do-pi?xg_source=msg_mes_network#ixzz1VPGbqT82

    ResponderExcluir
  7. coloque esta noticia no blog:::: blog:http://www.cidadeverde.com/apos-acordo-com-governo-veja-quanto-ganharao-os-militares-do-pi-82635
    VEJAM AS CONQUISTAS DA PMPI, COM AS ASSOCIAÇÕES UNIDAS-PRAÇAS E OFICIAS: DIVUGUEM, PARA MOTIVAR OS PM E BM DO MARANHÃO, OLHEM QUE O PIAUÍ É UM ESTADO BEM MAIS POBRE QUE O MARANHÃO:
    CONQUISTAS::
    1-Escala de serviço 24h por 72h
    3-Código de ética da PMPI
    2- Adicional noturno
    3-Aumento salarial real, conforme abaixo:
    ANO: 2012 (fevereiro) – 2013 (maio) – 2014 (maio) - 2015 (maio)

    SOLDADO: 1.704,10 - 2.047,63 - 2.450,92 - 3.100,00 = 107%

    CABO: 1793,42 – 2.154,69 – 2.578,78 – 3.150,00 = 107%

    3º SARGENTO: 1.908,19 – 2.292,89 – 2.744,50 – 3.246,29 = 106%

    2º SARGENTO: 2.033,80 – 2.447,51 – 2.933,16 – 3.472,77 = 107%

    1º SARGENTO: 2.164,59 – 2.605,80 – 3.123,75 – 3.699,26 = 108%

    SUBTENENTE: 2.363,90 – 2.856,34 – 3.434,42 – 4.076,73 = 111%

    2º TENENTE: 3.245,74 – 3.897,04 – 4.661,61 – 5.511,14 =106%

    1º TENENTE: 3.850,43 – 4.610,04 – 5.501,77 – 6.492,57 = 104%

    CAPITÃO: 4.712,46 – 5.658,34 – 6.768,72 – 8.002,47 = 106%

    MAJOR: 5.927,30 – 7.018,78 – 8.300,08 – 9.723,76 = 95%

    TENENTE CORONEL: 7.671,22 – 8.947,19 – 10.445,08 – 12.109,40 = 85%

    CORONEL: 10.115,34 – 11.548,14 – 13.230,13 – 15.099,00 = 70%

    Fonte: Governo do Estado

    ResponderExcluir
  8. ATUALMENTE UNIFICAMOS AS ENTIDADES DE SEGURANÇA E EXIGIMOS RESPEITO E DIGNIDADE DAS AUTORIDADES DO NOSSO ESTADO . ESSE TEMPO DE MILHARES DE FALÁCIAS ... E FALAREM GLORIOSA POLÍCIA MILITAR CENTO E POUCOS ANOS , NÃO PASSA DE CONVERSA PRA BOI DORMIR , VEJAM ALGUNS EXEMPLOS DE COMO SOMOS TRATADOS :

    1º TODO ANIVERSÁRIO DA PM E OUTRAS DATAS COMEMORATIVAS ,EM OUTROS ESTADOS E NO TOCANTINS ( PRINCIPALMENTE APÓS AQUELA GRANDE GREVE ) O GOVERNADOR REUNISSE COM O COMANDANTES E ENTIDADES REPRESENTATIVAS EM EVENTOS FORMAIS , INCLUSIVE ANUNCIANDO PCC E AUMENTOS REAIS DOS SALÁRIOS BEM COMO OUTROS BENEFÍCIOS ...( DIFICILMENTE EXISTE OS MILHARES PRETEXTOS PRA MANDAR TÉCNICOS OU INTERMEDIÁRIOS )

    2º ALGUMAS PERGUNTAS AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA NO ÚLTIMO SEMINÁRIO NA ASSEMBLÉIA , VEJA OQUE AS RESPOSTAS :

    a ) QUAL O PERCENTUAL DO PRÓXIMO REAJUSTE ( 2012 ) SECRETÁRIO ?

    - EU NÃO SEI , ISSO NÃO É COMIGO , É COM A PASTA DO PLANEJAMENTO , MAS TENHO INDÍCIOS QUE SE HOUVER FICARÁ ENTRE 5,5 A 9,5 % .

    OBS : É IMPRESSIONANTE O DESCASO COM OS AGENTES DE SEGURANÇA ,COMO SEMPRE TUDO PRA ÚLTIMA HORA , PRA DAREM O QUE BEM ENTENDER ... VÃO GANHANDO TEMPO COM MILHARES DE COMISSÕES PRA DESVIAR O FOCO , DO ORÇAMENTO , PERDAS ( ENTRE 24 A 40 % SÓ NESSE ANO ) NÃO FAZEM CONCURSO , SOBRECARREGANDO-NOS BEM COMO OUTROS DIREITOS .SEM FALAR NAS PERSEGUIÇÕES E RETALIAÇÕES QUE AVANÇAM .

    b)SECRETÁRIO QUANDO SAIRÁ O CONCURSO ?

    - SAIRÁ NO MÁXIMO AGORA EM AGOSTO .INCLUSIVE NÓS TEMOS QUASE UM POLICIAL PRA 1000 hab , E A ONU RECOMENDA 250 .

    OBS: TUDO BEM SECRETÁRIO VC ESTA CORRETO , MAIS VC NÃO ESTA NO CARGO PRA LAMENTAR E SIM PRA RESOLVER... VC JÁ MUDOU A DATA DE PUBLICAÇÃO DOS EDITAIS DESSES CONCURSOS PRA SEGURANÇA UMA CENTENA DE VEZES , LEMBRA ? LEMBRE-SE QUE ERA PRA UMA TURMA AGORA( AGOSTO ) JÁ ESTA PRATICAMENTE SE FORMANDO ? ISSO MERECE UMA REPRESENTAÇÃO JURÍDICA POIS UMA AUTORIDADE QUE INFLUENCIA MILHARES E MILHARES DE JOVENS A VINR PRO MARANHÃO E SÃO LUÍS ; GASTAR O ÚLTIMO CENTAVO COM CURSINHOS E DESPESAS EXTRAS , OU ATÉ LARGAR O SEU JÁ ESCASSO EMPREGO NA BUSCA DA HONRADA CARREIRA MILITAR ...ADIAR MESES PRA QUEM GANHA BEM COMO O SENHOR NÃO MUDA NADA , MAIS PRA ESSAS PESSOAS É EMPURRA-LAS PARA OQUE EXISTE DE PIOR NA NOSSA SOCIEDADE .

    3º ALÉM DESSAS PESSOAS QUE ESTÃO SENDO LUDIBRIADAS COM PROMESSAS ( POIS ESSES CONCURSOS SÓ SAIRÃO DO PAPEL COM ATITUDES EXTREMAS , COMO DENÚNCIAS , INCLUSIVE A OEA )DO OUTRO LADO TEMOS OS POLICIAIS FAZENDO O TRABALHO QUADRUPLICADO DEVIDO A FALTA DE REPOSIÇÃO DE EFETIVO .... ESTRES E OUTRAS ENFERMIDADES , FALTA DE TEMPO PRA ENTRETENIMENTO E COM A FAMÍLIA ,AUSÊNCIA DE FOLGAS ,LICENÇAS E PROMOÇÕES SÃO ALGUMAS DAS CONSEQUÊNCIAS DESSA MÁ VONTADE NA REALIZAÇÃO CONCURSOS PÚBLICOS PERIÓDICOS .

    AMIGOS GUERREIROS , NOSSO GOVERNO SÓ IRÁ NOS RESPEITAR E TRATARMOS COM DIGNIDADE QUANDO FIZERMOS NO MÍNIMO IGUAL AS ENTIDADES DE SEGURANÇA DO PIAUÍ ... ELES ESTÃO PAGANDO PRA ACONTECER ISSO , SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER .

    ResponderExcluir
  9. FALA DE UM CORONEL - A HONRADA E GLORIOSA POLÍCIA MILITAR DO MA , COMPOSTA POR HOMENS , CENTO E POUCOS ANOS DE EXISTÊNCIA - ENTREVISTAS E MAIS ENTREVISTAS NA MIRANTE E DIFUSORA MOSTRANDO BANDIDOS E NÚMEROS MAQUIADOS .

    OBS : CORONEL , O SENHOR PODE ATÉ ESTA GANHANDO ALGO COM ISSO , MAS NADA COMPRA NOSSA DIGNIDADE , O SENHOR MAIS A MÍDIA OLIGÁRQUICA ESTA CONTRIBUINDO PARA O SUCATEAMENTO , FALÊNCIA E RETROCESSO DO SISTEMA DE SEGURANÇA DO MARANHÃO EM PLENO SÉCULO XXI ... CORONEL TUDO MUDA , E AS POLÍCIAS E TODO SISTEMA DE SEGURANÇA TEM DE ACOMPANHAR AS TRANSFORMAÇÕES DEMOCRÁTICAS.

    OBS: 2 . VOCÊ DEVERIA ERA JUNTAR-SE A NÓS DE PATENTES INFERIORES , POIS SABENDO DE TODOS ESSES ANOS DE EXISTÊNCIA DE NOSSA POLÍCIA ( SENDO OMISSO A ESSE SUCATEAMENTO ) ESTÁ SE ALIANDO A UM GOVERNO PASSAGEIRO . A GRANDE MAIORIA DOS QUE COMPÕEM A CÚPULA GOVERNISTA ( SECRETARIADO )SÃO INCOMPETENTES, NÃO É SEU RAMO PROFISSIONAL, OU SÃO DE OUTROS ESTADOS ;A PRÓPRIA GOVERNADORA JÁ FALOU QUE NÃO TEM MAIS PRETENSÕES POLÍTICAS . ENTÃO SENHORES CORONÉIS E DE PATENTES ELEVADAS , NÃO TROQUEM SUA DIGNIDADE POR COISAS PASSAGEIRAS ... É MUITO GRATIFICANTE VERMOS NA GREVE DA PM DO PIAUÍ , NÃO APENAS PRAÇAS ; OBSERVAMOS ATIVAMENTE OFICIAIS E CORONÉIS , TODOS UNIDOS COM UM MESMO OBJETIVO , A NÃO DESTRUIÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA DO SEU ESTADO .SEUS FILHOS E NETOS VÃO SE ORGULHAR DE VOCÊ .

    OBS : 3. MAIS AGORA SENHORES ALIADOS A OLIGARQUIA NEFASTA , OU QUERENDO OU NÃO VOCÊS TEM 2 ENCOLHAS; OU NOS AJUDAM A ABOMINAR ESSA EXPLORAÇÃO E SERVIDÃO RETRÓGRADA , OU CONDENA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA A OMISSÃO DE VER O MAIOR MOVIMENTO DE VALORIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO MARANHÃO . UMA MOBILIZAÇÃO QUE POR IRONIA VAI FAVORECER AO SENHOR TAMBÉM , MAS NÃO TERÁ A GLÓRIA DE SER UM GUERREIRO OU HERÓI E SERÁ NO MÁXIMO UM SUBALTERNO OMISSO .

    OBS 4 : ANTES ERAMOS UM DOS MAIORES SALÁRIOS DO PAÍS , 4º NO MÁXIMO ... APÓS ALGUNS DIAS GREVES EM OUTROS ESTADOS , TODOS ELES JÁ POSSUEM UMA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO PARA 2012 E PARA OS PRÓXIMOS ANOS ( ATÉ 2015 ) NO MÍNIMO ... AGORA ALÉM DE TERMOS O TÍTULO DE MENOR EFETIVO POR HABITANTE , CAMINHAMOS A PASSOS LARGOS A SER O ÚNICO SEM POLÍTICA SALARIAL , SEM CONCURSOS E QUE PIOR PAGA .

    OBS:5 ENQUANTO NO PIAÍ ( SEM LITORAL ENORME , ESCASSEZ DE CHUVAS E ÁGUA )MENOR ORÇAMENTO E ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS )EM POUCOS DIAS DE GREVE SE CONSTATA AVANÇOS CONCRETOS ( AUMENTO DE APROX. 30 % JÁ EM FEVEREIRO DE 2012 )... AQUI NO MARANHÃO ( NOSSA COMISSÃO DE SEGURANÇA DA ASSEMBLÉIA SE REESTRUTURA PARA O PRÓXIMO SEMESTRE, BLÁ , BLÁ , BLÁ , BLÁ ... ) .PESSOAL NÃO PODEMOS CAIR NO JOGO POLÍTICO QUE É GANHAR TEMPO , EMPURRAR AS DECISÕES CONCRETAS E SEPULTAR O FOCO , QUE É ORÇAMENTO , POLÍTICA DE REAJUSTES E CONCURSOS ... JÁ PODEMOS NEGOCIAR DIRETAMENTE COM O GOVERNO , POIS JÁ UNIFICAMOS , E SE ELES NÃO QUISEREM , OU OFERECEREM PROPOSTA AQUÉM DA NOSSA REALIDADE É SÓ MARCAR ASSEMBLÉIA GERAL E FAZERMOS IGUAL A POLÍCIA DO PIAUÍ ... NÃO TEM MISTÉRIO ( ELES ESTÃO MAIS PRECAVIDOS E SENSÍVEIS AGORA ) O CAMINHO JÁ TA DELIMITADO , NÃO DEVEMOS DEIXAR ESSE CLIMA ESFRIAR , NOSSA HORA É AGORA ! AGORA OU NUNCA GUERREIROS !

    ResponderExcluir
  10. PARABENS PELO ARTIGO, CONHECIMENTO NUNCA É D MAIS. PRINCIPALMENTE PELA DESGRAÇA QUE É ESSE MILITARISMO NAS POLICIAS DO BRASIL. (SD PM AURELIO).

    ResponderExcluir
  11. PESSOAL ALÉM DA PEC 300 , JÁ ESTA PRATICAMENTE APROVADO NO CONGRESSO O ADICIONAL DE PERICULOSIDADE ( 30 % PRA PMS E BOMBEIROS )...

    MAIS VEJAMOS , TEMOS DE CALCULAR TODAS NOSSAS PERDAS E DIREITOS , FAZENDO COM QUE O GOVERNO INCORPORE-AS AO NOSSO SUBSÍDIO , COMO ESTÁ NA LEI . ACEITAR UM LEVA DE GRATIFICAÇÕES EXTRAS NÃO NOS DÁ DIGNIDADE , POIS TODOS NÓS SABEMOS QUE UM DIA VAMOS PRA INATIVIDADE , ALÉM DE SER UMA SEGURANÇA NÃO SOMENTE PARA NÓS ,MAIS PRA TODA NOSSA FAMÍLIA .

    TEMOS DE ENTRAR EM CONTATO PLENO COM OS IRMÃOS DA " AMEPI " BEM COMO O CAPITÃO EVANDRO RODRIGUES , POIS A GREVE DA PM DO PIAUÍ FOI UMA AULA DE MOBILIZAÇÃO PRA TODAS AS POLÍCIAS DO BRASIL .

    NO VÍDEO O CAPITÃO EVANDRO FALA QUE JÁ ESTAVAM A NO MÍNIMO 60 DIAS TENTANDO FALAR COM O GOVERNO E NADA , ELES COMO SEMPRE EMPURRANDO ; CHEGARAM A FECHAR ATÉ AS PORTAS DO PALÁCIO E DAS SECRETÁRIAS PARA OS REPRESENTANTES DA ASSOCIAÇÃO ... MAIS AÍ ELES JÁ TINHAM UMA GRANDE CARTA NA MANGA , JÁ TINHAM IDO A SERGIPE , E PEGO A CARTILHA DE COMO SE FAZ UMA MOBILIZAÇÃO VITORIOSA ( SERGIPE APÓS UMA GREVE TEM SUA PRÓPRIA PEC 300 , OS SOLDADOS LÁ RECEBEM R$ 3.500 ,00 ; ALÉM DA POPULAÇÃO OS GOVERNOS RESPEITAM MUITO A INSTITUIÇÃO POLICIAL SERGIPANA )...APÓS ESSE DESCASO DO GOVERNO , ELES INICIARAM O MOVIMENTO E CONQUISTARAM SEUS DIREITOS ... HOJE AS POLICIAS DO PIAUÍ , AO LADO DE SERGIPE , MINAS GERAIS E TOCANTINS , ALÉM DAS POLÍTICAS SALARIAIS E DE CONCURSOS SÃO RESPEITADAS POR SEUS GOVERNANTES .

    GUERREIROS , NÃO SEJAM OMISSOS DIANTE DESSES ACONTECIMENTOS ,MUITO MENOS RECUEM OU BAIXEM A CABEÇA DIANTE DAS PERSEGUIÇÕES E RETALIAÇÕES ...VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS, É SOMENTE MARCAR UMA ASSEMBLÉIA . CORONÉIS E OFICIAIS , NÃO SE DESLUMBREM COM UM GOVERNO PASSAGEIRO QUE NA SUA MAIORIA É COMPOSTO POR AMADORES, QUE IRÃO EMBORA DAQUI A 3 ANOS NO MÁXIMO . UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE SEGURANÇA DO MA ASSEMBLÉIA GERAL JÁ .

    ResponderExcluir
  12. ACORDA! ACORDA! ACORDA! VAMOS SAIR DESSE PESADELO...19 de agosto de 2011 às 19:45

    CAROS COMPANHEIROS MILICIANOS SE VCS ACHAREM QUE COM ESSAS REUNIÕES VAMOS GANHAR ALGO PODEM TIRAR O CAVALINHO DA CHUVA PRA NÃO FICAR RESFRIADO, PQ ESSE GOVERNO NÃO LIGA A MINIMA PRA NÓS ENTÃO VAMOS PARTIR PRA BATALHA VAMOS PARALIZAR JÁ PQ NÃO VEJO OUTRA FORMA DE SERMOS VALORIZADOS A NÃO SER ESTA, QUE SERÁ A MEDIDA MAIS DRASTICA E OBJETIVA. VEJAM O EXEMPLO DOS DELEGADOS ELA NÃO ABRE MÃO DE FORMA ALGUMA E OLHA QUE JÁ SE VAI QUASE 3 MESES, AGORA IMAGINE NÓS QUE SÓ FICAMOS COM REUNIÕES MARCADAS E DESMARCADAS FAZENDO POUCO CASO DE NÓS E SORRINDO NOS BASTIDORES AMIGOS A HORA É ESSA É SÓ MARCARMOS UMA REUNIÃO GERAL PRA TOMARMOS A DECISÃO MAIS SÁBIA DE TODA A VIDA DE PMMA E BMMA... SD PM MILICIANO REVOLTADO.

    ResponderExcluir
  13. ENGRAÇADO , VAI SER LANÇADA A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA SEGURANÇA DO MARANHÃO ... COMENTÁRIOS :

    1º ÓTIMA INICIATIVA PARLAMENTARES , MESMO SABENDO QUE NO MÍNIMO 90 % DE VOCÊS É DA BASE DE APOIO AO GOVERNO , E QUE EM JANEIRO DESSE ANO VOCÊS TIVERAM NUMA ÚNICA SEÇÃO AUMENTOS DE 63 % LEMBRAM ?

    2º COMO A MAIORIA DE VOCÊS SÃO ALIADOS DA GOVERNADORA DEVERIAM CONVENCÊ-LA A REPOR NOSSAS PERDAS , DÁ UM POLÍTICA DE REAJUSTES E CONCURSOS ANTES DE TUDO ... OU SE TIVEREM MAIS IMPARCIALIDADE CONVOCÁ-LA PRA UMA AUDIÊNCIA SOBRE O CAOS QUE SE INSTALOU NO NOSSO SISTEMA DE SEGURANÇA , POIS CERTAMENTE ELA TERÁ MUITO OQUE COMENTAR , POIS JÁ ESTA NO 4º GOVERNO E SEU GRUPO POLITICO DOMINA NOSSO ESTADO A 40 ANOS .

    3º SENHORES DEPUTADOS TODOS OS REAJUSTES DADOS POR ESSE GOVERNO SÓ SAIU ATRAVÉS DE : PARALISAÇÕES , GREVES , OU DO LIMITE MÁXIMO DE SENTENÇAS FAVORÁVEIS NA JUSTIÇA ... VOCÊS SÃO SABEDORES DISSO , PORQUE VOCÊS ACHAM QUE SOMENTE PRA NÓS DA POLÍCIA MILITAR ESSE GOVERNO VAI AGIR DIFERENTE ? VAI DÁ DIREITOS NA BASE DE DIÁLOGO ?

    4º SENHORES DEPUTADOS VOCÊS TERIAM ERA DE COBRAR DESSE GOVERNO POLÍTICAS CONCRETAS DE REAJUSTES E VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES , POIS NÃO SERIA NECESSÁRIO ACONTECER TODO ESSE CAOS QUE O GOVERNO ALIADO DE VOCÊS PAGAM PRA VER .

    5º SENHORES, NÓS NÃO SOMOS PAGOS PRA FICAR DANDO SOLUÇÕES , NEM LAMENTANDO DE ONDE VIRÁ VERBAS PRA NOSSOS DIREITOS ; JÁ EXISTEM TÉCNICOS , SECRETÁRIOS , SECRETÁRIAS ... E ATÉ VOCÊS , POIS TODOS RESPECTIVAMENTE SÃO PAGOS EM TEMPO INTEGRAL PRA FAZER ISSO , NOSSO PAPEL É CONSTATAR E COBRAR , O RESTO É COM OS SENHORES.

    6º SENHORES EM NENHUM ESTADO QUE HOUVE AVANÇOS CONCRETOS NA ÁREA DA SEGURANÇA PRECISOU DE INTERMEDIÁRIOS Á FRENTE DAS NEGOCIAÇÕES , MUITO MENOS DA BASE GOVERNISTA ... AS ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES SEMPRE Á FRENTE , E NOSSO FOCO AGORA É DE QUANTO SERÁ NOSSO PERCENTUAL DE REAJUSTES PRA 2012 E PRÓXIMOS ANOS . POIS A LOA ( LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL ) JÁ ESTA SENDO ELABORADA E BREVEMENTE SERÁ VOTADA .


    OBS : AMIGOS DA UNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES MILITARES E DE SEGURANÇA DO MA , NÃO DEVEMOS PERDER O FOCO " A LOA " VEJAM OS PRAZOS E CONSTATEM OQUE O GOVERNO ESTÁ PLEITEANDO NO ORÇAMENTO , PRAZO PRA ENTREGA NA ASSEMBLÉIA ( ATÉ MEADOS DE SETEMBRO ) PRAZO PRA VOTAÇÃO ( ATÉ MEADOS DE NOVEMBRO )... ELE QUERENDO OU NÃO JÁ DEVERÁ SER CAPAZ DE DIZER QUAL SERÁ NOSSO PERCENTUAL DE REAJUSTE PRA 2012 , E PRÓXIMOS ANOS ...CASO NÃO QUEIRAM SE PRONUNCIAR OU NÃO DÁ ALGO ACIMA DOQUE FOI DADO AOS PM DO PIAUÍ É SÓ FAZERMOS IGUAL AS ENTIDADES PIAUIENSES... LEMBREM-SE QUE TEMOS NO MÍNIMO 3 ANOS DE PERDAS ENORMES , E QUE O MARANHÃO TEM O TERCEIRO MAIOR LITORAL DO BRASIL , NÃO TEM ESCASSEZ DE ÁGUA NEM CHUVAS , ORÇAMENTO E ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS ( APESAR DA SONEGAÇÃO E CORRUPÇÃO ) BEM MAIOR QUE DO NOSSO CORAJOSO VIZINHO .

    ResponderExcluir
  14. conquistas da PMPI, acessem o sitio da AMEPI
    A PM\BM VOLTOU!

    DESCULPEM A DEMORA NA ATUALIZAÇÃO DO SITE, É QUE COMO OS PRÓXIMOS PASSOS SÃO DE MUITA RESPONSABILIDADE E SOMENTE HOJE AO MEIO DIA RECEBEMOS A MINUTA DO ACORDO FIRMADO ENTRE AS ASSOCIAÇÕES E O GOVERNO, VAMOS PASSAR O QUE SERÁ REALIZADO, VAMOS AOS PRÓXIMOS PASSOS E AS INFORMAÇÕES:

    1 - AUMENTO SALARIAL SUPERIOR A 100% DE SD a CAP, CONFORME TABELA QUE JÁ FOI DIVULGADA NA IMPRENSSA, COM A OBSERVAÇÃO DE QUE O SEC DE ADM CONVERSARÁ COM O GOVERNADOR PARA AUMENTAR O PERCENTUAL DA PRIMEIRA PARCELA QUE SERÁ PAGA EM FEVEREIRO DE 2012;

    2- ANISTIA ADMINISTRATIVA, PARA TODOS QUE PARTICIPARAM DO MOVIMENTO POLÍCIA LEGAL, TANTO PARA PUNIÇÕES COMO PARA TRANSFERÊNCIA OU REMOÇÃO;(ATENÇÃO PARA A PERMANÊNCIA DA DISCIPLINA, CONFORME OCORREU DESDE O INÍCIO DO MOVIMENTO, A ANISTIA É SÓ PARA SE PREVINIR DE POSSÍVEIS RETALIAÇÕES);

    3 - CARGA HORÁRIA DE TRABALHO - A ESCALA DE SERVIÇO NESSE PRAZO DE 60 DIAS SÓ PODERÁ SER REALIZADA NA ESCALA DE 1 POR 3, OU SEJA 12 POR 36, OU 24 POR 72, ETC. DEPOIS DE 60 DIAS SERÁ APROVADO UMA LEI, A SER CRIADA COM A PARTICIPAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES;

    4 - RENOVAÇÃO DE TODA A LEGISLAÇÃO POLICIAL MILITAR, COMO RDPMPI, LOB, ESTATUTO E LEIS DE PROMOÇÃO DE OFICIAS E PRAÇAS, COM A PARTICIPAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES;

    5 - HAVERÁ UM REAPARELHAMENTO DE TODA A CORPORAÇÃO, DENTRO DE UM CONOGRAMA QUE SERÁ DIVULGADO PELO GOVERNO(COLETES, CURSOS ADEQUADOS DE HABILITAÇÃO DE VEÍCULOS ARMAMENTO, MUNIÇÃO, EQUIPAMENTOS ETC.)

    6 - A MAIOR DE TODAS AS CONQUISTAS FOI A NOSSA UNIÃO E O RECONHECIMENTO DA NOSSA IMPOORTÂNCIA, TANTO DO GOVERNO E PRINCIPALMENTE DA SOCIEDADE;

    FIQUEM ATENTOS POIS AS ASSOCIAÇÕES UNIDAS IRÃO AS ÁREAS DE TODOS OS BATALHÕES E FARÁ REUNIÕES ZONAIS, PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS, E A PRIMEIRA REUNIÃO SERÁ NO AUDITÓRIO DO PARQUE AMBIENTAL DO MOCAMBINHO, AS 08 H DO DIA 24 DE AGOSTO(TERÇA -FEIRA);

    NAS OUTRAS ÁREAS INFORMAREMOS O LOCAL E DATA POSTERIORMENTE, MAS SERÁ TODAS NA PRÓXIMA SEMANA.

    NA OUTRA SEMANA IREMOS AO INTERIOR DO ESTADO.

    MUITO OBRIGADO POR VOCÊS, TEREM NOS OPORTUNIZADO A HONRA DE LUTARMOS JUNTOS POR UM FUTURO MELHOR.

    NOS ÚLTIMOS 4 ANOS, NÓS TIVEMOS UM AUMENTO DE 380 REAIS, AGORA SÃO DE 1.700,00 REAIS, ALCANÇANDO 3100, PARA O SOLDADO, OU SEJA, MAIS DE 4 VEZES O QUE FOI DADO PELO GOVERNADOR W. DIAS.

    A PM DE MINAS GERAIS QUE TEM UM PIB MUITO, MUITO MAIOR QUE O NOSSO, VAI PAGAR EM 2015, O VALOR DE 4 MIL AO SOLDADO, ASSIM, DENTRO DE NOSSA REALIDADE ECONÔMICA, TIVEMOS UM AUMENTO SIGNIFICATIVO.

    O AUMENTO DA ALIMENTAÇÃO É POUCO, MAIS ESTAVA A MUITOS ANOS CONGELADO E NOS PRÓXIMOS ANOS SOLICIAREMOS AO GOVERNO, ATRAVÉS DE UMA COMISSÃO PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO, UM REAJUSTE MAIS ADEQUADO, ALÉM DISSO, TEMOS UA REDUÇÃO NA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO, O QUE IMPORTA UMA VALORIZAÇÃO DIA DA ALIMENTAÇÃO.

    ASSIM, RECONHECEMOS QUE OUTRAS CONQUISTAS VIRÃO APENAS COM O DIÁLOGO QUE SE ESTABELECEU E QUE VAMOS CONTIUAR.

    ResponderExcluir
  15. QUE ESSA ASSEMBLÉIA SEJA DECISIVA PARA ESCREVERMOS UMA NOVA HISTÓRIA NA POLÍCIA MILITAR , BEM COMO EM TODAS AS ENTIDADES DE SEGURANÇA DO MARANHÃO.

    GUERREIROS QUE ESTÃO SOFRENDO PERSEGUIÇÕES E RETALIAÇÕES EM PLENO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ;AGORA É SÓ EXPORMOS TUDO ISSO NA ASSEMBLÉIA , MOSTRARMOS UNIÃO , CASO ELES NÃO RECUEM E NOS TRATEM SEM RESPEITO E DIGNIDADE , RECUPERANDO ACIMA DE TUDO NOSSAS PERDAS( QUE SÃO ENORMES , O ÍNDICE DE 24 % MAIS OU OUTROS ANOS SEM REAJUSTE ;SOMADOS A PERICULOSIDADE , ADICIONAL NOTURNO E ETC )CHEGAREMOS A UM SUBSÍDIO INICIAL PRA SOLDADO DE R$ 3.600,00 NO MÍNIMO . TEREMOS NOSSA PRÓPRIA PEC 300 ESTADUAL ...AGORA VALOR ESTE SÓ SENDO ACEITO SE FOR EM FORMA DE SUBSÍDIO ; SUBSÍDIO , POIS ELES TENTARAM INJUSTAMENTE DISCRIMINAR OS INATIVOS .

    AMIGOS APÓS O SUCESSO DA DA GREVE DO PIAUÍ , AS ENTIDADES DE SEGURANÇA DESSE ESTÃO COM PRESTÍGIO NÃO SOMENTE PERANTE O GOVERNO , MAIS EM TODO O PAÍS ... UMA MOBILIZAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE , DIA 25/08 ; E OUTRA NA POLÍCIA DO RIO DE JANEIRO , DENOMINADA DE " OPERAÇÃO CUMPRA-SE A LEI " SÃO SOMENTE ALGUMAS DAS ESPELHADAS NA GREVE VITORIOSA DA AMEPI .

    AGORA VEJAM ESSES DADOS OFICIAIS DO IBGE ( DE 2008 )... VEJAM O PIB - SOMA DE TODAS AS RIQUEZAS DO ESTADO - DO MARANHÃO ,É MAIS QUE O DOBRO SUPERIOR AO DO PIAUÍ ,OBSERVEM :

    a )MARANHÃO ( PIB ) - R$ 38.487.000.000,00

    b )PIAUÍ ( PIB ) - R$ 16.781.000.000,00


    OBS: ISSO Á TRÊS ANOS ATRÁS , SEM CONTAR QUE NESSES ÚLTIMOS ANOS TEMOS ACOMPANHADO RECORDES E MAIS RECORDES NA ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS ( SEM CONTAR COM A SONEGAÇÃO E A CORRUPÇÃO ALARMANTE ) DINHEIRO TEM ! ENTRE OS INFINITOS CASOS, VEJAM SOMENTE DOIS QUE CONFIRMAM ESSA AFIRMAÇÃO :

    a )R$ 172.000.000,00 , JÁ PAGOS ANTECIPADAMENTE A EMPREITEIROS DOS 72 HOSPITAIS QUE ATÉ AGORA NÃO SAIRÃO DO PAPEL .

    b )R$ 100.000.000,00 , JÁ PAGOS ANTECIPADAMENTE PARA REFORMA DO HOSPITAL DO IPEM , SITUAÇÃO ,IDEM AO ITEM A .

    ResponderExcluir
  16. mto legal o texto sobre esparta, mas faltou algumas coisas como a sua proibição de falar publicamente até certa idade,etc.

    ResponderExcluir
  17. Verdade faltou esse detalhe mais fico grato pelo colega que nos lembrou da proibição d falar em publico, valeu pela contribuição

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos

Postagens mais visitadas deste blog

3º Companhia Independente da PMMA( Amarante): Conclusão das primeiras turmas do PROERD em Sítio Novo no Maranhão

INTOLERÂNCIA MILITAR

2º Reunião da Comissão do governo com os militares: Principais Deliberações