quarta-feira, 4 de maio de 2011
"Durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (4), com uma comitiva de oficiais dos policiais militares e bombeiros, a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa pediu cautela com relação ao movimento organizado para reivindicar melhorias para as categorias.

“Fica difícil defender o diálogo se está sendo proposto algo que não constrói”, declarou o presidente da Comissão, deputado Zé Carlos (PT), em alusão à ameaça de ser deflagrada a “Operação Padrão” e o aquartelamento (permanência dos militares no quartel).

“Não vejo, por parte do Estado, até o momento, nenhuma resistência para dialogar”, completou Zé Carlos, reforçando o pedido de prudência.
A “Operação Padrão” é uma proposta - com treze itens- que dispõe sobre a conduta do policial militar no exercício da função. O primeiro item, por exemplo, diz que o policial “não deve realizar abordagem nem fazer qualquer tipo de notificação”.

O apelo da Comissão foi prontamente atendido pelos militares. “Vamos dar um crédito”, declarou o diretor de Assuntos Políticos da Associação dos Servidores de Segurança Pública Militares do Estado do Maranhão (Assepmma), cabo Roberto Campos Filho.
Também participaram da reunião, na sala das Comissões, os deputados Raimundo Louro (PR), Magno Bacelar (PV), Bira do Pindaré (PT) e Edson Araújo (PSL), todos membros da Comissão de Segurança.

NEGOCIAÇÕES
 
O deputado Zé Carlos informou que a Comissão de Segurança realizará uma reunião na próxima terça-feira, 10, com o secretário Aluísio Mendes (Segurança Pública) e as assessorias jurídicas do Estado e da Assembleia Legislativa, com o objetivo de chegarem ao consenso sobre a legalidade do pleito.
“O primeiro passo é o entendimento único sobre aquilo que é competência do governo estadual e o que está a nível federal”, detalhou o parlamentar petista.
Dois dias depois, na quinta-feira, 12, a Comissão se reunirá com os policiais militares e os bombeiros para avaliarem os pontos definidos durante a reunião com o secretário.
O cabo Roberto Campos Filho afirmou que, caso os militares avalie negativamente o resultado da reunião, poderá ser convocada uma assembleia geral.

ESCALONAMENTO VERTICAL
 
Durante a reunião a comissão foi informada sobre uma decisão do STF - do dia 25 de abril - que mantém a sentença do Tribunal de Justiça do Maranhão, determinando que o Estado pague os índices do Escalonamento Vertical (fixa percentuais de reajuste salarial), retroativo ao ano de 1992.
Segundo o presidente da Associação dos Oficiais Militares do Maranhão, major PM Adelman Barbosa, não cabe mais recurso da decisão e o prazo é de 15 dias para executar (obrigar a pagar), a contar da citação.
José Carlos recomendou que a assessoria jurídica da Assembleia analisasse a questão com o objetivo de incluí-la na pauta de discussão da reunião da próxima semana.
Na pauta de reivindicações dos oficiais estão questões relacionadas à elaboração de um plano de carreira, que visa garantir aos militares e bombeiros uma carreira única, pagamento do adicional de insalubridade, adicional noturno, hora-extra, vale-refeição, salário-família, entre outros".(Assembléia Legislativa)


 "Operação Padrão"

A "Operação Padrão" disseminada pela rede mundial de computadores está causando um grande indigesto perante os poderes constituidos, a notícia ja esta sendo espalhada em todo Estado, inclusive a nívle nacional no Blog do Sd Almança(http://www.pec300.com/), os resultados já estão sendo convertidos em prissões, "O tenente-coronel Marcelo José Ferreira Costa, do Corpo de Bombeiros do Maranhão, foi preso, na manhã desta terça-feira (3), após reclamar da falta de estrutura para trabalhar e denunciar o possível uso indevido de carro da corporação por parte do motorista do comandante da corporação, o major Marcos Paiva".(...) (http://www.jornalpequeno.com.br).

De acordo com as informações que nos chegaram as policiais militares de Timom, Açailândia e o 9º BPM  em São Luis estão sendo alvos de arbítrios por parte dos respectivos comandantes no que diz respeito ao fardamento e viaturas.

Companheiros estamos num processo de negociação com o governo vamos esperar com muita cautela e prudencia  todo o  tramite legal para que possamos tomar alguma atitude.

Cb Ebnilson
















5 comentários:

  1. COMPANHEIRO, OBSERVANDO O RESULTADO DA REUNIÃO COM A COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, NO DIA 04 DE ABRIL DE 2011, PODE-SE NOTAR QUE O GOVERNO ESTÁ, DE FORMA "INTELIGENTE", TENTANDO DESARTICULAR O MOVIMENTO QUE HORA SE INTITULA DE "OPERAÇÃO PADRÃO", E FEZ USO DO SR. MAJ. PM ADELMAN BARBOSA PARA TAL FIM, QUANDO O MESMO AFIRMOU QUE "NO DIA 25/04 O S.T.F TERIA VOTADO DE FORMA FAVORÁVEL AO ESCALONAMENTO VERTICAL AOS SERVIDORES." INFORMAÇÃO ESTA PLANTADA DE FORMA IRRESPONSÁVEL E LEVIANA POR PARTE DO REFERIDO OFICIAL. COM ESSA INFORMAÇÃO ERRADA, A REUNIÃO FOI CONDUZIDA PARA UM RUMO NADA INTERRESSANTE PARA OS PROFICIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA.

    > SENHORES, ESSA É UMA DEMONSTRAÇÃO CLARA QUE O MOVIMENTO ESTÁ CAUSANDO APREENSÃO POR PARTE DO GOVERNO, E O MOMENTO É PROPICIO PARA A MANIFESTAÇÃO, SINTO ATUALMENTE UMA UNIÃO NUNCA VISTA NA HISTÓRIA MODERNA DO MARANHÃO POR PARTE DAS ASSOCIAÇÕES. O MOVIMENTO JÁ ESTÁ BASTANTE DISSEMINADO NO MEIO DA TROPA E A ACEITAÇÃO E ADESÃO É DE APROXIMADAMENTE 100% POR PARTE DAS PRAÇAS.

    > COM TUDO, O QUE OCORREU NA REUNIÃO DO DIA 04, DEIXA CLARO QUE DEVEMOS TOMAR CUIDADO E PEDIR SEMPRE A COMPROVAÇÃO DO QUE ESTA SENDO APRESENTADO, QUE SE EXIGA QUE SEJA APRESENTADA A VERACIDADE DA INFORMAÇÃO.

    > PRECISAMOS NOS ARTICULAR DE FORMA MAIS ORGANIZADA, POIS O CAMINHO PARA A VITORIA É A LUTA, E COM CERTEZA ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente com o amigo que comentou o artigo.

    ResponderExcluir
  3. eles(o alto escalão)estão tremendo na base pq agora eles sentirão que nós estamos articulados,por isso companheiros não temão a hora é essa,e outra não precisamos estar nós escondendo atrá de nomes anonimos vms mostrar nossos nomes nossas caras essa turba ai nada pode contra tds nos organizados tenham coragem

    ResponderExcluir
  4. CABO SABEMOS DO EMPENHO DOS SENHORES A FRENTE DA CAUSA E OS MESMO ESTÃO DE PARABENS, ESSE É O CAMINHO JÁ QUE O ESTADO NOS TEM DADO AS COSTA ESSE TEMPO TODO, MAS SEI QUE O GONVERNO NÃO VAI FAVORCER NADA DO QUE ESTAMOS PLEITIANDO, SE NÃO FIZERMOS OQUE FEZ A PM DE TOCANTINS(VER NO YOUTUB``GREVE PM TOCANTINS``)MAS APRINCIO ACHO PRUDENTE SEGUIRMOS OS CAMINHOS DO DIAOLOGO MESMO SABENDO QUE VAI SER EM VÃO, TALVEZ O ALTO COMANDO E OGONVERNO QUEIRÃO NOS TESTAR PRA VER SE SOMOS MESMO CAPAZER OU SE SOMOS COVARDE E METERMOS ORABO ENTRE AS PERNAS E CONTINUARMOS LEVANDO TACA COMO BURROS DE CARGA.

    ResponderExcluir
  5. É TRISTE E LAMENTAVÉL A SITUAÇÃO DA PMMA PASSEI MAIS DE 18 ANOS PRA ENTENDER ISSO,BEM COMO MINHA MÃE FALOU-TEM ALGO MELHOR E QUE RECONHECE DE FATO;ANTES ERA A ALEGRIA DO PAI HOJE ELE DIZ TOMA MUITO CUIDADO SE PUDER ENTRAR NUMA RUA E SAIR EM OUTRA-FAÇA- "HOJE NÃO TENHO ORGULHO COMO OUTRORA" MAS TBEM NÃO POSSO CRUZAR OS BRAÇOS PARA O DESCASO;PELA MADRUGA NÃO É DIFICIL UM MELIANTE TER UM CONTATO DE UMA "AUTORIDADE" PRA AMEAÇAR E O MAS INTERESSANTE É QUE ELE TEM ACESSO E É BEM RECEBIDO.POIS É!!- ASSIM COMO ELES DIZEM PARA TERMOS PRUDENCIA TEREMOS QUE TER TBEM COERENCIA DE NOSSA CALAMIDADE E NAÕ ACEITAR ABUSOS COBRANÇAS AMEAÇAS PREPOTENCIA ETC...PRINCIPALMENTE À QUESTÃO SALARIAL, DEPRIMENTE VC TER QUE RESOLVER A METADE DO PROBLEMA DOS OUTROS E não poder resolver SEUS PROPRIOS. PRA ISSO EU CRUZOS OS BRAÇOS"FAÇO SILENCIOSAMENTE;FAÇO COMO O ESTADO QUE PASSA DESPERCEBIDO" SÓ VOU DESCRUZAR QUANDO FOR VALORIZADO. POIS RECONHEÇO MINHA IMPORTANCIA NAS RUAS. SEI O MEU VALOR. PARABENS PARA TDOS AQUELES QUE APOIAM A IDEIA DO PLANO DE CARREIRA E NÃO SEJAM INFIES AOS SEUS OBJETIVOS. POIS PARA NOS DAR A PAZ CRISTO MORREU NA CRUZ E ESTA EXPOSTA A QUEM QUER! VAMOS LUTAR ATÉ!!!..... DEUS ABENÇOE A TDOS. 6BPM NA EXPECTATIVA.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos