sábado, 3 de setembro de 2011

Esse foi o movimento histórico que culminou pela primeira vez no Estado com uma passeata organizada pelos militares da PM/BM, os militares  não excitaram em mostrar o rosto para lutarem pelos seus direitos. A concentração iniciou-se na Praça Deodoro em frente a Biblioteca Pública Estadual Benedito Leite, a passeata contou com a presença da SINPOL(Amon Jessen e Marcelo), dos Agentes Penitenciários( Ceza Bombeiro), o delegado Jefferson Portela, presidente da Força Sindical(Frazão Oliveira) e alguns políticos Marcos Silva(PSTU) e Saulo (PSOL), Associação de Timon( SD Torres) e todos os Diretores da ASSEPMMA(Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão). O evento marca um grande e importante marco na história da Segurança Pública do Maranhão e principalmente dos militares que tiveram a coragem de sair as ruas para protestarem contra a desvalorização dos militares do Estado. O deslocamento saiu da Praça Deodoro passando pela rua Rio Branco em direção ao ponto final da passeata, com o apoio dos batedores da SMTT(Secretaria de Transito de São Luis) e da Policia Militar os militantes seguiram de forma pacifica e ordeira para o Palácios dos Leões, o numero girava em torno de 300 milicianos, mas todos foram de forma corajosa rumo a sede do governo.
Em frente ao Palácio dos Leões foram colocados portões fechando o acesso ao Palácio, mais nem precisa porque os milicianos estavam de forma pacifica e ordeira, os portões foram incapaz de barrar a voz e a convicção dos milicianos que com uma postura coerente e ordenada tiveram êxito em seus objetivos. A passeata foi um sucesso contrariando as expectativas dos que torceram contra, a caminhada marca na historia dos militares um grande passo para as próximas conquistas que virão. Quem pensava que a passeata seria um fracasso ficou decepcionado porque os objetivos foram alcançados e os 300 do Maranhão deram um show de entusiasmos, convicção e muita motivação, esses demonstraram que o mais importante não é a quantidade mais sim a qualidade, os 300 do Maranhão mostraram a força que uma união pode fazer  e dentro dessa perspectiva os profissionais de Segurança coadunam uma grande aliança que já se torna quase inevitável. Policias Militares, Bombeiros, Policiais Civis e Agentes Penitenciários conseguiram entender que “só a luta muda a vida”. O dia 02 de setembro de 2011 marcara para sempre o dia em que os militares do Estado foram as ruas e se manifestaram em prol de melhorias salarias e condições de trabalhos dignas, os militares foram:

“Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.” (Hino Nacional brasileiro)
Prof. Ebnilson Carvalho

OBS: Assista todos os videos da passeata no blog justiceiro da Segurança/  http://suenioeaverdade.blogspot.com/

27 comentários:

  1. Não entendo porque os nossos militares da capital são tão acomodados, ganham mesmo que interior, até trabalham mais, mais vejo menos união.Espero que a associação mude este estado de acomodação dos nossos irmãos da capital, motivem a luta de melhoria salarial e condições de trabalho, porque a grande força tem que partir do centro, são luis, pois no interior a insastifação é geral.
    Espero que sejam deflagrados outros passos pela luta salarial, pois estamos no limite financeiro e de paciencia, esperamos e iremos cobrar ações mais concretas das associações.
    Qual será o proximo passo?
    abraço

    ResponderExcluir
  2. SD FERNANDES - SECRETÁRIO GERAL DA ASSEPMMA3 de setembro de 2011 às 17:13

    Sem sombra de dúvidas, o dia 02/09/2011 foi o marco da união das entidades da Segurança Pública no Estado do Maranhão. Sei que muitos estavam de alma partida por estarem de serviço ou em instruções determinada pelos seus comandantes. A ação social foi um sucesso total, conseguindo além de muitos alimentos não perecíveis e roupas, 42 bolsas de sangue (infelizmente não foi maior o número por um pequeno defeito no ônibus da HEMOMAR). Passeata organizada, ordeira e bem aceita por todos os lugares por onde passou, aonde muitos que passavam no trânsito e/ou estavam em pontos de ônibus, proferiam palavras de apoio. Então se temos o apoio dos companheiros da Segurança Pública, de algumas Assciações de moradores que também participaram da caminhada, a SOCIEDADE também apoiou o evento organizado pela ASSEPMMA. Alguns podem não querer acreditar, mas a ASSEPMMA é legal, legítima e deve ser respeitada como tal. Esta Associação não veio para dar um barzinho e uma piscina para seus associados, mas sim para quebrar muitos paradigmas dentro do contexto militar e dar aquilo que realmente merecemos que é a valorização do profissional e dignidade.
    Parabéns a todos que participaram diretamente ou indiretamente. Aguardem o próximo evento.
    UNIDOS SOMOS FORTES!

    ResponderExcluir
  3. porque não organizamos uma manifestação desta em imperatriz? afinal somos a segunda maior cidade do estado, será que nossos representantes regionais não estão a altura de um evento desta natureza.

    ResponderExcluir
  4. olhem o exemplo do piaui!!!
    eles consiguiram melhorias!!!
    temos que fazer o mesmo!!!
    a passeata foi boa e importante, mas não é o suficiente, vamos pensar, somos inteligentes, tem que ser algo decisivo,paralização, aquartelamento o que vier eu to junto!!!e se isso acontecer vamos nos surpreender o apoio tanto das praças, como até mesmo dos oficiais!!!
    chegou a hora!!!
    juntos somos fortes!!!

    ResponderExcluir
  5. Por que a ASSEPMMA não participou da reunião com secretário de segurança no comando geral da PMMA?
    Por que as associações não estão unidas, a quem interessa esta divisão?
    Por que so ganhamos migalhas, pois o mais importante é o plano de cargo/salarios e carga horária, até a presente data, não temos nem promessa e muito menos qualquer sinalização de recuperação de perdas?

    Cada dia vejo que nós estamos loge de conseguirmos melhorias,não conseguimos nem união entre as milhares de associações que temos no maranhão, onde cada um so busca os interesses particulares de seus presidentes, fico envergonhado com esta desorganização.
    Infelizmente ja vejo o final desta historia, vai ter algumas promoções para praças e oficiais, um aumentinho de uns 5% no salario e todos nós felizes com lapinha e passando fome!!

    Eita PM, so saido disso mesmo, vou continuar estudando para sair disso.

    ResponderExcluir
  6. As associações dos oficiais, dos sargentos, inativos, e uma que so tem um socio o presidente, essas associações foram compradas pelo comando e estão contra a ASSEPMMA, eles nunca quiseram participar das negociações e agora estão aparecendo, qual o motivo dessa aparição agora? só sei que esses bandos de covardes se venderam para o comando da PM.

    ResponderExcluir
  7. e não esqueça a falida ASCASOL, que só agora apareceu. È muito falta de respeito esses associações que querem atrapalhar o processo de negociação. Militares do Maranhão vamos repudiar essas associações e jogar elas no esgoto que é o lugar delas, se não querem contribuir que fiquem caladas e não querendo atrapalhar, ASSEPMMA tomem essas associações vejamo quando vai ser as eleições e vamos tirar do poder essa corja de presidentes incompetentes que tentam atrapalhar as negociações dos militares.

    ResponderExcluir
  8. Olá boa noite! ebnilson, me responda uma coisa por favor? esta havendo racha entre as associaçoês, por se tiver, e o fim de um sonho. para conseguir melhorias.

    ResponderExcluir
  9. A ASSOCIAÇÂO DE TIMON BRIGA MAIS POR NOSSO DIREITOS E MELHORIAS SALARIAS QUE SÃO LUÍS E IMPERATRIZ JUNTAS.
    CARREIRA UNICA NA PM, ESSA É NOSSA CONQUISTA QUE DEVEMOS LUTAR.

    ResponderExcluir
  10. Venho aqui parabenizar a ASSEPMMA, pela coragem desse movinto que serar um inicio de outras, pois deveremos fazer outras manifestações ao mesmo tempo em todo o Estado, com esses mesmos objetivos, convidando a população para participar, fazermos doação de sangue,cestas basicas, vacinação,medição de presão,palestras e outras coisas mais que chame a população para essa questão tão séria que é a segurança publica para todos, sou de Imperatriz estamos no aguardo da proxima, parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  11. SD FERNANDES - SECRETÁRIO GERAL DA ASSEPMMA5 de setembro de 2011 às 11:03

    É caros amigos, como vocês mesmo escreveram, essas associações só apareceram agora porque estão vendo que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos. No ano que vem tem eleições e com certeza algum deles sairá candidato, além de promoção no fim do ano. Agora tenham certeza de uma coisa, a ASSEPMMA não irá aceitar nenhum aumento "cala a boca" ou qualquer tipo de enganação, principalmente pela falta de respeito por parte das autoridades que não nos convocaram para essa reunião tendo em vista que a negociação com o Governo foi iniciada pela ASSEPMMA e não por qualquer dessas associações, bem como a Associação de Imperatriz, Timon, entre outras que estão juntos da ASSEPMMA.

    ResponderExcluir
  12. Ao anônimo que perguntou se ha uma divisão entre as associações. Na verdade quem está lutando e negociando com o governo desde março de 2011 são: ASSEPMMA, Associação de Imperatriz e Timon, as demais foram convidadas porém nunca se interessaram em lutar juntas, desconheço os motivos que elas não quiseram caminhar juntas, isso é muito triste pois interessa inteiramente ao governo, mais é uma pergunta que temo que fazer a essas entidades o porque dessa postura.Em uma reunião no comando geral no dia 02/09 com algumas entidades como o secretario de segurança, simplesmente ignorou a ASSEPMMA,Timon e Imperatriz no qual elas não participaram dessa reunião. Não sei quais os motivos disso, só sei que querem enfraquecer nosso movimento em prol de salarios dignos, melhorias e condições de trabalhos. Nossa luta não é contra governo,comando e nem com entidades, mais sim em favor de nossa dignidade, o que eu conclamo é que todas entidades militares do Maranhão possam deixar de lado as indiferenças pessoas e possam fazer uma analise do quanto é importante uma coalizão conjunta. Essa luta não é apenas da ASSEPMMA,Imperatriz e Timon mais sim de todos os militares, infelizmente vejo que essa união com todas as entidades é muito dificil, porque os interesses pessoas e individuais estão acima do coletivo, mais independente disso o movimento continua firme e forte com o apoio dos militares.

    ResponderExcluir
  13. eu confio na assepmma sim porém é mt pouco infelizmente emquanto isso nos vamos penando,eu concordo com o amigo que disse que deveria haver um movimento similar em imperatriz.ta na hora do presidente da ascapmia desencadear um movimento similar e se isso vier a acontecer eu estou no carro de frente pode acreditar.unidos somos fortes

    ResponderExcluir
  14. MUITAS DESSAS ASSOCIAÇÕES SÃO BASTANTE ANTIGAS ,E SEMPRE VIVERAM A SUBSERVIÊNCIA DO GOVERNO . OQUE IMPRESSIONA É QUE TUDO ISSO CONTRIBUI COM O SILÊNCIO DA ADMINISTRAÇÃO QUE QUER A QUALQUER CUSTO EMPURRAR AS DISCUSSÕES DO ORÇAMENTO PRA ÚLTIMA HORA ; NO PRAZO FINAL DA UM REAJUSTE MÁXIMO DE 5 % ( ALEGAR RESPONSABILIDADE FISCAL , FOLHA DE PAGAMENTO , CRISE QUE NÃO HÁ )E PRONTO .PESSOAS QUE DEVERIAM SOMAR FORÇAS CONTRIBUINDO COM O SUCATEAMENTO DA SEGURANÇA PUBLICA . OQUE SERÁ QUE ESTÃO LEVANDO EM TROCA DISSO ? POIS OLHAMOS UM ESTADO COMO O PIAUÍ , JÁ POSSUIR UMA BOA POLITICA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL ( REAJUSTES MÍNIMOS DE 24 % AO MÊS , JÁ EM FEVEREIRO 2012 , RESPEITO AOS LIDERES DO MOVIMENTO , ANISTIA E VÁRIAS OUTRAS VANTAGENS ) E AQUI COM UMA ARRECADAÇÃO FINANCEIRA INFINITAMENTE SUPERIOR ,AS AUTORIDADES AINDA NÃO TEREM SE PRONUNCIADO EM NADA .

    ResponderExcluir
  15. Eu sou PM de Caxias 2BPM e admito nos somos os pm mais medrdosos E babões da PMMA. NóS não procuramos nosso direitos e melhorias salariais.

    ResponderExcluir
  16. A VIÓRIA É NOSSA EM NOME DE JESUS.

    ResponderExcluir
  17. bem, a vc Ebenilson, fiquei sabendo que saiu uma circular que obriga a todos os policiais a terem o uniforme novo, mas somente foi pago aos CBs e SDs, e agora exige que os sgts tambem usem, mas vejamos no meu caso comprei dois uniforme nao tem 3 meses e agora tó sendo obrigado pela circular que foi enviada pelo CMD geral, que até o dia 5 deste tenho que me apresentar para o serviço de farda nova e de novo modelo,acho uma sacanagem pois o aumento que existe entre ambas graduaçoes sao de miséros centavos, e que a primeira farda é obrigaçao da pmma, pois quem vai pagar as fardas que tenho e nao vou poder usar. VEJA COM SEUS ADVOGADOS E ME ENVIE UMA RESPORTA E COMO DEVO AGIR,pois nao quero me submeter ha mais esse desmando. um abraço

    ResponderExcluir
  18. Arrecadação do ICMS bate recorde em agosto no Maranhão
    Resultados refletem o fortalecimento da atividade econômica e do consumo no Estado
    As informações são da Sefaz.
    E AGORA? QUAL DESCULPA VÃO FALA?
    QUE O MARANHÃO NÃO TEM COMO PAGA?
    E AGORA?
    A PALAVRA SENHORA GOVERNADORA E SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO ESTADO

    ResponderExcluir
  19. A ASSEPMMA APARCEU PRA MUDAR A HISTÓRIA DA PM E BM DO MARANHÃO PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM DESTE ATO INÉDITO E HISTÓRICO NO MARANHÃO...VAMOS A LUTA AGORA VAMOS NOS REUNIR E FAZERMOS UMA IGUAL EM IMPERATRIZ PRA MOSTRARMOS NOSSA UNIÃO.PM DE IMPERATRIZ.

    ResponderExcluir
  20. QUANDO CITAM REAJUSTES E MELHORIAS PROS AGENTES DE SEGURANÇA, NÃO FALAM DOS RECORDES E MAIS RECORDES DA ARRECADAÇÃO ,AUMENTO CONSIDERÁVEL DO PIB E OUTROS INDICIES ... AS AUTORIDADES SIMPLESMENTE NÃO QUEREM COMPARTILHAR OS VULTOS DO ORÇAMENTO COM SEUS SERVIDORES ( COM QUEM REALMENTE CONTRIBUI PARA A SOMA DESSAS RIQUEZAS ) QUEREM INVENTAR UMA CRISE QUE NÃO HÁ , E QUE SOMOS SOMENTE GASTOS , DESPESAS ; SERÁ QUE SOMOS ?

    a )QUEM FAZ A VIGILÂNCIA, E ZELA PELO BOM FUNCIONAMENTO DOS EVENTOS SÓCIO-CULTURAIS ,ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS , BEM COMO INSTITUIÇÕES QUE MOVEM MILHÕES E MILHÕES PROS COFRES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ?

    b )QUEM ESTÁ NAS RUAS FISCALIZANDO E ORGANIZANDO O TRÂNSITO ,QUE TAMBÉM ARRECADA CIFRAS ENORMES PRA ESSE GOVERNO ?

    c )QUEM SE FERE E COLOCA SUA PRÓPRIA VIDA EM RISCO ( COISA QUE NENHUM OUTRO SERVIDOR FAZ ) PRA DÁ TRANQUILIDADE E RESSARCIR OS PREJUÍZOS DOS CIDADÃOS , QUE ASSIM COMO NÓS TAMBÉM PAGAM IMPOSTOS PRO NOSSO RICO E SUCATEADO MARANHÃO ?

    OBS : SERÁ SE SOMOS SOMENTE DESPESAS E GASTOS PRA ESSE GOVERNO?

    ResponderExcluir
  21. Ao sargento que pergunta sobre o fardamento, publicamos um artigo sobre o assunto, de uma olhada la.

    ResponderExcluir
  22. a hora é essa a ASSEPPMA ja deu o inicio e nós vamos ficar apenas em casa assistindo a tudo de camarote? vamos participar dos movimentos vejam só um artigo publicado pela arcspmia de imperatriz na reunião que teve dos profissionais da saúde a quantidade de enfermeiros, tecnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem lá deu tanta gente que apareceu um bucado de politico aproveitador então vamos fazer igual quando nos convocarem não se acovardem participem!! SD PM ITALO ROSSI REVOLTADO...

    ResponderExcluir
  23. mt bom italo to com vc nessa e aproveitando a deixa estamos tb formando uma associação no BM de Imperatriz pra unir forças junto a ascapemia só unidos venceremos,seremos tb representativos judicialmente falando vamos correr atras do prejuizo.nossas fardas são diferentes mas o nosso sangue e a nossa causa são as mesmas unidos e só unidos venceremos.SGT EBENESIO

    ResponderExcluir
  24. pois bem o ano ta se indo e gostaria de saber o que estar sendo feito pelo reajuste salarial e as perdas diga-se de passagem,pois o que nos compravamos ha dois tres anos,nao se pode comprar com o mesmo valor, e o policial que tem vergonha na cara é só nao se deixar representar por essas associações que querem atrapalhar.todos sem excessao devem se dissociar delas, basta, assim como meu esposo fez com ascasol, eles são sangue suga.

    ResponderExcluir
  25. SGT BM EBENÉZIO VC É DIGNO DE SER UM REPRESENTANTE DA CLASSE ASSIM COMO O EBENILSON , CAP TRINTA JR. , CAP DOURADO NUNCA NÓS TIVEMOS TÃO RECHEADOS DE PESSOAS QUE REALMENTE POSSAM FAZER ALGO POR NÓS ESPERO QUE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA DEP. ESTADUAL TODOS IRÃO ENTRAR EM CONSENSO E APENAS UM IRA DISPUTAR UMA CADEIRA NA ASSEMBLÉIA PARA QUE AI SIM NOS TENHAMOS UM REPRESENTANTE A ALTURA QUE POSSA GRITAR E LUTAR POR TODOS NÓS... O QUE FOR ESCOLHIDO VAI ESTAR DE BOM TAMANHO E BEM ESCOLHIDO POIS TODOS SÃO ÓTIMOS...E PODE TER CERTEZA QUE DESSA VEZ NÓS IREMOS ELEGER O NOSSO REPRESENTANTE PQ A SURRA QUE ESTAMOS LEVANDO AGORA E PURA E SIMPLISMENTE PQ NÃO TEM NINGUÉM FALANDO POR NÓS MAIS ISSO VAI MUDAR EU TENHO CERTEZA.

    ResponderExcluir
  26. meu caro amigo anonimo acredito que todos nos somos dignos e isso inclui voçe pode ter certeza,eu pessoalmente creio que temos que partir para o setor politico pq só assim vamos parar de mendigar apoio de fulano e siclano temos que colocar pessoas nas camaras nas assembleias e enfim pessoas que sentem nossas doresnos militares é que sabemos aonde o sapato aperta,ta na hora de mostrarmos que tenos unidade organizada.vamos partir pro campo politico pois é lá que se consegue as vitorias,vamos parar de choramingar e sermos praticos,vamos começar pelo pleito de 2012 em nossas cidades e 2014 a grande vitoria,a hora é essa eleger pessoas que não sente nossas dores ta fora de cogitação ok um abraço SGT EBENESIO Imperatriz

    ResponderExcluir
  27. hoje foi um dia mais que especial na vida dos milicianos do maranhão. um dia pra ficar na estória desse honroso estado e, de um povo que clama por uma sociedade justa e regada de uma segurança padrão e de homens voltados para um compromisso com a segurança da comunidade. mas, para que isso seja uma realidade, o nosso governo tem por obrigação, de comprometer-se uma vez que por mais que não queiramos aceitar fomos excluidos do orçamento do ano vindouro. porém um estado como o nosso, não pode cair num descaso desses. somos homens e, homens que tem compromisso com a segurança da sociedade não só maranhense mas, sim brasileira.é lamentável tudo isso que está acontecendo. mas de alguma maneira iremos lutar até o fim; e essa realidade mudará mas cedo ou mais tarde.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos