domingo, 1 de setembro de 2013
O secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim anunciou, na sexta-feira (30) a mudança nas aposentadorias dos policiais civis e delegados, durante reunião com representantes da Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol).

Na ocasião foi apresentado o documento que garante a aposentadoria integral para o primeiro delegado. A partir desta segunda-feira (2), os delegados e policiais civis irão se aposentar com proventos integrais, e não mais pela média.

Essa mudança foi fruto de um longo trabalho, de mais de um ano, junto ao Ministério da Previdência, Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado.
Fonte: http://www.oimparcial.com.br

Primo Pobre e Primo Rico

Primeiramente parabéns aos policiais civis e aos delegados que tem lutado em prol de sua categoria com bastante habilidade e articulação. Os policiais civis têm conseguido grandes mudanças em suas carreiras. Para exemplificar temos os Delegados que conseguiram a pouco tempo a carreira jurídica, tornando-os iguais ao Ministério Público se distanciando cada vez mais da Polícia Civil(PC). Eles deram um tiro certeiro pensando na lá na frente e com certeza em um tempo curto conquistar os seus salários serão iguais ou próximos ao do Ministério Público, isso é só uma questão de tempo.
Do outro lado temos os agentes civis através de seu sindicato, SINPOL(Sindicato dos Policiais Civis), que vem ao longos de décadas reivindicando os direitos da categoria. O SINPOL tem alcançado grandes benefícios para os policiais civis.
Mais por que tanta conquista? O que os policiais civis têm de especiais? Por grande parte de suas reivindicações tem tido resultados positivos? Será é por que o governo os olha de forma privilegiada? Ou será por que a coirmã é realmente a menina dos olhos do governo?
Nada disso, a luta da SINPOL é feita com competência pelos seus representantes principalmente na figura de seu presidente Amon Jessen, que a mais de 20 anos tem militância na vida sindical dos policiais civis. O sindicato tem lutado como leão em busca dos direitos e na defesa de sua categoria.
Eles possuem um sindicato forte e representativo na essência da palavra. Os Policiais Civis tem o que os militares andam muito, mais muito longe mesmo de alcançarem, a Unidade.
Não é pelo fato de não dispormos de sindicatos que estamos perdendo a luta e  não conquistamos quase nada, mais é pelo fato de faltar aos militares uma unidade e isso tem atrapalhado em grande escala as conquistas dos policiais e bombeiros militares.
Enquanto o primo rico(PC) se uni em prol de uma causa, a (PM) o primo pobre se digladia entre si.
Os Pm,s são destruídos e atropelados em suas próprias vaidades, não se pensa no coletivo o que se pensa é em derrubar, desmoralizar e extirpar o próprio companheiro.
Essa luta encarniçada pelos desejos, ambições e egocentrismos tem levado a categoria beira do esfacelamento.
A ordem e a luta são do eu fiz, eu faço e eu farei. Quando na verdade o coletivismo ficou somente na sobra do passado.
É notório que estamos anos luz da PC pelas nossas próprias incongruências, parece que vivemos ainda no sistema de castas irremovíveis.
Temos as castas dos oficias e a das praças que se destroem mutuamente como opressores e oprimidos.
A lei e a ordem estão na sombra da soberba e do manto da hierarquia e disciplina, como se isso fossem o elo de separação entre os ciclos militares.
É bem verdade que alguns se sentem semideuses pelas suas próprias incompetências. Nãos os sabem que a modernização chegou e esse modelo retrogrado e arcaico já não se enquadram em uma sociedade de Estado democrático de direito.
Esse apartheid, que nos separa deve ser extinto de nosso meio ou pelo contrario estaremos sempre mendigando as migalhas e as sobras.
Fizemos uma greve histórica sim. Ela estará para sempre registrados nos anais da história do Maranhão e da própria PMMA.
Não tivemos habilidade para continuarmos com a luta, deixamos escapá-las pelas próprias vaidades e interesses pessoais. Não fizemos uma greve para esse ou aquele, ela foi feita em nome da dignidade e do respeito.
Faltou-nos, a experiência para lidar com o inédito, muitos se desviaram dos objetivos coletivos e partiram para uma carreira individual, levando para o precipício o que havíamos conquistado.
As vaidades e ambições tomaram conta dos ditos “líderes” que não souberam conduzir suas próprias paixões, deixando à deriva a esperança de muitos.
Fomos imaturos, inexperiente e ingênuos quanto ao desconhecido que nos esperava.
A politicagem e os politiqueiros nos conduziram para boca do inferno, como se Hades, deus do mundo inferior e dos mortos grego, nos tivesse dilacerados nossas esperanças, jogando-a no mar do esquecimento.
Perdemos a força por desejos pífios que nos consumiram nossas almas até o lago de fogo e enxofre.
No desfiladeiro da desesperança foi fincada a bandeira da inutilidade e os nossos sonhos foram arrebatados de nossas mãos e desintegrados para a terra do Nunca.
Todavia é possível a fênix ressurgir novamente, pois ela sempre surge nos momentos mais difíceis de nossas vidas.
Contudo a coletividade e o interesse geral devem ser mantidos e preservados para que juntos possamos realmente ser um esteio forte. Não com discursos evasivos, simplórios, levianos e politiqueiros, mais sim com a perspicácia que outrora tivemos na greve histórica.
Vivemos em 10 dias um mundo de todos e para todos, mais o sonho acabou quando a vaidade incrustou na mentalidade de alguns, deixando o sonho torna-se um pesadelo.
Mais com bastante coerência e uma unidade firme e forte de verdade, não discursos demagógicos e ufanistas de “Unidos Somos Fortes”, é que poderemos sonhar novamente com dias melhores para nossa comunidade.
Quando as vaidades e paixões forem deixadas de lado e coletivismo reinar novamente é que teremos nossos sonhos, esperanças e desejos realizados.

11 comentários:

  1. Só lembrando que policial militar também é eleitor, bem como suas famílias....está na hora de repensarmos em nossas práticas eleitoreiras, se quisermos mudança dentro da nossa briosa em todos os sentidos não devemos dar continuidade na gestão dessa medíocre que não está nem ai pra nós....já falei antes e volto a repetir: não tenho rabo preso com essa gente!!

    ResponderExcluir
  2. Coronel PM representa contra Tenente que defendeu desmilitarização



    Já escrevi aqui muitas vezes que dois pontos se enquadram num pretenso conceito de “desmilitarização” das polícias brasileiras: reduzir os abusos cometidos por policiais contra cidadãos e garantir aos próprios policiais direitos de cidadão. Neste contexto, na Polícia Militar do Rio Grande do Norte um fato emblemático acaba de ocorrer, com um Coronel PM da Reserva Remunerada tendo representado administrativamente contra um Tenente PM que defendeu abertamente a desmilitarização no Facebook:

    Uma mensagem publicada em uma rede social por um Tenente da Polícia Militar vem causando agitação devido a reação de um Coronel PM da Reserva Remunerada que ofereceu representação contra o Oficial.
    O Tenente teria publicado no último dia 22 uma mensagem em seu perfil do facebook apoiando a desmilitarização das polícias militares. “Basta uma única polícia. No Chile é assim e dá de 10 x 0 no Brasil”, declarou o Oficial, seguido de uma foto com os dizeres “Fim do militarismo nas polícias já”.
    A declaração, contudo, ocasionou a reação de um Coronel da Reserva Remunerada, o qual publicou em seu facebook uma “Representação Administrativa” dirigida ao Comandante Geral da PMRN em face da publicação do 1º Tenente em seu perfil.
    Na representação, o Oficial da Reserva passa a enumerar os ordenamentos jurídicos aos quais são subordinados os policiais militares, destacando a questão da hierarquia, disciplina, acatamento das leis, amor à profissão, entre outros dispositivos constantes na legislação militar. Para o Coronel, o Tenente, “ao manifestar-se publicamente, da forma como o fez, atropela, em tese, todos os dispositivos”, destacou o Coronel. Ainda conforme a representação, “as polícias militares passam por um momento de transição em sua história, aonde setores externos seguidores de ideologia contrária aos valores castrenses ‘injetam’, aqui e acolá, sementes de discórdia, na tentativa de fragilizar, enfraquecer e desmistificar nossas tradições, nossa história, nossos paradigmas, nossos dogmas, nossa honra e nossa glória”.

    ResponderExcluir
  3. e tem muito policial militar estudando pra fazer concurso porque já perdeu a esperança de ver alguma melhoria significativa na corporação. Um auxiliar judiciário, por exemplo há 5 anos atrás ganhava R$ 1800,00 e hoje recebe 2800,00, Um soldado ganha R$ 2.200 hoje e há 5 anos atrás recebia o mesmo valor. As coisas só evoluem pra outras categorias e vou seguir o exemplo de muitos colegas da Pm que já estão caindo fora . Só aqui na minha cidade têm 4pms que vão passar para o lado do primo rico

    ResponderExcluir
  4. É O FIM DA PM X FIM DO MILITARISMO, QUEM VAI ACABAR PRIMEIRO....

    EM 2006 O SALÁRIO DO TEC. DA AGED ERA DE 650,00 REAIS, DEPOIS Q FOI FEITA O PLANO DE CARREIRA E SALÁRIO VAI FICAR 5900,00 EM 2015, FIZEMOS UMA GREVE PARA AUMENTAR SALÁRIO DE OFICIAL.

    ResponderExcluir
  5. PEC 300, UMA REALIDADE Q ESTÁ LONGE!!!!

    ALGUNS ESTADOS NÃO ESTÃO MAIS ESPERANDO A PEC 300 ESTÃO NEGOCIANDO COM O GOV LOCAL O AUMENTO DO PROVENTO COM RECURSOS DO PRÓPRIO ESTADO, É O EXEMPLO DE ALAGOAS, TOCANTINS, GOIÁS, PARAÍBA, PERNAMBUCO E POBRE PIAUÍ.

    AGORA NA PMMA O PROBLEMA É MAIOR, ALÉM DOS PRAÇAS FIZEREM UMA GREVE PARA AUMENTA SALÁRIO DE OFICIAL A DESIGUALDADE É MUITO GRANDE OS PRAÇAS COM EM MÉDIA DE 20 ANOS DE SERVIÇO SÃO SD E NÃO TEM VAGA PARA PROMOÇÃO, JÁ DO OUTRO LADO AS PROMOÇÃO DOS OFICIAIS ESTÃO BEM ADIANTADAS, JÁ VI VÁRIOS OFICIAIS COM MENOS DE 40 ANOS JÁ TC.

    CEL NÃO JUIZ, PROMOTOR OU DELEGADO PARA GANHAR ESSA FORTUNA, A DESIGUALDADE É MUITO GRANDE PARA O SD, O CEL NÃO PODERIA GANHAR 2X MAIS Q O SD!!!!!!

    NA PMMA PRECISAMOS MOSTRA PARA SOCIEDADE DIVULGAR NAS REDES E DENUNCIAR, OFICIAL NA PMMA NÃO TRABALHA, SÓ FICA EM SEÇÃO, DORME TODO DIA EM CASA, TEM A PROMOÇÃO ADIANTADA E IMAGINA NO INTERIOR Q OFICIAL É REI!!!!!!

    SD 94 DO 6BPM REVOLTADO!!!!!

    ResponderExcluir
  6. SGT. EBNILSON VEJA O PLANO DE CARREIRA DA PMCE

    LEI Nº , de de de 2009. (D.O. nº , de 2009

    Art. 24 - Para a seleção e ingresso no Curso de Habilitação de Oficiais (CHO), deverão ser observados, necessária e cumulativamente, até a data de encerramento das matricula, os seguintes requisitos

    I - ser Subtenente do serviço ativo da respectiva Corporação, e:

    g) possuir diploma de curso superior de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação. Suprimir ( plena)

    II – não estar enquadrado em nenhuma das situações f)

    g) ter sido punido com transgressão disciplinar de natureza grave nos últimos 12 (doze) meses. Substituir 24 (vinte e quatro)

    §5º - As vagas para o ingresso no CHO serão distribuídas na proporção de 50% (cinqüenta por cento) por antigüidade e 50% (cinqüenta por cento) por merecimento; suprimir (seleção interna composta por provas de conhecimento intelectual)

    §6º - O requisito contido no inciso I letra g, não serão exigido para as praças incluídas nos respectivos quadros quando da entrada em vigor da lei 13.729 em 11 de janeiro de 2006.

    Art. 2º. O art.26 da Lei nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006, passa a vigorar com a seguinte redação;

    Art.26. As promoções no QOA obedecerão aos mesmos requisitos e critérios estabelecidos neste Estatuto para a promoção de oficiais da Corporação, até o posto de Capitão, exceto os interstícios.

    Art. 3º. O art.95 da Lei nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006, passa a vigorar acrescido do inciso 1 A;

    Art.95...

    §1º O interstício no posto de que trata o inciso I deste artigo, a ser preenchido até a data de encerramento das alterações, é o tempo mínimo de efetivo serviço no posto considerado, assim estabelecido:

    I – ...

    I A - para promoção ao posto de Capitão (QOA) – é de 3 (três) anos no posto de 1º Tenente;

    Art.4º. O Art. 140 caput e letras a e b do inciso III, da Lei nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006, passa a vigorar com a seguinte redação, e acrescido das letras c, d, e e h ;

    Art. 140. A promoção compensatória, de caráter excepcional, ocorrerá no círculo das praças, na mesma data das promoções regulares, até a graduação de Subtenente, e aos postos de tenente de capitão (QOA) a título de reconhecimento pelos serviços prestados à Corporação Militar, por ato do Comandante Geral, observado o seguinte:

    III – a promoção compensatória:

    a) O Soldado será promovido à graduação de Cabo, ao atingir 10 (dez) anos de contribuição militar estadual ao SUSPSEC, desde que esteja, no mínimo, no comportamento “bom”, preencha os requisitos exigidos nos incisos II, III, IV, V e VI do art. 149, e não esteja enquadrado em nenhuma das situações previstas nos incisos II, III, IV, V ,VI ,VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII do art. 160;

    b) O Cabo será promovido à graduação de 1º Sargento, ao atingir 15 (quinze) anos de contribuição militar estadual ao SUSPSEC, desde que esteja, no mínimo, no comportamento “ótimo”, preencha os requisitos exigidos nos incisos II, III, IV, V e VI do art. 149 do art. 149, e não esteja enquadrado em nenhuma das situações previstas nos incisos II, III, IV, V ,VI ,VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII do art. 160;

    c) O 1º Sargento será promovido à graduação de Subtenente, ao atingir 20 (vinte ) anos de contribuição militar estadual ao SUSPSEC, desde que esteja, no mínimo, no comportamento “Ótimo”, e preencha os requisitos exigidos nos incisos II, III, IV, V e VI do art. 149, e não esteja enquadrado em nenhuma das situações previstas nos incisos II, III, IV, V ,VI ,VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII do art. 160;

    d) O Subtenente será promovido à graduação de primeiro tenente(QOA), ao atingir 25 (vinte e cinco ) anos de contribuição militar estadual ao SUSPSEC, desde que preencha os requisitos exigidos , e não esteja enquadrado em nenhuma das situações previstas nos incisos II, III, IV, V ,VI ,VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII do art. 160;

    e) O primeiro tenente(QOA) será promovido à graduação de capitão(QOA), ao atingir 28 (vinte e oito ) anos de contribuição militar estadual ao SUSPSEC, desde que preencha os requisitos exigidos nos incisos Ia do art. 95.



    ResponderExcluir
  7. Diante dessas e outras atitudes é que devemos nos mobilizar e mostrar o quanto temos valor, vamos nos concentrar nas redes sociais e desestruturar esse governo que num merece nem que o gato enterra, vamos eleger o nosso salvador da pátria, pois do jeito que tá pior não ficará. ACORDA MARANHÃO, MOSTRA SUA CARA PM'S DO MARANHÃO. É FLÁVIO DINO.

    ResponderExcluir
  8. DESMILITARIZAÇÃO JÁ.

    Associação dos Cabos e Soldados Militares do Estado do Ceará (ACSMCE) participou de audiência pública no Ministério da Justiça sobre a desmilitarização e unificação das polícias. Realizada pelo Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), a audiência discutiu a possibilidade de tornar as polícias estaduais desmilitarizadas, tendo em vista que o Brasil é um dos poucos países da América Latina que ainda utilizam essa polícia.

    O presidente da ACSMCE, cabo Flávio Sabino, se posicionou a favor da desmilitarização, explicando que fica difícil a atuação policial dentro do Estado Democrático de Direito, onde o policial militar só pode prender alguém em estado de flagrante ou com mandado judicial, enquanto esse mesmo PM pode ser recolhido por falta disciplinar. Regimentos militares restringem o direito de liberdade de expressão dos policiais. O decreto 667/69, o R-200 e os regulamentos disciplinares não estão cumprindo a Constituição da República brasileira de 1988.

    O professor e ex-secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Luiz Eduardo Soares, disse que as mudanças deveriam acontecer através do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), apresentado em 2002 ao então candidato Lula. De acordo com Luiz Eduardo, que defende a reestruturação, as políticas atuais de segurança não englobam mudanças nesse sentido.

    De acordo com o sociólogo e especialista em Segurança Pública Marcos Flávio Rolim, as estruturas da segurança são anacrônicas e favoráveis à desconstitucionalização das polícias. No entanto, ele disse não ser favorável à desmilitarização pelo fato de os efetivos policiais serem muito grandes. Segundo ele, um caso de greve poderia representar um risco para o Estado Democrático de Direito. Além disso, ele explica que as políciais estrangeiras estão adotando um padrão estrutural de especialização, e não unificação.

    Já o representante da Federação Nacional dos Oficiais Militares Estaduais (Feneme), coronel PM Marlon, defendeu a militarização por acreditar que mesmo com as dificuldades, as PMs vêm cumprindo seu papel de preservação da ordem pública na sociedade brasileira. Ele diz que a desmilitarização representa um risco, e ressalta que na Europa há, sim, polícias com estrutura militar.

    ResponderExcluir
  9. EU ACHO Q O CORONEL ESTÁ GANHANDO É MUITO!!!!!!

    O CORONEL GANHANDO 13.500 ESTÁ GANHANDO É MUITO, CEL NÃO É DELEGADO, JUIZ OU PROMOTOR, Q ENTRARAM POR CONCURSO E PROVA DE TÍTULO.

    NA PMMA SÓ Q TEM É R2 Q CAIRAM DE PARA QUEDA SEM CONCURSO DEPOIS DE CF/88, MUITOS Q FORAM COLOCADOS PELA JANELA POR SEREM FILHO DE OFICIAL OU APADRINHADO POLÍTICO, TEVE UM OFICIAL DE OUTRO ESTADO Q VEIO FAZER UM ESTÁGIO E FICOU DEFINITIVO. AINDA ESTÃO GANHANDO ESSA FORTUNA, NÃO TRABALHAM, DORMEM TODO DIA EM CASA, A PROMOÇÃO CAI NO TEMPO CERTO E ESTÃO ACHANDO RUIMMMMM!!!!!!! É BRINCADEIRA....

    O CEL NÃO PODERIA GANHAR 2X VEZES MAIS Q O SOLDADO Q TRABALHA TODO DIA, NÃO TEM PROMOÇÃO, NÃO TEM CARGA HORÁRIA DEFINITIVA DE 40H SEMANAIS, NÃO TEM ADICIONAL NOTURNO,VAI TRABALHAR 30 ANOS TIRANDO SERVIÇO DE RUA E VAI SE APOSENTAR COMO CB COM 100 REAIS A MAIS NO CONTRA CHEQUE EM RELAÇÃO AO SD.

    EU POSSO ATÉ PASSAR 30 ANOS COMO SD NA PMMA MAIS VOU MOSTRA A REALIDADE DA PMMA, QUE O SD GANHA POUCO, TRABALHA MUITO, NÃO TEM PLANO DE CARREIRA E SALÁRIO, NÃO TEM ADICIONAL NOTURNO, NÃO TEM DIGNIDADE E ETC......

    NÃO JUSTIFICA O OFICIAL Q NÃO TRABALHA GANHAR ESSA FORTUNA.....

    ResponderExcluir
  10. A PM MATA MAIS É MAIS VIOLENTA, É MAIS TRUCULENTA ETC.,

    POR Q SEUS ALUNOS ASSIM SÃO ENSINADOS JA NO CURSO DE FORMAÇÃO, UM CURSO DE HUMILHAÇÕES E AÇÕES VIOLENTA EM Q OS ALUNOS SÃO SUBMETIDOS A SITUAÇÕES DE EXTREMO DESPREZO, Q NÃO CONTRIBUI EM NADA PARA A FORMAÇÃO DE UM POLICIAL CIDADÃO, OU SEJA TODO MUNDO E SUSPEITO E BANDIDO. SE QUEREM MUDAR A REALIDADE, TEM Q COMEÇAR PELOS CFAPS DESSE BRASIL, E DPOIS FIM DESSE SISTEMA RESQUICIO DA DITADURA, TODO MUNDO MUDA MENOS ESSE SISTEMA Q SO SERVE PRA OFICIAL AMEAÇAR PRAÇA COM PUNIÇÕES E TRANSFERENCIAS, EM FIM DESSE REGIME OPRESSOR JÁ, E RIDICULO O BRASIL QUERER PARA A VIOLENCIA SE ELE MESMO O PROMOVE ATRAVES DESSE CURSOS, Q O DIGA OS ALUNOS DE FT, COE, GOE ETC.SE QUEREM MUDAR A PM TEM Q COMEÇAR PELOS CFAPS.

    ResponderExcluir
  11. O grande problema é que não temos representação nenhuma, os Militares que se dizem presidentes de Associações estão na verdade é brigando por suas promoções e por cargos políticos essa é a realidade da nossa Policia.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos