sábado, 17 de dezembro de 2011

http://www.ivancabral.com

Muito se  tem falado no Movimento Paredista dos Policiais e Bombeiros do Maranhão, a grande maioria da população achou justo a paralisação dos  militares e uma pequeníssima porção da sociedade principalmente grupos e setores cooptados pelo governo do Estado acharam um absurdo a greve dos militares. Independente dos contras e a favores a greve dos militares  cujo lema era: “Polícia e Bombeiros Unidos o ano inteiro”, canção esta que foi massificada pelos os militares durante todo o Movimento Paredista, tendo como grande animador e puxado da canção a figura do Cb Roberto Campos. O movimento deflagrou-se pelas insatisfações dos militares para com o governo as causas são inúmeras, iremos apontar alguma ao logo de nossa reflexão.
A desvalorização dos militares foi um dos pontos que levou a paralisação, policias e bombeiros sempre ficaram a margem do Sistema de Segurança, mesmo sendo o maior efetivo e a polícia que mais trabalha, nunca houve de fato uma política de valorização da classe militar. Baseado nos dispositivos constitucionais que diz que os militares não podem fazer greve e sindicalizar-se, os governos estaduais usaram e abusaram dessa norma legal para coibir qualquer tentativa de contestação das legislação vigente. Como os militares não podem paralisar suas atividades, os governantes sentiram-se no direito de desrespeitá-los  e desvalorizá-los ao seu bel prazer. O controle de alienação dos militares foi promovido pelos regulamentos disciplinares, que em seus conteúdos traziam a coisificação dos militares. Os chamados subordinados, são tratados como animais, muito mais próximo de escravo de que um funcionário público. As famosas determinações que devem ser cumpridas fielmente sem nenhuma ponderação, questionamentos, críticas ou reflexão  são os objetos de exploração das castas militares  que sempre teve com pilastra a obediência cega, que tornou os militares muito vulneráveis aos abusos e desmandos reacionários por parte  dos semi-deuses superiores hierárquicos. Sempre os militares foram tratados a margem da Segurança Pública, simplesmente pelo fato de não poder  entrar em greve os governos se prevalecem dessa norma legal. Essa idéia que a lei tem que ser cumprida pelo fato de constar na constituição é uma estapafúrdia, mesmo porque o que se menos faz é cumprir a constituição, o que se questionava o tempo todo foi a ilegalidade dos militares do Maranhão, apesar que foi uma ilegalidade forjada pelo próprio governo, no qual usando de seu poder despótico e não respeitando a própria constituição, porque ela diz que os poderes são independentes e harmônicos, porém o que observar é que um poder controla os demais ao ponto de  decretar de forma súbita a ilegalidade da paralisação, baseado apenas num parâmetro da constituição que não define de forma categórica quem são esses militares, apesar que há jurista que defende a tese que esses militares sejam os das forças armadas. Depois que foi decretada a ilegalidade do Movimento Paredista, o governo usou e abusou da mídia para disseminar essa suposta ilegalidade, todavia o governo esqueceu que quem está cometendo ilegalidade é ele próprio, quando o Supremo Tribunal Federal já decidiu em favor dos militares a questão do escalonamento vertical, quem é mais ilegal?
As reivindicações dos militares são extremamente justas, no qual a própria sociedade julgou que os militares estavam corretos em suas lutas, a população abraçou a causa militar e compreendeu que a única maneira de conquistar seus intentos seria um enfrentamento com o governo, porque paciência os militares tiveram até esgotar as últimas vias de negociações. Quando os militares entenderam que a situação estava insustentável, o Movimento Paredista foi deflagrado no dia 08  e 23 de novembro de 2011.
Os militares clamavam por dignidade, respeito e  valorização, contudo o seu clamor não chegava aos ouvidos do governo, sempre com os velhos discursos de está tudo bem e tudo sobre controle, desprezaram uma classe que jamais poderiam. Todas posturas coercitivas por parte do governo, só serviram para fortalecer mais ainda a força que estava nascendo, talvez o governo não imagina a força que eles estavam perdendo. Não se pode subestimar ninguém, quando os militares foram afrontados no que se tem de mais sagrado para o ser humano que é a dignidade, surgiu em todo o Estado um sentimento de revolta por parte dos militares, apesar do uso mássico da mídia “estatal” pelo governo em depreciação ao Movimento Paredista, uma coisa o governo não pode impedir, a convicção e determinação de mudança dos militares.
Surge no Maranhão uma nova polícia e bombeiros, mesmo algumas tentativas desesperadas de alguns comandantes de unidades numa possível estabilização dos antigos costumes, algo que eles em suas mediocridades não conseguem compreender que essas práticas ficarão para sempre no passado. O poder coercitivo não conseguiu frear ânsia de mudança e não vai ser atitudes de meia dúzias de pseudo legalistas que farão com que a velha ordem seja estabelecida. As mudanças que ocorreram deixaram marcas incomensuráveis que jamais serão apagadas da história.  É normal a resistência por parte da velha guarda que não aceita e nem admite as mudanças, mesmo porque o temor está na perda do poder absoluto que é sustentado a quase dois séculos. As castas hierárquicas foram rompidas, os laços se afrouxaram e os patriciados perderam seu rumo. Os plebeus demonstraram que sua força foi o ponto nevrálgico da ruptura com alto clero, que com mãos de ferro dominaram os militares por mais de 170 anos. O RDE foi triturado no liquidificador, os seus dias estão contados, sua extinção está anunciada, seu fim e destino estão garantidos no lago de fogo e enxofre, o RDE será mandado para os quinto do inferno, onde mora o satanás e seus demônios. O RDE encontra-se  na UTI no estagio terminal, esperando apenas o capeta vim buscá-lo.
Cb Ebnilson   

21 comentários:

  1. Nos próximos dias chegará aqui em Bacabal no 15º BPM um coronel para abrir sindicancia contra os participantes do movimento. Aqui 98% da tropa aderiu.

    ResponderExcluir
  2. Ebnilson, gostei muito deste texto principalmente o final. É o sentimento de todos nós. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. O QUE JA TEMOS AI SOBRE O CODIGO DE ÉTICA? COMPANHEIRO, NÃO TEMOS QUE FICAR AI ESPERANDO CAIR DO CÉU ESSE CÓDIGO, TEMOS QUE ARREGASSAR AS MANGAS E PARTIR PARA A CONCRETIZAÇAO DESSE PROJETO, UMA SUJESTÃO, É QUE AO IMPLARMOS O NV COD SEJA VISUALIZADO A QUESTÃO DO POLICIAL PODER CURSAR A FACULDADE, POIS UM CURSO SUPERIOR TEM UMA GRANDE PONTUAÇÃO PARA PROMOÇOES. E NÃO ME VENHAM COM ESSA DE QUE ISSO É RESPEITADO,POIS, NÃO É NÃO, SACRIFICIOS NAS FOLGAS E PERMULTAS DE SERVIÇOS QUE NOS DEIXA EXAUSTOS, ISSO QUANDO NÃO TE COLOCAM EM LOCAIS IMPOSSIVEL DE PERMULTA, OU OS COMANDANTES CARRASCOS E TIRANOS INCANSAVEIS.

    ALISSON

    ResponderExcluir
  4. parabéns ebnilson, pela mensagem.

    a policia militar e o os bombeiros do maranhão fizeram história, historia viva, história de vencedores.

    A tropa que estava aprisionada pelos grilhões do medo, agora avança com o coração de leão rumo a conquista de sua dignidade. escala de trabalho de 40 horas semanais, fim do rde, criação do código de ética, e outras conquistas mais.

    parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  5. SENHORES SABADO PASSADO ESTIVEMOS JUNTO COM O SGT PM KAIRO DE IMPERATRIZ EM UMA CONFRATERNIZAÇÃO NA CIDADE DE GRAJAU ONDE FOMOS CONVIDADOS POR MILITARES DESSA CIDADE.FOMOS MT BEM ACOLHIDO E LÁ PODEMOS VER QUE O CAP PM OTSUKA CANDIDATO A PREFEITO DAQUELA CIDADE MT BEM ACEITO PELA POPULAÇÃO DE LÁ ELE É O PREFERIDO PELA POPULAÇÃO DE GRAJAU,ESTAMOS TB APROVEITANDO ESSE INTERIM PARA PASSAR PARA A POPULAÇÃO DE IMPERATRIZ QUE NOSSO NOME TB ESTA LANÇADO COMO PRÉ CANDIDATO A VEREADOR NA CIDADE DE IMPERATRIZ,ESTAMOS MT BEM NAS PESQUISAS,IRMÃOS NÃO SOMOS LIDER MILITAR MAS GOSTARIAMOS E MT DE PODER REPRESENTAR POLITICAMENTE A NOSSA CLASSE MILITAR NA CAMARA DE VEREADORES EM 2012,ESSE É UM PRIMEIRO PASSO PARA A NOSSA CHEGADA A ASSEMBLEIA AONDE SEREMOS VOZ E TEREMOS VEZ,QUERIDOS SÓ A POLITICA PODE MUDAR O RUMO DOS MILITARES EM NOSSO ESTADO SÓ DEPENDE DE NOS E PARA ISSO ACONTECER TEREMOS QUE NOS DOAR O VOTO E O CIRCULO DE AMIZADE DE CADA UM DE NOS É DE SUMA IMPORTANCIA PARA O NOSSO APOGEU.NÃO ESTOU ME APROVEITANDO DO MOMENTO PARADISTA POIS ESSE PROJETO EU JÁ VINHA TRABALHANDO NELE A MAIS DE DOIS ANOS PORTANTO ESSE MOMENTO SÓ AUMENTOU NOSSAS POSSIBILIDADES DE CHEGAR A CAMARA MUNICIPAL E DEPOIS CHEGAR A DEGRAUS MAIS ALTO.ESQUEÇAMOS A COR DAS NOSSAS FARDAS E LEMBRE-SE A NOSSA CAUSA E O NOSSO SANGUE É O MESMO,TEMOS POLITICOS CIVIS QUE SÃO NOSSOS COLEGAS E PODEMOS CHAMA-LOS DE PRIMOS PORÉM NÃO SÃO NOSSOS IRMÃOS E IRMÃO É DIFERENTE DE PRIMO CONCORDA.A TODOS UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO.SGT BM EBENESIO

    ResponderExcluir
  6. QUE VENHA RDE OU CÓDIGO DE ÉTICA OU QUALQUER CÓDIGO, QUEM SE INCOMODA COM ISSO SÃO OS PMS QUE NÃO QUEREM NADA COM SERVIÇO, SÓ QUEREM É BADERNAR NA INSTITUIÇÃO, OS MALASA E VAGABUNDOS QUE SE PREOCUPAM COM A INTINÇÃO DE UM INSTRUMENTO QUE REGULA, NORMATIZA E CONTROLA AS ATITUDES DAS PESSOAS, ENTÃO VAMOS MUDAR A CONSTITUIÇÃO O CÓDIGO PENAL O CÓDIGO DE TRANSITO E OUTROS INSTRUMENTOS QUE REGULA A VIDA EM SOCIEDADE, PARA AJUDAR MAIS QUE JÁ AJUDA OS BANDIDOS INCLUSIVE OS FARDADOS. MEU AMIGO COM O RDE QUE É UM TANTO RÍGIDO A GENTE V NAS RUAS DIARIAMENTE PMS EXTORQUINDO, ASSALTANDO, ROUBANDO À LUZ DO DIA IMAGINEM SE FOR EXTINTO, CUIDADO DEPUTADOS, GOVERNADORA, FIQUE VIGILANTE OAB, VCS VÃO CAUSAR UM GRANDE MAL PARA A SOCIEDADE. TADIM DE NÓS.

    ResponderExcluir
  7. excelente texto Ebenilson, só não entende quem não quer mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Resposta a um oficial(na matéria anterior)
    Anônimo disse...
    MEUS AMIGOS PRACINHAS VAMOS NOS PREPARAR PARA ENFRENTAR UM VESTIBULAR PARA ENTRAR NO CFO, DEIXEM DE ESTAREM ESPERANDO PROMOÇÕES JURUNAS PARA SEREM OFICIAIS, TENHAM DIGNIDADE E ESTUDEM, CURSO DE DIREITO, HISTÓRIA FILISOFIA E OUTROS NÃO DÃO DIREITO AOS SENHORES PARA SEREM OFICIAIS, QUEIMEM FOSFATOS, PESTANAS PARA GALGAREM ESSE ESPAÇO, VCS JÁ VIRAM CHOVER DE BAIXO PRA CIMA??? ESSE GREVEEZINHA DE VCS NÃO DEU E NEM VAI DAR EM NADA.
    19 de dezembro de 2011 09:34

    Meu caro oficial, é muito triste saber que um oficial em pleno século XXI, ainda pensa como um oficial da ditadura, essas colocações é fruta de sua bestialidade, já vi que vc não sabem nem quem é você, essa leitura totalmente acrítica dos fatos é lamentável, faça uma pequena pesquisa na corporação que você verá que desde o CFSD de 2001 até 2010, o nível intelectual dos praças aumentaram em mais de 50%, em todas as áreas do conhecimento. Essa grevezinha que você diz, conseguiu desestruturar todos os poderes constituídos, essa grevezinha foi capaz de derrubar a poderosa hierarquia militar, essa grevezinha conseguiu enfrentar todo o aparato de poder que o Estado montou, essa grevezinha foi capaz de enfrentar a maior oligarquia do Brasil, essa grevezinha foi capaz de paralisar todo o Estado, essa grevezinha mobilizou um efetivo de mais de 5000 militares, essa grevezinha deixou o governo de joelho no chão, essa grevezinha conseguiu colocar em choque os poderes constituídos, essa grevezinha fechou a assembleia legislativa, essa grevezinha influenciou a tropa de elite(Choque e grupo águia)da PM/BM, essa grevezinha obrigou a infraero pedir socorro para aeronáutica, essa grevezinha enfrentou o medo, os regulamentos, os ditos "superiores hierárquicos", esse grevezinha conseguiu fazer a maior e mais organizada greve da história do Maranhão, essa grevezinha rasgou o RDE, essa grevezinha rompeu com uma tradição da mais de 170 anos da polícia militar, essa grevezinha fez dos militares do Maranhão o maior Movimento Paredista do Brasil, essa grevezinha foi capaz de mudar o orçamento que a mais de 10 anos não ocorria isso, essa grevezinha conseguiu aumento o seu salário, o teu vale alimentação, garantirá tua promoção e tua jornada justa de trabalho, o que não vai da em nada é esse teu pensamento reacionário desprovido de qualquer sentido.

    ResponderExcluir
  9. EBENILSON TODOS OS DIAS VEJO SEU BLOG E NUNCA VI UMA RESPOSTA TÃO LINDA COMO ESSA QUE VC DEU A ESSE ANÔNIMO DISCARADO E DESQUALIFICADO E BABACA PQ UMA PESSOA DESSA É PIOR DO QUE O GATO ENTERRA OU SEJA NÃO VALE NADA E EU JOGO TODO DIA NO VASO E DOU DESCARGA!!! NÓS GANHAMOS SIM ATÉ ESSE NOJENTO MESMO QUE NÃO TEVE CORAGEM GANHOU. CABO PM CARLOSMAN

    ResponderExcluir
  10. Ao anônimo que defende o RDE com todas as forças, caro companheiro não é possível que sua mente seja atrofiada ao ponto de não compreender a ruptura que ocorreu na PM/BM, desde quando o fim do RDE trará anarquia para os militares, será que você não está cansado de tanta escravidão, talvez você seja um desses escravagistas que pouco se importa com os oprimidos, sua visão é totalmente distorcida, ou será que você é um desse que trabalha nos gabinetes comendo do bom e do melhor, faz-se necessário que visões como essa seja execrada do nosso meio, pois não contribui em nada, não adianta querer resgatar o que já se foi muito tempo, as mudanças já ocorreram para nunca mais voltar as velhas práticas, não se preocupa que seu poder será mantido, a hierarquia e disciplina será preservada se for esse o seu medo. O novo código de ética trará dignidade e respeito a todos, o que nós lutamos é por uma humanização e profissionalização da polícia e bombeiros.

    ResponderExcluir
  11. Ao Cb Carlosman, obrigado pela colocação, tem pessoas que o mundo dele é o da lua que não consegui entender nada, esse é um deles.

    ResponderExcluir
  12. boa noite ! parabéns ebnilson, vc respondeu a altura esses dois imbecies,os mesmos pensam que ainda estão no tempo da escravidão.pessoas como essas não acrescentam nada ás instituiçoãe. (st bm cleto)

    ResponderExcluir
  13. - ONDE ESTÁ O AVANÇO?
    - FORA O QSJ O QUE FOI RESOLVIDO ATÉ AGORA?
    - QUAL O RESULTADO DAS REUNIÕES COM O SEN.JOÃO ALBERTO?
    - PELO QUE SEI O ÚNICO DOCUMENTO EM ANDAMENTO É O IPM, TÔ CANSADO DE ESCRAVIDÃO.
    - TÔ COMEÇANDO A ACHAR QUE ESSA COMISSÃO TÁ DESENROLANDO O SEU POR FORA.........

    ResponderExcluir
  14. Meu caro anônimo, não diga o que vc não sabe pelo menos procure se inteirar dos fatos, o que fizemos e estamos fazendo é brigar e mostramos isso muito bem na paralisação. Estamos lutando muito contra essas perseguições, agora o amigo se torna injusto quando diz que estamos pegando por fora não sei o que, cuidado com essas insinuações não cometa injustiça, esse tipo de negociata a ASSEPMMA já provou que não compactua com essa prática.

    ResponderExcluir
  15. parabéns ebnilson, vc e os demais líderes provaram que são homens de honra, homens que não se vendem, homens de carater, moral, dignidade.

    quanto a esses covardes que criticam o movimento, são os maiores idiotas que podem existir nesse mundo, pessoas apolíticas, acríticas, são mulas que precisam que algúem lhes imponha cabresto para poderem caminhar por que elas não pensam.

    ResponderExcluir
  16. ESSA GREVE DA PM NÃO VAI DAR EM NADA, ESSES PMS TEM MAIS É QUE TRABALHAR, FAZER VALER O QUE O GOVERNO PAGA E PAGA BEM, QUEM NÃO TÁ GOSTANDO PEDE PRA SAIR. KKKKKKKKKKKKKKKKK.

    ResponderExcluir
  17. Parabens Ebnilson pelo blog e pelas suas palavras para com aquele que ainda vivem no mundo da lua. Infelismente existem militares que acham que a policia e os bombeiros iram acabar juntos com o RDE talvez isso ate tenha um pouco de verdade mas irá ou melhor ja surgiu uma nova policia e um novo corpo de bombeiros, e para que eles que nao irá funcionar fica essa:Se irá acaba entao porque a policia civil, policia federal, prf... nunca acabaram? SdPm da Imperoza

    ResponderExcluir
  18. DE TIMON

    CB. EBNILSON, VEJA SE TÁ CONFIRMADO SE AS ASSOCIÇÃO DA PMMA VÃO APOIAR OS CEL COM RELAÇÃO A REFORMA COM 70 ANOS DE IDADE PARA OS CEL, IGUAL AO JUDICIÁRIO.


    EU NÃO SEI SE VAI PRESTAR!!!! MAIS SEI QUE EXISTEM MUITOS PRAÇAS COM MAIS DE 20ANOS DE SERVIÇO COMO SD. EU ACHO QUE SERIA BOM PQ OS OUTROS OFICIAIS SUPERIORES VÃO ATRASAR AS SUAS PROMOÇÕES AÍ, VÃO LUTAR É PARA UM SUBSÍDIO MELHOR E NÃO PROMOÇÕES.

    E DIGO MAIS , UM CEL. FECHAR SÓ COM 20 ANOS DE SERVIÇO É UMA VERGONHA E UM PRAÇA PASSAR 20 ANOS DE SERVIÇO NA PMMA SENDO SD, É IMORAL.

    ResponderExcluir
  19. Caraca Ebnilson, arrasou hein!!!
    Parabéns! Tinha que ser vc o nosso porta voz e o está fazendo com genialidade. Parabéns!

    Tua canga. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Ao amigo de Timon, não sei lhe informar sobre essa proposta que eu creio que não é de interesse lutar por quem assinou nossa condenação. Desconheço essa proposta.

    ResponderExcluir
  21. sou do 6bpm é com muita tristesa q leio comentários triste como esses. oficiais desse grau de pensamento ao que se dirige aos praças ele tem q observar q tambem há maus oficiiiiaiss. corruptos q não tem penas dos praças voce oficial q falou isso deve ser mal amado não procura pensar em deus só em hierarquia é claro q tem existir essa greve foi conduzida por homens de deus ser supremo vou lhe dar um conselho não te contraponha contra pessoas de deus para q não seja castigado. como esse seu pensamento q te maltrata voce não é um homen de fé voce nao tem perfil de pai de familia pessoas como voce tem q ser estipada do meio social não como um bandido é, mas com o despreso dos seus companheiros é bom nen conhecer-te policial triste ou melhor não merece ter o ról de policial isso é so para homens de bem.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos