quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Os últimos episódios evidenciados nos meios de comunicação em nível regional, nacional e até internacional, no tocante a segurança pública, mais especificamente ao sistema penitenciário do maranhão, demonstra o quanto este barril de pólvora, relegado por todos até os dias atuais, pode afetar diretamente a sociedade maranhense.

Quando o terror eclodiu sob forma de rebeliões com decapitações e esquartejamentos dentro dos presídios e estendeu-se com ataques a policiais fora dos estabelecimentos penais, o governo viu-se obrigado a requisitar o único órgão com competência para debelar tais praticas, acionando a Polícia Militar para assumir o controle das unidades prisionais da capital.

Para tal missão, não poderia ser qualquer oficial, senão um com capacidade técnica, embasamento moral e um perfil que se adequasse ao comprometimento derivado de anos de corporação.

Com sabedoria de uma liderança singular, o Comandante da Policia Militar, Coronel  Zanone Porto, viu estas qualidades conjuntas no Coronel Ivaldo Barbosa.

Em decorrência de sua postura arrojada no comando do Comando de Policiamento Especializado – CPE e das tropas especiais que passaram a atuar no controle de tais unidades, realizando revistas minuciosas, em que constantemente tem apreendido celulares, armas brancas, televisões, rádios, armas de fogo, intensificando as revistas e isolados os principais lideres de facções dos seus comandados dentro dos presídios, tem incomodado sobremaneira, a nata da criminalidade interna e externamente aos muros dos presídios maranhenses, chegando ao pondo de sofrer ameaças de morte diretas, por parte de marginais que sentiram em absoluto a perda do seu poder de comando dentro dos estabelecimentos prisionais.

De forma profissional, com uma postura de coragem e determinação, o oficial em pauta não recuou um milímetro nas suas diretrizes de comando, pelo contrário, foi a mídia e expressou com ousadia típica de sua personalidade o endurecimento das ações e dos procedimentos, afim de, demonstrar aqueles que tentam lhe intimidar, que o braço coercitivo de ações delituosas no Estado, representado pela Policia Militar em sua pessoa, cumprirá sua missão a qualquer custo.

Destarte, as associações representativas dos policias e bombeiros militares do Maranhão, acima mencionadas, reconhecem a seriedade, obstinação e coragem despedida pelo Coronel Ivaldo Barbosa no cumprimento desta missão e declaram irrestrito apoio e solidariedade a este oficial, que vem durante anos se dedicando de forma incondicional a manutenção da ordem pública do Estado do Maranhão, além de parabenizar todos os policiais militares e bombeiros que, mesmos sob ameaças e com o sacrifício de suas próprias vidas, sem receber os devidos reconhecimentos por parte do Governo do Estado do Maranhão, estão cumprindo o dever e a missão de proteger a população maranhense.

São Luis, 13 de janeiro de 2014
______________________________                     ______________________________
      Jean Marry Serejo  -3º Sgt BM                                  Juarez de Morais Aquino Junior -2º Sgt PM
Junta Administrativa Interina

Fonte: http://ilhadoamorfm.com/

12 comentários:

  1. Para Dilma, crise no MA não será revertida a curto prazo, diz blog de John Cutrin,

    ResponderExcluir
  2. Ivaldo merece todo respeito do povo Maranhense.

    ResponderExcluir
  3. CEL IVALDO, OFICIAL DE CORAGEM!

    O Cel Ivaldo é sim digno de Elogio e de menção de apoio... pela sua capacidade técnica, sua forma arrojada e impar de ação, pelo seu perfil profissional, pelo serviço prestado ao Estado do Maranhão ao logo da historia em sua trajetória na briosa Policia Militar do Maranhão... é sim um homem admirado pelos profissionais de segurança, temido por criminosos... Não só ele, mas todos de sua equipe, não só ele mas outros Oficiais e Praças da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar que, empenham suas vidas em prol da sociedade maranhense, alguns anônimos. Nossa ressalva: Policia Militar assumindo administração de presídio é desvio de função, contudo, dado o caos que se instalou no sistema prisional, admite-se a intervenção da PM, até porque no Maranhão é a única força com capacidade para enfrentar e resolver o referido caos. Queremos parabenizar mais uma vez o Cel Ivaldo, pelo seu trabalho, bem como a iniciativa dos representantes da FARSPMMA – PM/BM de São Luis, e todos os que estão empenhados neste processo de mudança na Área da Segurança Publica de nosso estado. (AMAIC-PMBM/Sgt Oliveira)

    ResponderExcluir
  4. Não pretendo discutir o mérito dessa nota de apoio ao coronel.No entanto, estou certo de que a ASPOM,associação de PMS de timom,não assina essa nota...O fato de a nota afirmar que essa associação assina essa nota ,sem que ela, de fato, o faça e que o nome da ASPOM figure entre os que assinam a nota,é que é preocupante pois ninguém tem o direito de utilizar o nome da ASPOM,para qualquer fim,sem a devida autorização. A ASPOM não apoia nem "desapoia"quem quer que seja,sem antes fazer,pelo menos,um breve comunicado aos seus associados....Estou certo de que isso não foi feito....Aos interessados em antecipar eventuais candidaturas e, que para isso se apropriaram do nome da ASPOM ,como sendo uma integrante de uma possível rede de apoio, que se constrói em torno de possíveis nomes ,eu recomendo cuidado.

    ResponderExcluir
  5. MEU AMIGO MANOEL GUIMARÃES FILHO, VC ESQUECEU DE COMBINAR COM DIRETORIA!!!!!!!!

    EU RESPEITO SUA OPINIÃO, MAS AQUI EM SLZ É PREGO BATIDO, QUEM MANDA NAS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS NO MARANHÃO É UM OFICIAL SUPERIOR.... ESSE OFICIAL TEM CARTA BRANCA DAS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS.... VOU LHE CONTAR UM FUXICO!!!!!!!! ERA INTERESSE DO GOV. MA E DO SEC. ALUÍSIO MENDES DIMINUIR O INTERSTÍCIO DE 08 PARA 05 ANOS AO FECHAR CEL. SÓ Q VÁRIOS OFICIAIS SUPERIORES COM MAIS DE 05 ANOS DE CEL. NÃO TINHAM INTERESSE Q APROVASSE ESSA NOVA LEI.... E FOI O Q ACONTECEU VÁRIAS ASSOCIAÇÕES INCLUSIVE ASPOM VIERAM NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO VOLTARAM A FAVOR DOS CEL(S) OU SEJA VOTARAM A PERMANÊNCIA DE 08 ANOS DOS CEL....OU VC NÃO SABIA DISSO???

    SEU AMIGO DO 1 BPM SD, F.DINIZ...

    ResponderExcluir
  6. EU GOSTEI DESSA NOTA.

    OS CEL PEDEM NOSSA PRISÃO E AS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS FAZEM UM MANIFESTO A FAVOR DE UM CEL.. EU QUERIA Q FOSSE RECIPROCO OS CEL PEDINDO A PRISÃO DESSE BABÕES Q ESTÃO SENDO USADO COMO MOEDA DE TROCA...

    PQ ESSA ASSOCIAÇÕES NÃO PEDEM AS: 40H SEMANAIS, ESCALONAMENTO VERTICAL, URV, PROMOÇÕES DOS PRAÇAS ATRASADO.......

    QUEM TEM ESSAS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS COMO AMIGA NÃO PRECISA DE INIMIGO..

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Cara Eva Gomes, infelizmente seu comentário traz conteúdo difamatório, calunioso e ofensivo contra a imagem de pessoas. Não discutirei o mérito se foi ou não, a política do blog não nos permite, devido o direito a imagem garantido em Lei.

      Excluir
  8. Infelizmente tenho que discordar com o Manoel Guimarães Filho, que talvez por não fazer parte da entidade, ou não ter sido devidamente informado por que teria dever de fazê-lo, não saiba que eu próprio entrei em contato por telefone com o Sd. Torres, assim como o fiz com todos os representantes de entidades, tendo sido informado pelo mesmo que não faria mais parte da diretoria administrativa da ASPOM e que era para mim entrar em contato com o Sd. Leite, de quem me disponibilizou um numero telefônico, que este se encontrava em São Luis, o que foi feito, portanto procure se informar primeiro antes de tentar denegrir uma ação legítima, praticada por esta junta administrativa. Sgt Aquino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anonimo,quando afirmei que duvidava que a ASPOM houvesse autorizado que seu nome figurasse entre aqueles que assinam tal nota eu estava certo disso,como ainda estou.Para nós,aqui de Timon,o uso do nome da ASPOM,sem a devida autorização não passa de um ato imoral,desonesto,tipico de quem não tem respeito pela boa politica e pela ética...O policial acima citado por vc,SD PM LEITE,foi categórico em sua negativa, quando questionado pelos demais coordenadores da ASPOM...Quando a tentar desqualificar a ação de vcs,eu não preciso me esforçar pra isso,e nem tentaria,vcs já são autossuficientes nisso...

      Excluir
  9. A PMMA ESTÁ FAZENDO O PAPEL QUE O ESTADO NÃO TEVE COMPETÊNCIA PARA FAZÊ-LO E ISSO É UMA BOLA DE NEVE QUE SE ARRASTA POR MUITOS ANOS. PARABÉNS À PMMA, AOS OFICIAIS E PRAÇAS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS E COMPROMETIDOS PARA RESOLUÇÃO DESSE PROCESSO. QUE DEUS ABENÇOE A TROPA. AGORA VAMOS VER COMO O ESTADO VAI RECOMPENSAR OS OFICIAIS E PRAÇAS, PRINCIPALMENTE ESTES ÚLTIMOS, POR ISSO, CONCORDO COM OS COMENTÁRIOS SÁBIOS DA ASSOCIAÇÃO DE TIMON, POIS CONDENA A INTERFERÊNCIA PARA AGREGAR AÇÕES POLÍTICAS FUTURAS. COMO ESTAMOS EM ANO POLÍTICO, DEFENDO UM SÓ NOME MILITAR PARA DEPUTADO, MAS VEJO MUITOS NOMES EXCELENTES QUE PODEMOS APOIAR DA FORMA QUE PUDERMOS, MAS SE FOR MAIS DE UM CANDIDATO, QUE SEJA NO MESMO PARTIDO E QUANDO ISSO TUDO ACABAR ... PEC-300 NO MARANHÃO E PLANO DE CARREIRA ... INDEPENDENTE DE QUEM SEJA O GOVERNADOR. EBNILSON, SUGIRO QUE NÃO PUBLIQUE COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS, PRINCIPALMENTE OS QUE TENTAM DENEGRIR OU DIMINUIR A IMAGEM DAS INSTITUIÇÕES MILITARES OU DE QUAISQUER MILITARES ...

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos